Que chantagista: como os gatos nos controlam

Os amantes de gatos sabem o poder que seus companheiros peludos exercem sobre eles, obrigando-os regularmente a atender seus desejos e caprichos. Esses adoráveis ​​chantagistas até "criaram" diversas maneiras de nos controlar.

Os gatos miam com uma entonação especial.

Na natureza, os felinos adultos não miam. Esse som é usado apenas por filhotes para atrair a atenção da mãe. Os gatos domésticos, no entanto, "perceberam" que o miado pode ser usado para controlar seus donos e atingir seus objetivos. Eles começaram a emitir miados com diferentes entonações e a variar a extensão dos sons. Além disso, seus miados frequentemente se assemelham aos sons emitidos por bebês que ainda não falam. Os humanos respondem instintivamente ao chamado, prontos para abandonar seus afazeres e atender aos desejos de seus companheiros peludos.

Os gatos são capazes de imprimir um tom lamentoso aos seus miados, levando seus donos a acariciá-los imediatamente, pegá-los no colo e demonstrar compaixão.

Às vezes, o miado deles soa como um pedido de desculpas e faz a pessoa se sentir culpada por não lhes dar atenção.

Por vezes, o miado pode ser exigente e persistente: o gato está a afirmar os seus direitos legais, que, na sua opinião, não estão a ser respeitados.

Nem todos os gatos conseguem manipular a entonação com tanta habilidade, apenas aqueles que convivem com pessoas. Se um animal de estimação vive em uma família com várias pessoas, ele geralmente expressa suas necessidades com um "miau" alto e teimoso.

Os gatos demonstram ressentimentos.

Um animal de estimação pode se sentir ofendido por muitas coisas, desde a falta de atenção até punições por mau comportamento. No entanto, é importante lembrar que apelar para a consciência de um gato será inútil. Cientistas descobriram que os gatos não sentem culpa. Contudo, eles são mestres em demonstrar seu ressentimento.

Como um animal de estimação demonstra que está ofendido:

  • Ignora. Essa é a técnica mais comum usada por essa pequena manipuladora. Se a gata está chateada com um membro da família, ela demonstrará afeto por todos, exceto pelo ofensor. A gata começará a se aconchegar e sentar no colo de outros membros da família, fazendo isso bem na frente do ofensor. E o ofensor parece deixar de existir para ela.
  • A aparência do gato demonstra mau humor. Na presença do dono, ele assume uma expressão triste e letárgica, abaixa o rabo e o pressiona contra as patas, e caminha com a cabeça baixa;
  • Ela se esconde debaixo do sofá ou em outro lugar de difícil acesso. Essa é a maneira que ela encontra de deixar claro que está assustada com o comportamento agressivo. Ela pode permanecer escondida por um longo tempo até que a pessoa comece a sentir remorso;
  • O gato demonstra claramente que está rejeitando o petisco oferecido. Será preciso algum esforço para convencê-lo a lhe dar um desconto. E somente depois de muita insistência é que ele se dignará a aceitar o petisco da sua mão.

O ressentimento também pode se manifestar em atos de violência deliberados. Você pode voltar do trabalho e encontrar o papel de parede descascando e uma planta de casa comida.

Usando a "linguagem corporal"

Os gatos são conhecidos por serem criaturas independentes e amantes da liberdade. Mas eles também precisam de atenção. Eles usam a linguagem corporal para demonstrar afeto.

Muitos já repararam que os gatos esfregam a cabeça e o corpo nas nossas pernas e enrolam o rabo nos nossos tornozelos. Depois, levantam-se nas patas traseiras, viram-se e esfregam o outro lado. Isso marca o território do seu dono, sinalizando afeto e carinho. Além disso, quando se aconchegam, toda a sua linguagem corporal diz: "Vem cá, faz carinho, faz carinho!". É quase impossível resistir a tamanha demonstração de amor e devoção. E geralmente recebem carinho em troca. São pegos no colo, acariciados e recebem palavras de agradecimento.

Os gatos atingem o mesmo objetivo enterrando o focinho no ombro ou na mão do dono, oferecendo a cabeça para ser acariciada.

O gato faz cocô fora da caixa de areia para chamar sua atenção.

Quando um dono não dá atenção suficiente ao seu companheiro peludo, o gato fica entediado, ansioso e insatisfeito. Para chamar a atenção, ele pode recorrer a medidas extremas. Por exemplo, pode fazer cocô fora da caixa de areia com frequência. Se isso não for uma reação a uma ofensa, o comportamento pode ser explicado da seguinte forma: em resposta ao mau comportamento, o dono expressa desagrado, grita e, às vezes, pune o animal. O gato pode interpretar isso como atenção, ainda que negativa. Da próxima vez, para chamar a atenção do dono, o gato fará o mesmo.

Para corrigir a situação, você precisa acariciar seu animal de estimação com mais frequência e brincar com ele.

Os gatos chantagistas têm muitos outros métodos à sua disposição para influenciar as pessoas. Às vezes, os donos percebem que seus animais de estimação os estão manipulando. Outras vezes, acontece de forma tão habilidosa que a pessoa nem imagina que está sob o controle do felino. Mas, em todo caso, eles alegram nossas vidas, trazendo variedade e alegria, então muito pode ser perdoado.

Comentários

1 comentário

    1. Alexey

      Bem, é por isso que criamos criaturas peludas — para amá-las e para que elas nos amem! Todos nós entendemos perfeitamente que elas são chantagistas muito espertas e astutas.