Se você está pensando em ter um esquilo de estimação, prepare-se para o trabalho e as despesas. Pense bem: eles precisam de uma alimentação variada, são ativos, brincalhões, barulhentos e podem danificar móveis e ferir pessoas. Qualquer animal de estimação em casa é uma responsabilidade, independentemente do tamanho. Cuidados e higiene adequados são cruciais para que eles vivam uma vida longa e sejam uma alegria por perto. O segredo é entender todas as complexidades de ter um animal de estimação e estar preparado.
Despesas elevadas
Este pequeno animal exigirá despesas consideráveis, pois não se alimentará apenas de cogumelos, frutos silvestres e nozes, mas também de outros produtos.
Lista de itens para os quais alocar verbas:
- viveiro ou gaiola grande;
- alimentar;
- veterinário;
- tratamento, se necessário;
- brinquedos.
Os esquilos estão constantemente correndo, escalando e pulando; o movimento é seu instinto e modo de vida. Eles não podem viver em uma gaiola pequena como um hamster ou um rato. Precisam de bastante espaço, caso contrário, ficarão entediados, deprimidos e com sobrepeso. Você terá que criar um recinto especial para esse animal ativo e móvel, ou permitir que ele circule livremente pela casa, o que é perigoso. Eles podem roer fios e danificar móveis, livros e outros pertences.
Os esquilos precisam de alimentos especiais e uma dieta variada, caso contrário, adoecem, ganham peso e morrem rapidamente. Se você quer que seu amigo peludo fique com você por mais tempo, compre uma variedade de alimentos.
Você precisará de um veterinário que saiba como tratar esquilos. A maioria dos veterinários se especializa em gatos, cachorros e papagaios, mas simplesmente não são treinados para lidar com animais como esquilos, furões e chinchilas. Sem conhecimento da estrutura corporal desses animais, as reações aos medicamentos podem ser prejudiciais.
Se você encontrar um esquilo bebê em uma floresta ou parque, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária para um exame preventivo. Ele precisa de um exame completo, vermifugação e preparação para vacinação. O animal pode estar doente ou vírus ou bactérias perigosos podem ser detectados em seu sangue. Um exame, testes ou um tratamento serão necessários. Isso exigirá várias visitas ao veterinário, o que pode ser caro.
Os esquilos adoram brincar. Eles vão adorar estruturas de escalada, bolas e brinquedos para roedores. Encontrar a atividade perfeita para o seu esquilo nem sempre é fácil. Equipamentos para esquilos estão disponíveis em lojas, mas podem ser caros.
Danos a objetos
Um pequeno amigo peludo pode causar danos irreparáveis a objetos e móveis. Existem muitas fotos online da destruição causada por um esquilo deixado sozinho em um cômodo. Ele rasga coisas e arranha tudo o que vê pela frente. É impossível adestrar um esquilo para fazer suas necessidades no lugar certo como um gato ou um cachorro, então o melhor é mantê-lo em um recinto fechado.
Os esquilos acumulam reservas de inverno instintivamente. Eles roubam comida e a escondem em lugares inesperados na casa do dono. Alimentos perecíveis exalam um odor desagradável após 2 a 3 dias. Um odor persistente na casa é causado pelos esquilos que constantemente marcam seu território.
Ruído constante
Esses animais fazem muito barulho. Só ficam em silêncio quando dormem, e os esquilos dormem pouco. Várias vezes ao dia e à noite, começam a brincar e a procurar comida. Esteja preparado para que seu animal faça barulho com tudo ao seu alcance e, ocasionalmente, deixe cair objetos do teto.
risco para a saúde
O esquilo é um animal selvagem, embora possa se adaptar a viver em casas humanas. Se seus donos não gostam dele, ele morde com força — ele tem dentes afiados. Se assustado por um visitante desconhecido, pode facilmente morder o rosto e causar arranhões dolorosos.
Os esquilos são portadores de doenças perigosas, como a raiva. Eles também podem abrigar parasitas perigosos para os humanos. É importante que seu esquilo seja examinado por um veterinário e vacinado. Se um esquilo for pego do chão e não resistir, provavelmente está debilitado por alguma doença. Um esquilo saudável aceitará um petisco da sua mão e fugirá. Veterinários desaconselham manter um esquilo selvagem em casa se houver uma criança pequena ou uma mulher grávida.
Uma dieta digna de um rei
Uma dieta equilibrada ajudará o animal a viver uma vida longa e normal, mas não dê comida humana ao esquilo. Petiscos como queijo ou linguiça não matarão o esquilo, mas causarão diarreia. Evite alimentá-lo constantemente com alimentos proibidos, como pão, doces ou alimentos processados. O sistema gastrointestinal de um esquilo não tolera a exposição prolongada a alimentos perigosos — o animal morrerá ou ficará gravemente doente.
Dieta diária recomendada:
- 1 avelã, 1 vez por dia;
- meia noz;
- 2-3 pinhões;
- 10 gramas de sementes de abóbora cruas;
- frutos de rosa mosqueta secos;
- Cogumelos secos – 5 a 10 gramas, mas não cogumelos champignon ou cogumelos ostra, você precisa de cogumelos silvestres;
- uma fatia de maçã ou pera seca;
- vegetais desidratados, como cenouras e abobrinhas;
- cones com sementes (1-2 por dia);
- Frutas secas (damascos secos, ameixas secas) por meio dia.
Periodicamente, ofereça algumas frutas e verduras frescas — fatias de maçã, banana, pera ou cenoura. Dê-as aos poucos, apenas uma fatia de 0,5 cm de espessura. A cada 3-4 dias, alimente-o com uma castanha ou uma bolota com casca.
Um esquilo está constantemente em movimento, e esses alimentos lhe darão energia e força. Você pode prepará-los em casa, mas é melhor evitar comprar frutas e vegetais desidratados no supermercado. Encontre um lugar para a comida que seu animal de estimação não consiga alcançar, pois os esquilos são hábeis em farejar e roubar suprimentos, e você não deve alimentá-los em excesso.




