Hábitos estranhos: por que um gato come sabão?

Os gatinhos têm uma curiosidade gastronômica por tudo que é novo, até mesmo sabonete. Mas e se um gato adulto for atraído pela barra perfumada e, pior ainda, a comer? Vamos analisar os motivos, mas primeiro, vamos falar sobre o "petisco" prejudicial para o animal de estimação.

Falta de vitaminas

A dieta de um animal de estimação deve ser equilibrada. É importante alimentá-lo com uma alimentação que forneça nutrientes suficientes. Uma dieta inadequada pode levar a doenças causadas por deficiências de micro e macronutrientes. Se um gato precisa de gordura, ele pode demonstrar interesse por sabão. Também é possível que ele tenha deficiência de potássio, um dos principais componentes do sabão.

Os animais de estimação são atraídos pelas gorduras animais presentes no sabão.

Os gatos podem ser atraídos pelo sabão em pó para lavar roupa por ser rico em gordura. Eles também podem ser atraídos pelo aroma de fragrâncias ou pelo cheiro do dono, que permanece na barra de sabão.

Independentemente da causa desse vício, você precisa preveni-lo. Comece removendo o objeto perfumado do alcance do seu animal de estimação e investindo em sabonete líquido. Se o seu gato começar a demonstrar interesse por outros itens não comestíveis, consulte um profissional.

Que problemas se escondem por trás do amor de um animal de estimação por sabão?

Os gatos ocasionalmente começam a demonstrar um interesse doentio por objetos que não são comida. Esse comportamento pode ser chamado de pica, mas às vezes as causas são muito mais profundas. Vamos explorar algumas delas:

  • Características comportamentais específicas de cada espécie. Os gatos recebem informações sobre novos objetos através de receptores localizados na boca. Ingerir itens não comestíveis é típico de gatinhos pequenos. Eles podem experimentar sabonete, linha, enfeites de Natal e muito mais. Se o seu animal de estimação apenas lambe sabonete, não se preocupe — é muito raro um gato engolir o objeto que lambe.
  • Tédio. A falta de exercício ou a falta dele podem levar seu animal de estimação a comportamentos destrutivos. Esse comportamento também pode incluir um apetite insaciável.
  • Estresse. Os animais, assim como muitas pessoas, podem recorrer à alimentação compulsiva por estresse. Às vezes, esse comportamento se manifesta como pica.
  • Distúrbios nervosos. Estes incluem transtorno obsessivo-compulsivo e demência. O transtorno obsessivo-compulsivo é comum em gatos birmaneses. A demência é frequentemente detectada durante alterações relacionadas à idade. Nessa condição, os gatos podem apresentar pica (compulsão alimentar periódica).
  • Doenças. O apetite voraz pode ser causado por condições como câncer cerebral, leucemia viral, diabetes e imunodeficiência viral. A presença de vermes no organismo do animal também pode desencadear esse comportamento.

Em todo caso, se um gato come algo que lhe faz mal, há algo de errado com ele. Alguns problemas podem ser corrigidos, como guardar o sabonete fora do alcance, enquanto outros exigem aceitação e alguns requerem ajuda veterinária.

Comentários