Uma farmácia em uma gaveta: quais medicamentos humanos são particularmente perigosos para gatos?

Seu kit de primeiros socorros deve sempre ser mantido fora do alcance do seu animal de estimação. Este artigo explica como os medicamentos podem prejudicar seu animal de estimação.

Como seus medicamentos podem prejudicar seu gato

A paixão por explorar o mundo ao seu redor está no sangue dos gatos. A visão e o cheiro de medicamentos os atraem. Mas medicamentos que são seguros para humanos representam um sério risco para animais de estimação. Mesmo doses mínimas de alguns medicamentos podem ser fatais para o seu animal de estimação.

Por que as embalagens de medicamentos são atraentes para os gatos?

Os gatos são fortemente atraídos por medicamentos, principalmente pelo cheiro do próprio remédio. No entanto, os animais de estimação também acham a embalagem externa atraente. Os produtos químicos usados ​​na fabricação de plástico têm odores e sabores que são atraentes para os animais. A superfície lisa da embalagem pode ser tentadora para lamber e mastigar. O som de farfalhar da embalagem pode incentivar os gatos a brincar, mordendo, mastigando e roendo a embalagem, tentando chegar ao medicamento. Esse comportamento é perigoso para a saúde do seu animal de estimação. Brincar com a embalagem pode causar engasgamento, sufocamento ou obstrução intestinal.

Quais grupos de medicamentos são os mais perigosos para animais de estimação?

Muitos medicamentos de uso humano podem causar intoxicação em animais de estimação, às vezes até a morte. Os mais perigosos são:

  1. Produtos que contêm extrato de valeriana. Os efeitos da valeriana em gatos são semelhantes em potência aos de uma droga forte e viciante em humanos. Comprimidos e tinturas à base de álcool com alta concentração de extrato de valeriana são particularmente perigosos. Após a ingestão, os animais de estimação podem apresentar distúrbios mentais, pânico e alucinações.
  2. Medicamentos que contêm fenol. Dentre esses medicamentos, o paracetamol é o mais comum nos armários de remédios domésticos. Esses medicamentos são altamente tóxicos para gatos e, mesmo em pequenas doses, podem causar sérios danos ao organismo do animal.
  3. Analgésico e aspirina. Esses comprimidos afetam negativamente os órgãos internos, causando sangramento ou anemia tóxica.
  4. As anfetaminas afetam negativamente o sistema nervoso central. Após a administração, o animal apresenta aumento da temperatura, da pressão arterial, da frequência respiratória e cardíaca, além de convulsões.
  5. No-shpa. Este medicamento causa paralisia dos membros inferiores.
  6. Suplementos de zinco podem causar problemas renais e estomacais graves em animais de estimação.

Lembre-se: ao primeiro sinal de envenenamento, você deve contatar imediatamente um veterinário. Prevenir é sempre melhor que remediar. Portanto, lembre-se de manter seu kit de primeiros socorros fora do alcance do seu gato.

Comentários