Políticos e membros da realeza frequentemente mantêm animais de estimação na corte, e estes se tornam tão famosos quanto seus donos. Alguns desses animais são homenageados com imagens em moedas nacionais, outros ditam tendências na moda pet e outros ainda participam de negociações comerciais.
Britânia
Os animais de estimação mais famosos são os Pembroke Welsh Corgis da Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha. Durante seu reinado, ela possuía mais de 30 cães.
Em 2002, para marcar o aniversário de Elizabeth II, foi emitida uma moeda com a imagem de um corgi.
Agora ela tem dois dorgis (um cruzamento entre um corgi e um dachshund) restantes.
Mas também existem outros animais de estimação na corte. Por exemplo, William e Catherine, o Duque e a Duquesa de Cambridge, têm um cocker spaniel preto chamado Luppo. O cão é o tema do livro de Abi King, "As Aventuras do Cão Real", publicado pela editora Hodder.
E Meghan Markle, Duquesa de Sussex, tem um beagle chamado Guy.
Ela também tinha um cachorro mestiço de labrador e pastor alemão chamado Bogard. No entanto, ele teve que ficar com amigos quando Megan se mudou para a Inglaterra, pois já era muito velho para lidar com a transição.
Noruega
A família real norueguesa mantém cães da raça Wolfspitz sob seus cuidados há muito tempo, desde 1970. O primeiro desses cães foi inclusive retratado na pintura "O Rei e Seu Cão".
Mais tarde, o príncipe herdeiro Haakon da Noruega e sua esposa Mette-Marit adquiriram um labradoodle de quatro patas chamado Milli-Kakao.
O cachorro se tornou o animal de estimação favorito de toda a família.
Bélgica
O rei Alberto aposentado e sua esposa Paola têm um fiel companheiro, um Jack Russell Terrier chamado Picchi.
Holanda
O rei Willem-Alexander e a rainha Máxima adotaram os labradores Skipper e Nala. Suas filhas costumam brincar com esses cães durante as férias.
Nala recebeu o nome em homenagem ao famoso desenho animado "O Rei Leão".
Tailândia
O governante da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, tinha um cachorro chamado Thongdaeng, cujo nome traduzido do tailandês significa "cobre". Ele era um vira-lata, mas o rei o amava muito e até dedicou um livro a ele, "A História de Thongdaeng".
Em 2016, Maha Vajiralongkorn chegou ao poder neste país. Seu primeiro poodle, seu amado Foo Foo, viveu por 17 anos. Seu dono o vestia com trajes formais e permitia que ele participasse de recepções oficiais. Agora, o monarca tem um novo animal de estimação, Phi Phi.
Mônaco
A princesa Caroline de Mônaco teve três dachshunds que viveram neste principado por muito tempo; ela frequentemente aparecia em público com eles e posava para revistas e sites.
Recentemente, ela adotou um buldogue francês chamado Romeu.
Os monarcas modernos costumam ter animais de estimação, pois seus estilos de vida agitados e deveres reais também exigem um companheiro leal que fique feliz em passar tempo e brincar com eles.


















