Acha que sabe tudo sobre gatos? Está enganado! Vamos revelar alguns segredos sobre o animal de estimação mais popular e esperamos que isso ajude você a entendê-los melhor... e a amá-los ainda mais.
Não dá para descer de uma árvore de cabeça para baixo.
Isso se deve à estrutura das unhas deles. Elas são posicionadas de tal forma que o animal só consegue se agarrar de frente. Para garantir que o animal não tenha medo de descer da árvore, você precisa mostrar ao gatinho como descer com o rabo primeiro, segurando-o com a mão.
Consegue saltar alto e correr rápido
Essas criaturas ágeis conseguem correr rápido, saltar alto, girar e esquivar-se. Seu peito estreito e clavícula pequena e flexível contribuem para isso. A coluna vertebral do animal é flexível e maleável, pois sua espinha dorsal consiste em trinta vértebras. Entre elas, existem discos vertebrais espessos e bastante elásticos.
Cada gato tem um nariz único.
Cada felino tem seu próprio padrão único no nariz: assim como é impossível encontrar impressões digitais idênticas em uma pessoa, também é impossível encontrar dois gatos com o mesmo padrão na ponta do focinho.
A cor do nariz depende da pelagem do animal. Narizes escuros são comuns em diversas raças e podem ser muito charmosos.
Gatos foram queimados durante a Inquisição.
Este é um triste fato histórico. Os gatos eram considerados crias do diabo e os animais em que as bruxas se transformavam. Os animais eram queimados junto com mulheres e destruídos aos milhares por toda a Europa. Todo cristão considerava seu dever tratar a pobre criatura com particular crueldade. O extermínio em massa de gatos levou a uma infestação de ratos e à disseminação da peste bubônica, que matou muitas pessoas.
Os melhores conversadores
95% dos donos conversam com seus gatos e acreditam que eles os entendem. Isso é verdade. Os sons que um gato emite podem ser direcionados a humanos. Os animais de estimação são muito sensíveis ao humor e estado de espírito de seus donos e, em um esforço para agradá-los, podem responder durante uma conversa. Os gatos também usam seu "miau" para chamar a atenção.
Egípcios lamentaram a morte de um gato.
Quando um gato morria, a tristeza tomava conta de todos os habitantes do Egito. O animal era enterrado com grande reverência. Para expressar seu luto, os donos do animal falecido raspavam a cabeça. Os egípcios acreditavam em uma vida após a morte, então mumificações de musaranhos, ratos e comida eram colocadas no sarcófago junto com o corpo mumificado do animal.
Esfregar-se em uma pessoa para marcar território com seu cheiro.
Muitos acreditam que é assim que os gatos demonstram afeto. E isso é parcialmente verdade. Eles possuem glândulas especiais no rosto que secretam um odor único. Usam esse odor para marcar uma pessoa, considerando-a como sua.
Pode produzir mais de 100 sons diferentes.
Incluindo consoantes. Segundo os cientistas, os gatos conseguem pronunciar: m, n, g, h, f, v. No total, eles podem produzir até cem sons diferentes.
O cérebro do gato é mais semelhante ao cérebro humano.
Pesquisas demonstraram que o cérebro do gato é 90% semelhante ao cérebro humano. O córtex cerebral e os lobos de gatos e humanos possuem estrutura similar. Os centros responsáveis pelas emoções também são idênticos.
Além disso, alguns cientistas acreditam que as habilidades mentais de nossos amigos peludos correspondem ao nível de inteligência de uma criança de dois anos.
Gatos estão batendo recordes
- O gato mais comprido. No outono de 2016, Ludo, um Maine Coon de Wakefield, Reino Unido, foi reconhecido como o gato mais comprido. Ele mede 118 cm (44 polegadas).
- O menor gato de que se tem registro é um Munchkin chamado Fizz Gel. Ela mede 15,24 cm do chão até a cernelha.
- Considera-se que a gata mais gorda seja uma gata russa dos Urais chamada Katy. Ela pesa 23 kg e mede 69 cm de comprimento.
- Poppy, uma gata de estimação de Dorset, foi reconhecida como a gata mais longeva. Ela viveu 24 anos e 4 meses.
- A gata Tabby foi reconhecida como uma mãe felina heroica, tendo dado à luz 420 gatinhos durante sua vida. Esse recorde foi estabelecido em 1952.
- Considera-se que o gato mais resistente seja um animal encontrado sob os escombros de um prédio 80 dias após o terremoto de 1999 em Taiwan.



