Muitas vezes, tentar dar remédio a um gato acaba em arranhões nas mãos e estresse para ambos os envolvidos. Mas existem três maneiras de enganar seu animal de estimação.
Use um cobertor
Os animais precisam de medicação não apenas quando estão doentes. Os veterinários recomendam vermifugar seu animal de estimação duas vezes por ano, independentemente de ele viver dentro ou fora de casa. Mas eis o problema: explicar isso a um gato é impossível.
Pode ser difícil cuidar de um gato sozinho, mesmo que seja apenas para dar um comprimido ou um remédio. Peça ajuda a alguém da casa.
- Primeiro, você precisa conter o gato. Uma toalha ou cobertor serve. Envolva o gato delicadamente, tomando cuidado para não machucar suas patas ou causar dor. Apenas o focinho deve ficar livre.
- Peça a um assistente que segure o gato com cuidado. Abra a boca do gato e coloque o comprimido lá dentro. Tente inseri-lo o mais próximo possível da parte de trás da língua. Em seguida, feche a boca do gato com delicadeza, mas firmeza, levante a cabeça dele e acaricie a região sob o pescoço. Você precisa se certificar de que o gato engoliu o comprimido. Toque no nariz dele — os gatos geralmente lambem o nariz após esse gesto, indicando que o comprimido foi engolido. Coloque um pouco de água entre os dentes e a bochecha do gato para ajudar o medicamento a passar para o estômago. Depois disso, você pode soltar o gato.
Se não houver ninguém por perto, você terá que realizar todo o procedimento sozinho. Depois de enrolar o gato em um cobertor, coloque-o sobre uma mesa ou prateleira em uma altura adequada. Dar o comprimido com uma mão é complicado, então use o cotovelo esquerdo para apoiar o gato delicadamente e use os dedos para abrir a mandíbula dele. Não aplique muita pressão, ou ele pode se soltar e se esconder. Depois de administrar o comprimido, desembrulhe o gato, acaricie-o e tranquilize-o. Isso é muito estressante para o gato.
Coloque o remédio na comida.
Uma forma mais humana de medicar seu gato é colocar o comprimido na comida. Você também pode misturá-lo triturando-o primeiro. Se o medicamento for amargo, isso não funcionará. Tente enrolar o comprimido em uma bolinha de patê ou carne moída; isso evitará que o amargor se espalhe, tornando mais provável que o gato engula o medicamento. Antes de dar a bolinha de patê com o comprimido, ofereça algumas bolinhas sem o comprimido. Isso ajudará a conquistar a confiança dele.
Leia atentamente as instruções. Alguns medicamentos não devem ser misturados com alimentos, enquanto outros devem ser tomados em jejum.
Por meio de uma seringa especial
Lojas de animais vendem um dispositivo especial semelhante a uma seringa, chamado introdutor. Você coloca um comprimido dentro e usa o êmbolo para empurrar o medicamento pela garganta do gato. Se o seu animal de estimação estiver calmo, este dispositivo administrará o medicamento facilmente.
Para administrar medicamentos líquidos, xarope ou suspensão ao seu animal de estimação, você pode usar o dosador especial que acompanha o medicamento. Use-o para injetar o medicamento entre os dentes e a bochecha e, em seguida, cubra a boca com a mão livre por alguns segundos para evitar vazamentos. Depois, dê um petisco ao seu gato, a menos que seja instruído de outra forma. Uma seringa de injeção comum, sem agulha, pode ser usada em vez deste dosador. Insira a ponta da seringa entre os dentes do gato e administre a dose necessária.
Se o seu animal de estimação tem medo de certos dispositivos, você pode evitá-los. Misture a suspensão ou o pó medicamentoso com creme de leite ou molho de carne e aplique no nariz do seu animal em várias camadas. Após cada aplicação, deixe o seu gato lamber o nariz. Use uma pequena quantidade de alimento para que seja consumida de uma só vez.
Uma dose única de medicação não causará problemas para o gato ou seu dono. No entanto, se o veterinário recomendar um tratamento a longo prazo, você precisará ter paciência, pois o procedimento se tornará mais difícil a cada dose. Evite levantar a voz para o seu animal de estimação, pois isso já é muito estressante para ele. Peça ao veterinário para lhe mostrar como administrar os medicamentos de forma correta e segura.
Se você ainda não tem certeza de suas habilidades ou não quer prejudicar seu relacionamento com seu animal de estimação, procure a ajuda de um veterinário — um especialista pode realizar esses procedimentos com facilidade. Lembre-se: nunca dê ao seu animal de estimação medicamentos prescritos por "pessoas bem-intencionadas" ou por um artigo aleatório na internet. Sempre consulte seu veterinário antes de iniciar qualquer tratamento.



