Gatos são animais teimosos, e ter dois animais de estimação no mesmo apartamento pode ser motivo de conflito. É mais fácil para eles se darem bem se forem adotados ainda filhotes e ao mesmo tempo. Fica muito mais difícil quando se adota um segundo animal de estimação mais tarde.
As principais causas de conflitos são a relutância em compartilhar território e a atenção do dono, diferenças de sexo e idade, e simplesmente medo. Diversas características fisiológicas ou psicoemocionais dos gatos também podem desencadear conflitos. Antes de decidir adotar dois gatos, machos ou fêmeas, é preciso avaliar realisticamente as chances de convivência pacífica entre eles.
Muito depende da raça do gato — os mais agressivos são aqueles com raízes selvagens, assim como os híbridos (Bengals, Chausies, Savannahs, Toygers, etc.). Persas, British Shorthairs, Siameses e outras raças naturais têm dificuldade em aceitar rivais. O ideal é apresentá-los uns aos outros quando jovens; assim, podem se tornar amigos. Raças criadas por meio de seleção genética são muito mais fáceis de criar laços — entre elas, Sphynx, Rexes e Bambinos. Nebelungs e Azuis Russos são muito calmos e tolerantes com outros gatos, machos ou fêmeas.
Neste artigo, discutiremos como apresentar dois gatos e fazer com que se tornem amigos.
Como apresentar um gato a um gatinho. Organizando o primeiro encontro entre gatos.
Aqui estão algumas diretrizes básicas para sua primeira reunião:
- Antes de se encontrarem, é aconselhável aparar e lixar as unhas dos gatos para que não se machuquem.
- Abra todas as portas para permitir que os gatos saiam livremente do cômodo.
- Se o primeiro gato já mora no apartamento, coloque o segundo animal em uma caixa de transporte e deixe-a no corredor para que o "dono" possa cheirá-lo. Só então abra a porta. Não force o animal a sair.
- Observe a reação e não interfira a menos que seja necessário.
- Não coloque os gatos frente a frente nem os tranque no mesmo cômodo. No entanto, também não é uma boa ideia trancá-los em cômodos diferentes imediatamente.
Leia também, Como determinar se você tem um gato macho ou fêmea.
Como fazer com que gatos de idades diferentes se tornem amigos
É mais fácil para os animais se tornarem amigos quando têm a mesma idade, e quanto mais cedo isso acontecer, melhor. Se um gato mais jovem for introduzido na casa de um gato mais velho, é provável que o gato mais velho rosne e imponha sua dominância. É bom se o gato mais jovem evitar o conflito; é pior se o gato mais velho rosnar de volta. Muito depende do sexo de ambos os animais.
Gato e gatinho
Um macho adulto quase nunca aceita um gatinho novo de forma amigável. Mas se for um animal muito pequeno, geralmente não inicia uma briga séria; no máximo, dará uma patada. A exceção ocorre se o próprio gatinho demonstrar agressividade.
Quando um gatinho completa 3 meses de idade, existe a possibilidade de um gato mais velho o sufocar. Portanto, é melhor não deixá-los sozinhos até ter certeza de que criaram um vínculo.
Nesse caso, é melhor castrar o animal mais velho.
Gato e gatinho
Uma gata adulta geralmente demonstra desagrado (arqueando as costas e sibilando), mas raramente exibe agressividade declarada. Com o tempo, seu instinto materno se manifestará, o que ajudará os animais a se darem bem. Gatas castradas são especialmente propensas a sibilar e evitar o filhote — não se assuste, isso é normal. Com o tempo, os animais se adaptarão e começarão a brincar juntos.
Como fazer dois gatos da mesma idade se tornarem amigos
Muito depende da idade. É mais fácil fazer com que dois gatinhos se tornem amigos. Eles estão em pé de igualdade, sem um líder claro ou disputas territoriais, então não há motivo para conflito. Enquanto brincam, os gatinhos explorarão o ambiente e logo se tornarão amigos. Se isso não acontecer, tente distraí-los com comida ou brinquedos. Certifique-se de providenciar para cada gatinho um local separado para dormir e uma tigela de comida separada.
Um gato e um gato
Animais de sexos diferentes geralmente não competem entre si, portanto, conflitos não devem surgir neste caso. No entanto, o ideal é castrar a gata e o gato ao mesmo tempo.
Leia também, Qual é a melhor comida para dar a um gato?
Dois gatos
A situação mais difícil é a de dois gatos machos. O macho mais velho vê o filhote mais novo como um rival e tenta expulsá-lo de seu território. Exceções acontecem, mas são raras: na maioria das vezes, esses relacionamentos se assemelham a uma guerra perpétua com breves tréguas. A melhor maneira de amenizar o conflito e evitar a competição é a castração. Isso elimina a principal causa do conflito e o motivo da divisão de território. Os gatos machos se tornam mais amigáveis. Além disso, os machos se adaptam mais facilmente a novas condições de vida.
Dois gatos
Os gatos são autossuficientes e consideram sua casa como seu próprio território. Se um rival aparecer, eles lutarão por território e pela atenção do dono. A pior situação é quando um gato é castrado e o outro não. Quando a convivência é inevitável, será necessário tempo e esforço consideráveis para ajudá-los a aprender a viver em paz. Embora seja improvável que os gatos se tornem amigos, eles podem aceitar a situação e aprender a coexistir sem conflitos.
Como separar uma briga
O conflito entre gatos pode se manifestar de diversas maneiras e nem sempre exige a intervenção do dono. Quando os gatos se perseguem, sibilam ou, às vezes, se golpeiam brevemente com a pata, não há motivo para intervir. Simplesmente observar os animais é suficiente. O processo de adaptação é inevitável — e quanto mais cedo começar, mais cedo terminará. A intervenção só é aconselhável quando uma briga de verdade começa.
Nunca tente separar gatos brigando com as mãos nuas. Eles são predadores com garras e dentes afiados. Mesmo sendo pequenos, podem ferir gravemente uma pessoa.
A opção mais fácil é jogar um cobertor ou uma toalha grande sobre os gatos. Outras opções incluem borrifá-los com água ou tentar separá-los com um esfregão ou qualquer cabo comprido. Assim que a briga parar, leve o novo gato para outro cômodo. Deixe-os isolados por 1 a 2 dias e, em seguida, tente apresentá-los novamente.
Dicas e nuances úteis
Aqui estão algumas dicas para ajudar a fazer amizade com animais:
- No início, não deixe que o gato novo use os pertences do gato antigo. Cada animal deve ter seu próprio espaço e itens pessoais (caixa de areia, tigela, brinquedos, cama). O ideal é que cada gato tenha seu próprio quarto.
- Assim que os animais se acostumarem uns com os outros, você pode gradualmente apresentar os pertences de cada animal ao outro, trocar suas camas ou escová-los com a mesma escova.
- Prepare a área de dormir do novo gato o mais longe possível da área de dormir do gato atual. O mesmo vale para a comida e a caixa de areia. Evite colocá-las próximas uma da outra inicialmente. Alimente os animais ao mesmo tempo, mas em locais diferentes.
- Incentive os dois gatos a brincarem juntos.
- Trate os dois gatos igualmente, não dê motivos para ciúmes e acaricie-os o máximo possível. É normal dar um pouco mais de atenção ao gato mais velho no início, pois ele costuma estar mais estressado.
Embora os gatos sejam muito teimosos e não gostem de competição, na maioria dos casos, dois animais podem ser amigos ou, pelo menos, coexistir pacificamente no mesmo espaço. Muito depende da raça, do sexo e da idade dos animais. É mais fácil apresentar dois gatos de sexos diferentes quando são jovens. Em qualquer caso, o dono deve estar atento, monitorar o comportamento dos animais durante os primeiros dias após a apresentação e proporcionar-lhes as condições mais confortáveis possíveis.
Leia também, Como ocorre a gravidez em gatas?







