Se você ainda tem dúvidas sobre a posição das pupilas do seu gato, vale a pena esclarecer esse ponto e entender que o formato da pupila de um animal revela inequivocamente sua especialização ecológica: predadores, incluindo gatos domésticos, têm pupilas verticais; herbívoros têm pupilas horizontais; e animais coletores e caçadores velozes têm pupilas redondas.
Pesquisa realizada por cientistas da Califórnia
Para identificar padrões no posicionamento da pupila e dos olhos, cientistas analisaram a atividade diária e a dieta de 214 animais. Entre eles, representantes das famílias dos felinos, caninos, artiodáctilos, perissodáctilos, viverrídeos, hienas e serpentes australianas. Eles descobriram que o nicho ecológico ocupado pelo animal desempenha um papel significativo.
As pupilas verticais são típicas de animais que caçam de emboscada, e seus olhos geralmente estão posicionados frontalmente.
As pupilas horizontais são uma característica exclusiva de animais herbívoros que pastam (por exemplo, ovelhas e cabras). Seus olhos estão curiosamente posicionados nas laterais da cabeça.
Predadores que perseguem presas têm pupilas redondas.
Por exemplo, as raposas possuem pupilas alongadas verticalmente. Elas geralmente caçam de emboscada, perseguindo silenciosamente suas presas. Os lobos têm pupilas redondas. Seu estilo de caça consiste em encurralar a presa.
Os membros da família dos felinos, que caçam ativamente, possuem pupilas redondas. Seus primos, os gatos domésticos, são caçadores menos ativos. Eles geralmente usam táticas de caça por emboscada, como as raposas, resultando em pupilas verticais.
Segundo pesquisas, pupilas verticais são mais facilmente obtidas em animais de menor estatura, pois a nitidez de objetos verticais no solo aumenta quando os olhos estão próximos à superfície. Para apresentar pupilas verticais, o animal deve ter menos de 42 cm de altura na cernelha.
Os herbívoros, no entanto, também têm suas próprias preocupações. Precisam estar sempre atentos ao que os rodeia e avistar predadores rapidamente para poderem escapar. Possuem uma visão panorâmica da área, o que lhes permite pressentir o perigo com antecedência. Isso se deve aos olhos localizados nas laterais da cabeça.
Saiba mais sobre como os gatos enxergam.
Os gatos têm pupilas verticais. Essa característica dá aos seus animais de estimação a vantagem de controlar a quantidade de luz que entra nos olhos. Isso se deve ao seu estilo de vida noturno. Os olhos desses pequenos predadores são tão sensíveis que eles conseguem enxergar até mesmo na escuridão total. A pupila vertical permite que eles reduzam a quantidade de luz do dia que chega à retina. Caso contrário, um gato simplesmente ficaria cego. Portanto, a natureza projetou seus olhos com esse formato específico: à noite, eles se tornam grandes e redondos, mas sob a luz do sol, podem se estreitar, formando fendas finas.
Mas, às vezes, os gatos têm pupilas dilatadas mesmo em plena luz do dia ou, inversamente, pupilas muito pequenas no escuro. Pode haver vários motivos para isso:
- Cio e acasalamento em gatos;
- situação estressante (susto, medo, distração, etc.);
- descarga de adrenalina durante os jogos;
- a intenção de se vingar do ofensor;
- dor.
Se essas alterações na pupila, mesmo que raras, não há motivo para preocupação. Pupilas de tamanhos diferentes, ou seja, uma dilatada e a outra contraída, podem ser sinal de diversas doenças oculares graves.
Se você notar que as pupilas do seu animal de estimação reagem de forma inadequada à quantidade de luz, isso é motivo para entrar em contato com um veterinário.
Martin Banks (um cientista da Universidade da Califórnia em Berkeley) e seus colegas levantaram a hipótese de que os gatos adquiriram pupilas verticais não para terem visão "24 horas por dia", mas sim para estimar com a maior precisão possível a distância da presa e calcular a força do salto.
Os gatos estão entre os predadores que caçam no solo e cuja altura na cernelha não ultrapassa 42 cm. O mesmo pode ser dito sobre os ancestrais selvagens dos gatos.
Mas essa afirmação não se aplica a tigres, leões e outros grandes felinos, apesar de pertencerem à mesma família. Eles têm pupilas redondas, característica também encontrada em humanos e cães.
Este é um fenômeno biológico interessante. Pode ser explicado pelo fato de que a precisão na determinação da distância até a presa diminui à medida que a altura do predador aumenta. Isso ocorre porque a diferença de foco entre o objeto em que o gato está focando e o mundo ao redor diminui.



