Um cachorro sempre traz muitas emoções positivas para seu dono. Mas e se seu amigo estiver triste, não te receber na porta e estiver deitado quietinho num canto? Você precisa ir urgentemente em auxílio do seu amado animal de estimação e animá-lo.
Faça uma caminhada espontânea
É improvável que um cachorro recuse um passeio. É ótimo levá-lo a um lugar novo. Pode ser um parque que ele ainda não conhece. Também é bom levá-lo para a mata de vez em quando. Lá, ele pode correr livremente entre as árvores e arbustos, farfalhar as folhas ou tentar pegar um esquilo.
Durante os meses mais quentes, um passeio até um rio ou lago é uma ótima opção. Escolha praias desertas para que seu animal de estimação possa brincar na água à vontade.
Aprenda novos comandos
Talvez seu animal de estimação já saiba o que fazer quando você diz "não", "busca" ou "voz". Ou talvez você ainda não o tenha treinado? Agora é a hora de prestar atenção e ensiná-lo alguns comandos. Seja paciente e ofereça um petisco ao seu animal. Para cães que ainda não foram treinados, algo mais simples como "senta", "deita" ou "dá a pata" já basta. Para cães experientes, apresente-os a comandos como "engatinha" ou "fica". Reforce cada execução correta de um comando com um petisco. É importante reforçar essas habilidades regularmente para que seu animal de estimação se lembre delas perfeitamente.
Não repreenda um cachorro se ele não entender o que você quer que ele faça ou se não obedecer. Isso pode piorar o estresse do animal.
Mime-se com guloseimas
Você provavelmente já comprou algo gostoso para o seu pet na loja de animais. Agora é a hora de dar uma olhada mais atenta na seleção e presentear seu amigo triste com algo novo. Miúdos desidratados, carne seca, iguarias de frango — ofereça ao seu cachorro algumas opções para escolher. Ou talvez pé de coelho ou palitos de carne de veado desidratada? Todos esses petiscos não só proporcionarão novas sensações gustativas ao seu cachorro, como também o distrairão de seus pensamentos tristes. São perfeitos para ele mastigar por horas.
Que tal levar um pedacinho para passear e enterrá-lo debaixo de uma árvore no quintal? Além de todos os tipos de petiscos secos, há iguarias como salsichas e cachorros-quentes de verdade, e até chocolate sem açúcar para animais de estimação!
Compre um brinquedo novo
Todo amigo de quatro patas tem sua própria coleção de brinquedos favoritos. Dê um mimo ao seu cachorro comprando um brinquedo novo para ele.
Os brinquedos vêm em diferentes tipos:
- Brinquedos para cães. Estes incluem ossos com tendões, cascos de boi ou de porco. Os cães podem não só mastigar estes brinquedos, como também correr com eles, enterrá-los e desenterrá-los. Estes brinquedos são benéficos tanto para o humor como para a saúde bucal.
- Para treinamento, existem brinquedos especiais chamados comedouros. O brinquedo contém um recipiente escondido dentro, que guarda um petisco. Quando o cão executa um comando corretamente, ele recebe uma recompensa. Esses brinquedos têm o formato de um haltere ou de uma bola.
- Para correr por aí. É difícil encontrar um cachorro que não goste de buscar uma bola ou um graveto arremessado. Você pode se divertir brincando com seu animal de estimação usando um frisbee ou uma argola.
- Brinquedos macios e de borracha. São fabricados em formato de animais, pássaros, bolas, cordas e argolas. Para torná-los mais atraentes, geralmente são adicionados apitos.
Converse com seu animal de estimação.
Seu amigo pode estar triste por falta de atenção. Tente elogiá-lo e acariciá-lo diariamente. Preste atenção no que ele mais gosta. Alguns cães adoram ser coçados atrás das orelhas. Outros relaxam com um carinho suave na barriga.
Mesmo que você esteja ocupado agora e seu cachorro esteja te seguindo por aí, mostrando sinais de tédio, não o ignore. Alguns minutos de atenção com seu animal de estimação o deixarão de bom humor por um bom tempo.
Se o seu cão estiver triste, existem muitas maneiras de entretê-lo. Brincar e interagir juntos trará alegria tanto para o dono quanto para o animal de estimação.



