Para um lar tranquilo: as raças de gatos mais calmas

Se você mora em uma cidade movimentada e busca paz e sossego depois do trabalho, ficará encantado em conhecer um gato manso e tranquilo que não o incomodará por comida ou brincadeiras, mas se aconchegará ao seu lado e o acalmará com um ronronar. Existem muitas raças calmas assim. Vamos conhecer cada uma delas mais de perto.

Azul Russo

O Azul Russo é reconhecível por sua pelagem azul-prateada característica e olhos verdes vibrantes. Gatos dessa raça são belos e graciosos, inteligentes e curiosos, e se adaptam facilmente ao estilo de vida de seus donos. Desde o nascimento, os filhotes são ativos e alegres, e às vezes precisam ser mantidos em uma caixa de transporte para evitar ferimentos.

Essa atividade persiste também em gatos adultos: eles se interessam por novos objetos e pessoas na casa. Mas podem passar o dia inteiro em completa solidão e tranquilidade, sem distrair seus donos. Os gatos da raça Azul Russo conseguem se entreter sozinhos e sem incomodar seus donos, explorando coisas novas no ambiente por conta própria.

gato persa

Esta antiga raça de gato conquistou o coração não só dos europeus, mas também do mundo inteiro. Os gatos persas são conhecidos pelas suas orelhas pequenas, olhos grandes e redondos e pelagem longa e macia. Podem ficar deitados no mesmo lugar por horas, são calmos, não atrapalham e não estragam cortinas ou o estofado dos seus móveis favoritos. Os persas são seguros com crianças; não são nada agressivos e são amigáveis ​​com pessoas conhecidas.

Mesmo estranhos causam-lhes apenas uma cautela momentânea. São fáceis de treinar para usar a caixa de areia, inteligentes e tranquilos. Ao contrário de outras raças, os gatos persas criam laços fortes com seus donos e não gostam da solidão, por isso só dormirão na sua cama com você. Uma característica marcante do seu comportamento é a relutância em miar. Se um persa quer algo, simplesmente ficará olhando para você até conseguir o que quer. Tenha cuidado: um gato pode ficar permanentemente ressentido se você usar força ou pegá-lo contra a sua vontade.

Gato britânico de pelo curto

O British Shorthair, um gato longevo, é conhecido por seu rosto pequeno e redondo, corpo grande e pelagem espessa. Possui um temperamento tranquilo e dócil, não causando problemas ao dono. Pode-se afirmar que o British Shorthair é um gato inteligente: gosta de carinho, mas é protetor do seu espaço pessoal; é improvável que aprecie um abraço ou um colo quentinho.

O gato não destrói tudo o que encontra, mas prefere relaxar com seu dono ou observar os arredores através de uma grande janela. O British Shorthair é desajeitado, como um ursinho de pelúcia, por isso às vezes pode derrubar coisas em mesas ou prateleiras.

Pixiebob

Gatos dessa raça se assemelham muito a linces, com seus pequenos tufos nas pontas das orelhas e caudas curtas. Eles se apegam muito aos seus donos e ao seu lar, portanto, para evitar danos ao seu psicológico, é melhor não deixá-los sozinhos por longos períodos. O ideal é pedir a alguém de sua confiança que cuide do gato.

Eles combinam uma alegria inata e alta atividade física com afeto e gentileza. Os Pixiebobs se dão bem com crianças e se esforçam para serem os líderes entre os outros animais de estimação.

Maine Coon

O Maine Coon é um dos membros mais incomuns da família dos felinos. São verdadeiros gigantes, com pelagem longa e densa, focinho alongado e orelhas grandes. São frequentemente chamados de gatos de companhia devido à sua natureza amigável, calma e séria.

Eles adoram sentar-se ao lado do dono e aconchegar-se junto a ele ou aos seus pés. Os filhotes de Maine Coon são mais ativos. Conforme envelhecem, o gato torna-se mais calmo e, graças à sua inteligência altamente desenvolvida, entende quando o dono precisa descansar e quando é hora de aprontar um pouco. Eles conseguem reconhecer o humor de um membro da família pela voz e expressão facial. No entanto, vale ressaltar que seu grande porte pode causar muitos problemas em casa: pisadas fortes, objetos jogados no chão e pratos quebrados.

Selkirk Rex

Mais parecidos com ovelhinhas ou filhotes de urso devido à sua pelagem encaracolada, os gatos Selkirk Rex não são nada caprichosos, são leais e têm um temperamento agradável.

Eles adoram brincar com crianças e são amigáveis ​​com visitas. Apreciam seu toque e carinho; um Selkirk Rex pode ficar aconchegado com você por horas. Muitos gatos conseguem aprender a rotina diária de seus donos e até mesmo abrir maçanetas. Eles não vão te incomodar nem atrapalhar se você estiver cansado ou de mau humor.

Gato Americano de Pelo Curto

Gatos dessa raça têm focinho quadrado, orelhas arredondadas e olhos grandes e redondos. São sociáveis, moderadamente brincalhões e atentos.

Os americanos são discretos, mas nem sempre apreciam o contato físico. Se quiserem, eles se aproximam e te aquecem de lado. Não miam do cômodo ao lado; simplesmente chegam perto, miam baixinho e expressam todos os seus desejos e emoções com a expressão facial.

Gato sagrado birmanês

A pelagem macia, a coloração semelhante à do siamês e os olhos azuis brilhantes tornam o gato birmanês simplesmente encantador. São inteligentes, sensíveis ao humor de seus donos, calmos e de temperamento equilibrado.

Um gato amigável e afetuoso desde o nascimento jamais faria mal a uma pessoa conhecida. O Birmanês não gosta de ficar sozinho e se dá bem com outros animais de estimação, mas às vezes pode ser ciumento e gosta de brincar com crianças. Em alguns casos, um gato pode resolver conflitos entre membros da família com seu comportamento dócil. Seu humor costuma oscilar bastante e, nesses momentos, é importante não ofendê-lo, pois ele pode abandonar seu dono para sempre.

Ragdoll

Com aparência aristocrática, olhos azuis cristalinos, corpo robusto e orelhas arredondadas, o gato Ragdoll é muito apegado ao dono, trazendo-lhe paz e tranquilidade. Ele segue seu dono como um rabinho, é brincalhão e pacífico. Quando há gritos na casa, o gato se assusta e se esconde. Tenha cuidado ao repreender o gato, pois isso pode ofendê-lo e levá-lo a um estado de depressão prolongada. Não o deixe sozinho; a solidão e a melancolia prolongadas podem ser fatais para um Ragdoll.

Comentários