Os gatos são criaturas muito curiosas e farão de tudo para satisfazer sua curiosidade. Ao se depararem com um cacto pela primeira vez, um animal de estimação pode tentar descobrir o que é, tocá-lo com a pata ou até mesmo mordê-lo. A necessidade de fibras também pode levá-los a mastigar suculentas, mas fibras em excesso podem causar problemas gastrointestinais, portanto, não deixe seu gato se empolgar demais com os cactos.
Por que alguns gatos mastigam cactos?
As plantas suculentas podem ser uma fonte de hidratação para animais, portanto, certifique-se de que seu animal de estimação tenha sempre bastante água para beber. Os gatos podem, às vezes, comer a terra onde o cacto cresce se a dieta deles for deficiente em nutrientes essenciais, como ferro ou cálcio. Na tentativa de chegar à terra, os gatos também podem morder as plantas. Se você notar que seu amigo peludo está tentando alcançar a terra do seu cacto, o melhor é consultar o veterinário — ele poderá orientá-lo sobre as melhores fontes de minerais. Se o seu animal de estimação estiver com coceira, ele também pode estar se esfregando nos espinhos do cacto. Nesse caso, vale a pena examiná-lo para verificar se há alguma infecção.
risco para a saúde
Talvez o mais importante não seja se seu animal de estimação sente dor ao comer cactos, mas sim os potenciais riscos à saúde. Lembre-se de que os espinhos afiados podem ferir seu animal acidentalmente, e também existe o risco de infecção. Além disso, saiba que os gatos são criaturas muito pacientes e só "reclamam" em casos extremos, quando a situação está realmente ruim. Não deixe seu animal chegar a esse ponto; mantenha-o longe de qualquer coisa que possa machucá-lo.
Plantas espinhosas em vasos não são tóxicas para gatos se ingeridas. Ao contrário da maioria das plantas domésticas, que contêm compostos perigosos e podem ter efeitos adversos em animais, essas plantas são inofensivas, e o único perigo para os gatos reside nos espinhos afiados da planta.
Como impedir que um gato roa cactos
Tente colocar a planta fora do alcance do seu gato. Se sua "amiga" espinhosa já o espetou alguma vez, será uma lembrança duradoura. Faça com que o cheiro da planta não seja atraente para o seu gato: existem alguns aromas que os animais de estimação detestam, como o cítrico ou o da pimenta caiena.
Cascas de laranja ou limão fazem maravilhas e são completamente seguras tanto para plantas quanto para animais. Basta espalhar algumas cascas ao redor da sua flor e seu gato perderá o interesse rapidamente. Já a pimenta caiena, polvilhe um pouco no vaso e qualquer animal fugirá como se fosse a peste. Uma solução de água e vinagre é outra maneira de afastar seu gato dos espinhos. Misture três partes de vinagre e uma parte de água e borrife na planta.



