Existem muitos anúncios online de gatinhos de raça pura, especialmente de raças comuns. No entanto, é preciso escolher um gatinho saudável e pagar um preço justo.
Lã
Um animal saudável tem uma pelagem brilhante. Os gatinhos têm uma pelagem "de bebê", geralmente com pelos de cobertura e subpelo curto. Essa pelagem muda gradualmente para a pelagem adulta. Portanto, é difícil determinar a saúde de um animal com base na cor e textura da sua pelagem. A pelagem deve ser brilhante, densa e espessa.
Em gatinhos de cor sólida, lilás e azul, padrões residuais de pelagem tigrada — manchas e listras — podem ocasionalmente ser visíveis. Quando ambos os pais são de cor sólida, as listras desaparecem gradualmente. As orelhas e o nariz devem estar livres de secreção.
Você pode sentir o rabo do bebê. Ele deve ser reto, flexível e sem nós.
Construir
Você deve escolher o gatinho mais gordinho e forte. Ele deve reagir com calma ao ser acariciado.
Preste atenção ao tipo físico do animal. Um gatinho deve estar bem alimentado, mas uma barriga excessivamente inchada ou estufada indica doença intestinal ou vermes.
Olhos
Os olhos do gatinho devem estar claros e sem pus. Não deve haver lacrimejamento, espirros ou mau cheiro. Mesmo uma pequena secreção nos olhos ou no nariz pode indicar uma doença viral. Se tiver alguma dúvida sobre a saúde do gatinho, é melhor escolher outro ou consultar um veterinário.
Passaporte
Se você procura um gatinho de raça pura, e não um vira-lata de origem desconhecida que apenas lembra vagamente uma raça específica, ao escolher um animal para sua casa, você deve prestar atenção se ele possui pedigree, ou seja, passaporte.
Este é um documento que confirma que o gatinho que você procura é realmente de raça pura. Claro, gatinhos sem pedigree também costumam ser muito inteligentes e fofos. Mas não pague uma grande quantia por um gatinho de origem desconhecida, pois eles geralmente são doados gratuitamente para bons lares.
O documento é elaborado durante a certificação — uma inspeção realizada por um especialista. Cada clube e criador estabelece seu próprio formato. Os seguintes atributos são obrigatórios:
- Nome da organização que emitiu o documento
- data de emissão, número
- Nome, raça, cor, sexo e data de nascimento do animal.
- Endereço e sobrenome do dono ou criador do gato.
- Assinatura do diretor do clube, autenticada por um selo.
O criador deve fornecer o cartão original. No entanto, é importante observar que o certificado deve ser substituído por um pedigree dentro de um determinado período de tempo. Este é o documento oficial que comprova a origem do animal. O pedigree indica o sexo, a raça, a cor, o número do livro genealógico e também fornece informações sobre os ancestrais do animal.
Escolher e adquirir um gatinho exige bastante tempo e esforço, mas os primeiros minutos de interação com ele compensarão tudo. O ideal é dedicar tempo à escolha, prestando muita atenção à saúde e à aparência do animal.



