Os gatos são sensíveis às baixas temperaturas. Durante o inverno, eles precisam de cuidados extras para garantir que se sintam confortáveis e se mantenham saudáveis.
Quais são os riscos que um gato enfrenta no inverno?
Além da hipotermia, os gatos estão expostos aos seguintes riscos no inverno:
- Resfriados. Os sintomas incluem espirros e coriza. Muco espesso, amarelado ou esverdeado indica infecção. Nesse caso, a doença pode evoluir para bronquite ou pneumonia. Gatinhos e gatos idosos são os mais suscetíveis a resfriados. Animais jovens têm o sistema imunológico imaturo, e gatos idosos têm o sistema imunológico enfraquecido.
- Congelamento das orelhas e extremidades.
- Queimadura química causada por reagentes espalhados nas ruas.
- Perda de peso devido à falta de calorias.
- Desidratação. Os gatos comem mais no inverno, por isso bebem menos líquidos.
Passeios de inverno
Se um gato sai regularmente para fora em todas as condições climáticas, ele desenvolverá uma pelagem interna espessa à medida que o frio se aproxima. Um gato saudável e com peso normal se manterá aquecido mesmo em temperaturas extremamente baixas. Permita que o gato tenha livre acesso à casa. Ele percebe quando começa a esfriar e retorna para um ambiente mais quente.
Gatinhos ou gatos adultos ainda não aclimatados devem ser gradualmente adaptados ao frio: deixe-os sair por alguns minutos de cada vez, aumentando o tempo que passam ao ar livre a cada dia. Se o gato se molhar ou sentir frio, seque-o e enrole-o em um cobertor quente.
Em caso de congelamento, os primeiros socorros são essenciais. Aplique uma compressa morna na área afetada. Bolhas e inflamação indicam congelamento grave. Nesse caso, procure atendimento médico imediato.
Características dos cuidados com gatos no inverno
Durante a época de aquecimento, o ar fica muito seco. A umidade no ambiente deve ser controlada. O ar seco afeta negativamente o sistema respiratório dos animais.
A temperatura ideal para um gato é entre 20 e 25 graus Celsius. No inverno, os gatos dormem mais, preferindo lugares quentinhos debaixo de um cobertor ou perto de um aquecedor. Você pode providenciar uma caminha para o seu pet perto de um radiador ou comprar uma rede suspensa especial. Raças de gatos sem pelo precisam de roupas quentes.
Animais de pelo comprido devem ser escovados regularmente. Emaranhados e nós podem prejudicar a termorregulação.
Nutrição felina no inverno
Durante o tempo frio, os gatos gastam muita energia para se manterem aquecidos, por isso comem mais. Precisam de alimentos ricos em calorias, proteínas e gorduras. Para evitar o ganho de peso excessivo, devem ser alimentados com frequência e em pequenas porções. Ovos, carne, vísceras e laticínios devem ser adicionados à sua dieta.
Os gatos precisam de aminoácidos e micronutrientes para prosperar. Vitaminas podem ser administradas a gatos. Um veterinário deve prescrever a medicação após um exame. A automedicação pode ser prejudicial à saúde do seu animal de estimação. O ideal é comprar vitaminas em uma farmácia veterinária.
Aveia, trigo e cevada germinados são benéficos para gatos. Os grãos contêm vitaminas e ajudam a eliminar bolas de pelo. Você pode cultivá-los em um pequeno recipiente com serragem, no parapeito da janela.
Os gatos são suscetíveis a riscos durante a estação fria. Com os cuidados, a nutrição e as precauções adequadas, seu animal de estimação sobreviverá ao inverno confortavelmente e permanecerá saudável.



