A cabra Shami é uma raça muito antiga, comum no Oriente Médio. Desde tempos remotos, as cabras de Damasco fornecem aos seus criadores leite delicioso, carne macia e lã de excelente qualidade. No entanto, no resto do mundo, esses animais podem parecer uma curiosidade para muitos.
A raça existe há vários milhares de anos. Originou-se na Síria e era popular em Damasco, a segunda maior cidade do país. Daí vem seu outro nome, cabras de Damasco.
Estão entre os dez animais mais incomuns e, em seu país de origem, são considerados divinamente belos.
Atualmente, os shami são comuns em países como Israel, Síria, Palestina e Chipre.
As cabras de Damasco são as mais caras e têm seu valor comparado ao dos cavalos árabes. Um único animal pode chegar a custar US$ 70.000.
Os filhotes são muito fofos e bonitos, com cabeça pequena, olhos grandes e expressivos e orelhas onduladas. Mas, à medida que crescem, o Shami desenvolve as características típicas da raça: nariz adunco, cabeça grande, mandíbula inferior proeminente e orelhas muito longas, que chegam a 30 cm.
As cabras não só produzem leite, como também fornecem carne de excelente sabor.
Os animais são grandes, atingindo até 1 metro de altura na cernelha, e crescem e ganham peso rapidamente. Os machos jovens ganham 300 gramas por dia, e os machos adultos podem pesar até 130 kg.
Sua pelagem espessa e longa os protege das intempéries. As cabras têm uma natureza notavelmente calma e dócil, e não são exigentes quanto às suas condições de vida.
O leite dessas cabras é superior e mais saboroso do que o de outras raças. Não apresenta sabores estranhos ou odores desagradáveis, e os úberes são ideais para ordenha mecânica.
Desde os tempos antigos, esse leite é considerado curativo – era dado aos doentes e aos idosos, era dado aos bebês, e pomadas medicinais eram preparadas com ele.
A produção média de leite da cabra shami é de cerca de 5 litros por dia, mas algumas cabras podem produzir até 9 litros.
Elas são muito férteis. Uma cabra geralmente dá à luz gêmeos e, às vezes, até quatro cabritos.
Os filhotes são fortes e saudáveis, por isso são desmamados cedo e criados separadamente, enquanto a cabra é ordenhada. Uma fêmea pode produzir aproximadamente 1.000 litros de leite por ano. As fêmeas Shami estão prontas para acasalar e dar à luz aos nove meses, portanto, o custo de criação desses animais se paga rapidamente.
Essa raça de cabra também tem suas desvantagens, sendo a principal delas a dificuldade em adquirir animais de raça pura e o custo muito elevado. Outra desvantagem é a presença de chifres. Criadores estão trabalhando atualmente no desenvolvimento de cabras Shami sem chifres.
Muitos vendedores oferecem cães mestiços, mas o círculo de criadores oficiais dispostos a fornecer os documentos necessários é muito pequeno e de difícil acesso.
As cabras de Damasco ainda são raras na Rússia; essa raça está apenas começando a aparecer em nosso país. No entanto, os entusiastas que decidiram criar esses animais já estão destacando a excelente qualidade do leite e o temperamento calmo e amigável deles.


















