Muitos gatos gostam de comer sementes de girassol. Isso não é surpreendente, já que esse petisco fornece vitaminas, minerais e nutrientes. No entanto, introduzir sementes de girassol na dieta de um gato requer cautela, pois, caso contrário, podem causar danos em vez de benefícios.
Benefícios das sementes de girassol para animais de estimação
As sementes de girassol são benéficas para os gatos devido aos seus ácidos graxos, proteínas, oligoelementos e vitaminas. O consumo regular de sementes de girassol proporciona uma aparência saudável à pelagem do seu animal de estimação, tornando-a mais espessa e brilhante. Além disso, a vitalidade geral do animal é melhorada, pois sua composição tem um efeito benéfico sobre os sistemas cardiovascular e nervoso.
As sementes de girassol contêm um complexo de vitaminas B, responsáveis pelo funcionamento normal do sistema nervoso. A vitamina A melhora a visão, a vitamina E ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a vitamina D fortalece ossos, unhas e dentes. Além disso, o produto contém uma grande quantidade de aminoácidos e ácidos graxos poli-insaturados, que possuem efeito antioxidante e são benéficos para a aparência e qualidade da pelagem.
As sementes de girassol também contêm diversos micro e macroelementos:
- zinco;
- cálcio;
- iodo;
- ferro;
- fósforo;
- selênio;
- sódio;
- silício;
- magnésio.
Para evitar efeitos colaterais, limite a quantidade de sementes que você consome. Uma colher de sopa de sementes trituradas a cada 2-3 dias é suficiente.
Que mal podem causar as sementes de girassol a um gato?
Uma única semente ingerida por um animal, incluindo a casca, naturalmente não representa nenhum risco. Os problemas podem surgir quando se consomem grandes quantidades de sementes com casca. As cascas se acumulam nos intestinos, formando um tampão que impede a defecação, levando a uma obstrução. Nesse caso, sem atendimento veterinário imediato, o animal corre alto risco de morte.
Além de causar entupimento, sementes com casca podem provocar os seguintes problemas:
- traumatismos nas gengivas, que podem levar à sua inflamação;
- Um corte na membrana mucosa da garganta, que em casos graves pode resultar em morte;
- Pequenos danos intestinais, que podem eventualmente levar ao desenvolvimento de câncer no gato.
Além disso, as sementes contêm muita gordura, o que pode ser prejudicial à saúde do gato, especialmente se ele tiver problemas hepáticos ou colesterol alto. O alto teor de fósforo dessas sementes também é indesejável para os animais. É importante lembrar também que os gatos são carnívoros, portanto, seu trato gastrointestinal não é bem adaptado para digerir alimentos de origem vegetal, o que pode levar a alergias.
Quais gatos não devem, de forma alguma, comer sementes de girassol?
Sementes de girassol não são adequadas para a dieta de todos os gatos. Isso depende da saúde individual de cada animal. Não ofereça este produto ao seu gato nos seguintes casos:
- com níveis elevados de colesterol;
- na presença de doenças hepáticas;
- Se você tem alergia a óleo de girassol;
- Para doenças do trato gastrointestinal, acompanhadas de ulceração da membrana mucosa;
- Em caso de inflamação da cavidade oral e das gengivas (até que sejam eliminadas).
Especialistas também desaconselham dar sementes a gatinhos com menos de seis meses de idade, pois eles podem desenvolver obstrução intestinal (mesmo com sementes refinadas). Além disso, pastas comerciais de sementes de girassol e halva não devem ser oferecidas a gatos. Elas contêm açúcar, que deve ser excluído da dieta felina.
Alimentar seu animal de estimação com sementes é uma decisão pessoal. No entanto, quando oferecidas conforme as orientações recomendadas, essas sementes podem enriquecer a dieta do seu pet e fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais.





1 comentário