Doce Sinfonia: Que frutas e bagas os gatos podem comer?

Os donos de gatos estão divididos em dois grupos: os que são a favor e os que são contra alimentar seus animais de estimação com comida natural. Alguns defendem que os gatos devem se alimentar exclusivamente com ração seca e balanceada. Outros permitem que eles comam comida "humana". Vamos explorar se os gatos podem comer frutas.

Os gatos frequentemente desenvolvem um desejo por alimentos incomuns, como bananas ou maçãs. Os donos muitas vezes cedem aos desejos de seus animais de estimação. No entanto, os veterinários desaconselham essa prática, especialmente se for frequente. Vários aspectos precisam ser considerados.

Na natureza, os gatos se alimentam de carne, mas, além das presas, também consomem o conteúdo estomacal — frutas silvestres, grama e grãos. No entanto, isso não significa que esses alimentos possam ser oferecidos a gatos que se alimentam de ração seca. Essas rações são balanceadas e já contêm ingredientes de origem vegetal. Se o seu gato se alimenta de comida natural, adicionar vegetais e frutas é aceitável, mas em pequenas quantidades e somente se o animal demonstrar interesse. Observe que os gatos só podem comer certas frutas. Nós lhe diremos quais.

Maçãs

Maçãs podem ser oferecidas aos gatos em pequenas quantidades. O ideal é cozinhá-las, transformá-las em purê e depois misturá-las à ração. No entanto, não exagere na quantidade oferecida ao seu animal de estimação.

Importante: Nunca deixe seu gato comer sementes de maçã, pois elas são venenosas para animais.

Bananas

As bananas contêm magnésio e potássio, nutrientes benéficos à saúde, mas também são ricas em açúcar e amido. Essas substâncias podem causar problemas estomacais e até diabetes em gatos. Então, o que fazer se o seu animal de estimação adora essa fruta? Ofereça a ele um pequeno pedaço, no máximo, duas vezes por semana.

Peras

As peras têm valor nutricional semelhante ao das maçãs. Consuma-as cozidas uma ou duas vezes por semana, em porções muito pequenas. Evite as sementes.

Melancia

A melancia pode ser atraente para animais, especialmente se um gato estiver com sede. Um pequeno pedaço não fará mal algum. No entanto, grandes quantidades de melancia podem levar ao ganho de peso devido ao seu alto teor de carboidratos.

Mirtilo

As frutas vermelhas são conhecidas pelo seu alto teor de vitaminas. É aceitável dar apenas um mirtilo ao seu animal de estimação.

Groselha

As groselhas são uma iguaria incomum, mas alguns gatos podem gostar delas. Em pequenas quantidades, são inofensivas para os gatos.

Portanto, os alimentos desta lista são seguros para gatos se oferecidos no máximo duas vezes por semana. A porção ideal de fruta é do tamanho da unha do polegar. Lembre-se de que os gatos nunca devem comer uvas, batatas, abacates, tomates, caquis ou frutas cítricas.

Comentários