Os gatos dormem até 20 horas por dia, mas a falta de sono é uma queixa comum entre seus donos. Na natureza, os gatos são predadores noturnos. Eles dormem durante o dia, mas sua vida ativa começa à noite. Então, o que você pode fazer se o seu gato está com sono e sem vontade de brincar? Existem várias maneiras de treinar seu gato para dormir no seu próprio ritmo.
Mostre ao seu gato que você vai para a cama.
Os gatos gostam de viver com uma rotina estável, repetindo as mesmas ações dia após dia. Eles se lembram dos resultados de certos eventos e ações. Por exemplo, quando seu dono termina o jantar e se levanta da mesa, o gato entende que é hora de comer. Você também pode usar isso para sinalizar a hora de dormir para o seu gato. Lembre-se das ações que você sempre realiza antes de dormir e repita-as todas as noites. Por exemplo, seu ritual pode ser: desligar a TV, abrir a janela, escovar os dentes, apagar as luzes. O gato perceberá como suas ações regulares levam a um resultado — dormir — e se adaptará à sua rotina.
Não se esqueça de alimentar seu gato à noite.
Verifique o horário em que você alimenta seu gato. É possível que ele esteja te acordando porque está com fome. Recomenda-se alimentar os gatos de 3 a 4 vezes ao dia, com intervalos de 6 a 8 horas. Para garantir que seu gato durma o suficiente e não acorde com fome, alimente-o antes de você ir dormir.
Um comedouro automático também será útil. Ele eliminará o incômodo da alimentação matinal, já que é muito mais agradável relaxar na cama em um fim de semana do que correr para a cozinha para alimentar um gato faminto. Os comedouros automáticos podem dispensar a comida em um horário específico, e seu animal de estimação ficará perto do comedouro, e não da sua cama, enquanto espera pelo café da manhã.
Entretenha seu animal de estimação durante o dia.
Os gatos precisam de lugares para gastar energia. Se um gato dorme o dia todo sem fazer nada, quando o dono voltar do trabalho, ele estará cheio de energia e ansioso para pular e brincar. Portanto, é importante proporcionar ao seu animal de estimação oportunidades para brincar durante o dia.
- Deixe alguns brinquedos para o seu animal de estimação. Você pode comprá-los em uma loja de animais ou fazê-los você mesmo. Brinquedos leves e divertidos para perseguir pelo chão são ótimas opções. Eles podem fazer barulho de papel amassado ou ter fitas presas. Os gatos também gostam de brinquedos recheados com erva-de-gato. Lembre-se de trocar os brinquedos regularmente para que seu gato não se canse deles.
- Brinquedos interativos elevam o entretenimento dos gatos a um novo patamar. Eles se movem independentemente e mantêm seu pet ocupado por horas. Antes de deixar seu gato sozinho com um brinquedo desses, leia as instruções e certifique-se de que seja seguro.
- Se houver uma árvore perto da sua janela, você pode pendurar um comedouro para pássaros nela. Seu gato vai observar os pássaros chegando. Só não coloque o comedouro muito perto da janela para evitar que os pássaros batam no vidro.
- Se possível, deixe vídeos passando na tela da TV para o seu gato. A TV deve estar posicionada de forma que o gato consiga ver. Por exemplo, vídeos de pássaros voando chamarão a atenção dele, e ele tentará pegá-los.
Brinque com seu gato antes de dormir para cansá-lo. Os gatos se cansam rapidamente: 10 a 20 minutos de brincadeira ativa são suficientes para que eles percam o interesse nos brinquedos e queiram descansar.
Providencie um lugar para seu animal de estimação dormir.
Os gatos não dormem oito horas seguidas; inevitavelmente, terão pelo menos breves períodos de vigília durante esse tempo. Portanto, o ideal é providenciar um local para o seu gato dormir fora do seu quarto. Dessa forma, seu animal de estimação não o acordará brincando e você não o acordará se mexendo na cama.
Se o seu gato tiver um lugar de descanso próprio e familiar, não precisará vir até você no meio da noite. Para ajudar o seu gato a sentir-se territorial, coloque todos os seus pertences (cama, brinquedos, tigelas de comida e água) ao alcance um do outro. Você também pode colocar almofadas e cobertores extras em cantos escondidos do apartamento para que seu animal de estimação possa escolher um local adequado para dormir durante o dia. Uma almofada no meio do quarto provavelmente não é adequada: os gatos precisam se sentir seguros enquanto dormem, o que é impossível em um espaço aberto.
Seguindo essas dicas, você logo conseguirá dormir bem à noite e seu gato ficará um pouco mais feliz, pois terá uma rotina diária definida, brinquedos e seus próprios cantinhos isolados que considerará seu território.




1 comentário