Os cães são considerados os animais mais inteligentes e os melhores amigos do homem. Às vezes, parece que eles não só percebem o humor de seus donos e reconhecem certos comandos, como também entendem a sua fala. Resta saber se nós também somos capazes de "ler" nossos animais de estimação com a mesma facilidade.
A boca está ligeiramente aberta em um "sorriso".
Muitas vezes, confundimos essa expressão no rosto do nosso animal de estimação com felicidade, pois parece que o cachorro está sorrindo para nós. No entanto, uma boca ligeiramente aberta é um dos sinais de superaquecimento e indica que está na hora de dar água ao seu amigo de quatro patas.
A situação pode ser mais grave se você apresentar os seguintes sintomas:
- nariz quente;
- pulso rápido;
- língua escura;
- aumento de temperatura;
- tontura;
- vomitar;
- imobilidade;
- perda de consciência.
Todos esses sinais indicam insolação. Se alguma dessas condições for atendida, a temperatura do cão deve ser medida imediatamente. Em cães, a temperatura deve estar entre 38 e 39 graus Celsius.
Se a temperatura estiver entre 40 e 42 graus Celsius, é necessário agir imediatamente. O primeiro socorro para insolação é a imersão em água. A água nunca deve estar gelada, pois isso pode causar espasmos nos vasos sanguíneos. Despeje a água sobre o abdômen e as axilas do animal, borrife a boca e coloque uma toalha úmida sobre a cabeça dele. Não cubra o cão inteiro com a toalha, pois isso só retardará o processo de resfriamento. Em seguida, procure atendimento veterinário imediatamente.
O cachorro semicerra os olhos.
Quase todo mundo acredita que um leve franzir de olhos em um cachorro é sinal de felicidade. Talvez essa crença seja inspirada por personagens de desenhos animados e emojis. Em cães, essa expressão pode ser observada quando eles sentem medo.
Se o animal semicerrar os olhos e se aproximar de você, é porque é amigável. Nesse caso, não há motivo para preocupação. Provavelmente você conseguirá estabelecer contato com esse cachorro.
No entanto, franzir a testa nem sempre é sinal de amizade; às vezes, é sinal de agressividade. Se um animal franzir a testa e se afastar, pode ter certeza de que ele não tem intenção de fazer amizade. Pense na sua segurança e evite se aproximar do cachorro nesse estado, pois ele pode atacá-lo.
O cachorro mostra os dentes cerrados.
Nos humanos, mostrar os dentes é considerado um sorriso, já que sorrir não é natural para nós. Um cachorro, no entanto, é um predador, e suas emoções são muito diferentes das dos humanos. Portanto, se você notar um animal olhando para você e "sorrindo", mostrando as presas, deve tomar precauções imediatas.
Não há muitos motivos pelos quais um cachorro possa decidir atacar: ele pode estar doente, com fome, protegendo seus filhotes ou defendendo seu território.
A primeira situação é considerada extremamente perigosa, pois um ataque é inevitável e você terá que se defender. Nunca ataque primeiro. Seu objetivo é se desvencilhar pacificamente do animal sem se machucar. Não fuja nem ganir (essas ações apenas indicarão a dominância do cão). Fale com confiança, mas tente não olhar o predador nos olhos. Para fins de defesa, é aconselhável ter um objeto na mão (uma sacola, pedras, um guarda-chuva, uma garrafa, etc.). No entanto, não se apresse em usar sua arma imediatamente, pois ela serve principalmente para demonstrar sua força e prontidão para revidar. Nessa fase, há uma chance de o cão recuar.
Se seu animal de estimação estiver mostrando os dentes para você, deixe-o em paz. Os cães também precisam do seu espaço pessoal. Respeite seu animal de estimação e não o perturbe quando ele demonstrar esses sinais.
Não ignore seu amigo de quatro patas; preste atenção às suas expressões faciais e comportamento. O humor de um cachorro pode ser determinado por mais do que apenas se o rabo está abanando. Os cães também são capazes de sentir felicidade, tristeza ou raiva. Aprenda a perceber as mínimas mudanças no comportamento do seu animal de estimação e você terá o companheiro mais leal e amoroso.






1 comentário