Raposa-do-ártico: descrição e foto da raposa polar

As raposas-do-ártico são animais comercializados para produção de peles.A raposa-do-ártico é uma representante típica da fauna ártica e subártica. Sua distribuição é bastante extensa, incluindo as penínsulas de Kola e Escandinava, Novaya Zemlya, Svalbard, Groenlândia, América do Norte e Eurásia polar, o Arquipélago Ártico Canadense e as ilhas do Oceano Ártico. No inverno, em busca de alimento, a raposa-do-ártico pode viajar milhares de quilômetros para o sul, chegando até a região sul do Lago Baikal, o sul da Finlândia, o curso inferior do rio Amur e muitas regiões da taiga setentrional.

Descrição e foto da raposa-do-ártico

Apesar de a raposa-do-ártico ser o menor representante da família dos canídeos, ela é bastante... um animal resistente e forteCapaz de suportar temperaturas de até -50°C, a raposa-do-ártico se parece com uma raposa, mas possui algumas características distintivas: coloração, pernas curtas, focinho curto e corpo robusto.

  • A cauda é fofa e pode chegar a 32 cm de comprimento;
  • As orelhas são arredondadas e pequenas;
  • casaco de pele luxuoso;
  • A cor é azulada, branca ou cinza-amarelada;
  • o focinho é curto;
  • Comprimento do corpo: 45-70 cm;
  • altura - até 30 cm;
  • O peso médio é de cerca de 3,6 kg, podendo, em casos raros, atingir 10 kg;
  • Pernas curtas, corpo atarracado;
  • Possui audição sensível e um excelente olfato.

A raposa-do-ártico é a única representante da fauna da tundra que possui essa capacidade. mudam de cor dependendo da estação do ano.Durante os meses mais quentes, a raposa-do-ártico exibe uma pelagem marrom-escura pouco atraente (nas laterais e nas costas), com a barriga branca suja. No entanto, no inverno, essas pequenas criaturas astutas se transformam em uma pelagem mais luxuosa e fofa de um branco deslumbrante, com um botão preto no nariz.

Em algumas áreas (Ilhas Curilas, Kildin), é comum avistar raposas-do-ártico chamadas de "azuis", com uma tonalidade cinza-azulada, marrom ou cor de café claro. O termo "raposa-do-ártico azul" provavelmente se refere à raridade dessa espécie e não implica uma coloração específica.

Reprodução

As raposas-do-ártico geralmente iniciam a época de acasalamento em março (às vezes em abril). O cio dura apenas uma semana. A gestação dura cerca de dois meses. Durante esse período Os indivíduos são divididos em pares.Em algumas populações, já foram observadas uniões de três animais. Os machos começam a cortejar as fêmeas escolhidas, oferecendo-lhes um osso, uma bola de neve ou um graveto entre os dentes. Entre si, os machos travam duelos pelo direito de possuir uma determinada fêmea.

Alimentação e comportamento: onde vive a raposa-do-ártico

raposa ártica branca como a neveEste pequeno predador prefere levar uma vida sedentária com sua família. No entanto, o clima rigoroso do Ártico impõe suas próprias regras.

Na primavera, antes do início da época de acasalamento, o animal procura um local adequado para o nascimento de seus futuros filhotes. Uma colina arenosa costuma ser usada como toca. Em condições de permafrost e solo congelado, essa colina é o local mais fácil para nidificar. cave um buraco seguro e secoNo entanto, esses taludes arenosos são bastante raros na tundra, então os animais precisam encontrar um local confortável entre as rochas ou em fendas nas rochas.

O predador escava suas tocas em encostas rochosas. Após a camada dura, vem o solo macio, e o animal cava mais fundo até atingir o permafrost. Ali, a raposa peluda constrói uma toca, da qual escava outros túneis em várias direções. O resultado é um labirinto complexo com múltiplas saídas. É nesse local que o pequeno predador se instala com toda a sua família, composta por fêmeas da ninhada anterior, filhotes recém-nascidos e os próprios pais. Em casos raros, duas ou três famílias podem viver simultaneamente em um único sistema subterrâneo.

Em regra geral, Os filhotes aparecem em maio-junho. O número de filhotes é determinado pelo peso, idade e dieta da fêmea. Fêmeas adultas dão à luz, em média, de 8 a 9 filhotes. Se houver abundância de alimento, uma ninhada pode ter até 20 filhotes. No entanto, em tempos difíceis e com fome, a fêmea dará à luz no máximo de 5 a 6 filhotes. Os filhotes nascem cegos e indefesos, e seus olhos só se abrem após duas semanas.

Os filhotes de raposa azul nascem com pelagem marrom, enquanto os filhotes de raposa branca têm pelagem cinza-escura. Os filhotes mamam por 8 a 10 semanas e começam a sair da toca com 3 a 4 semanas de idade. Ambos os pais participam da alimentação e dos cuidados com os filhotes.

Os filhotes crescem muito rápido e, com apenas seis meses, já estão do tamanho dos pais. E com a chegada da primavera, eles próprios tornam-se capazes de se reproduzir. As raposas-do-ártico vivem cerca de 10 anos.

A raposa-do-ártico é capaz Cave buracos na neve profunda.Assim, ele escapa das intempéries. O animal pode sobreviver em sua "casa" de neve por vários dias, aguardando melhores condições climáticas.

Animais do Ártico raposa-do-árticoA raposa-do-ártico está perfeitamente adaptada à vida nas duras condições do Ártico. Alimenta-se tanto de matéria animal quanto vegetal. Sempre que possível, este predador peludo caça peixes e também pode se alimentar de aves, pequenos roedores e carniça. Ao mesmo tempo, aprecia diversas gramíneas, amoras-silvestres, mirtilos e algas marinhas. Seu alimento favorito são as algas, que armazena para uso futuro em condições favoráveis.

No inverno, raposas-do-ártico se estabelecer sozinho e se reúnem apenas em torno da carcaça de um animal (geralmente um cervo) que encontram. No inverno, a carniça é a principal fonte de alimento para as raposas-do-ártico. Como o alimento é bastante difícil de obter durante esse período, a raposa-do-ártico é forçada a migrar em busca de uma vida melhor.

Alguns predadores peludos migram para o sul, viajando milhares de quilômetros até as regiões da taiga, onde, ao contrário da tundra árida, o alimento é abundante. No entanto, o perigo também espreita aqui — eles podem perecer, se não de fome, então pelas mãos de predadores maiores, que são abundantes na taiga. Glutões, raposas e lobos caçam raposas-do-ártico. Na primavera, os predadores peludos retornam ao seu habitat natural, ao seu sistema subterrâneo, onde seu ciclo de vida sazonal se repete.

A outra parte das raposas polares movendo-se em direção à zona de gelo do Ártico, ao norte. Os astutos animaizinhos escolhem seu "lar" em blocos de gelo perto de ursos polares, a quem seguem implacavelmente. Como os "ursos" são excelentes caçadores e capturam belugas, narvais e focas, as raposas-do-ártico têm bastante comida. Os ursos, comendo a gordura e a pele de suas presas, deixam a carne para seus "vizinhos".

Por natureza, a raposa-do-ártico é um animal muito cauteloso que não corre riscos desnecessários. No entanto, as raposas-do-ártico são engenhosas e persistentes, e às vezes até ousadas. Quando confrontada por um grande predador, essa criatura peluda nem sequer considera recuar completamente, mas simplesmente tenta se distanciar, sem jamais abandonar a esperança de abocanhar um pedaço da presa. Contudo, os predadores são bastante dóceis com as raposas-do-ártico, de modo que estas geralmente conseguem se banquetear com os restos da refeição da raposa. Não é incomum ver raposas-do-ártico cercando um urso polar e sua presa, jantando pacificamente.

Em locais onde as raposas-do-ártico não são caçadas, o animal sente-se à vontade, pode viver perto de uma pessoa e habitua-se rapidamente a ela, ao ponto de... até pega comida das mãosÀs vezes, quando está com fome, a raposa-do-ártico entra em casas e celeiros em busca de comida, e também rouba comida de animais domésticos.

Saúde

Tipos de raposa-do-árticoAs raposas-do-ártico, assim como as raposas comuns, são suscetíveis a diversas doenças e atuam como vetores de helmintos e várias infecções. A doença mais comum nesses animais peludos é encefalite viral árticaA doença, também conhecida como raiva, cinomose ou ferocidade, é uma enfermidade que deixa o animal completamente descontrolado, capaz de atacar animais maiores, inclusive seus predadores (como glutões e raposas-vermelhas), além de humanos. Os animais atacados ficam frenéticos. Casos de infecção em humanos pela mordida de uma raposa-do-ártico infectada são bastante raros.

Às vezes, esses pequenos predadores peludos desenvolvem uma doença chamada automutilação. Durante esse quadro, a raposa-do-ártico começa a se morder e pode mastigar a própria barriga, patas traseiras ou cauda. Em casos graves, a doença pode ser fatal.

Inimigos

Além dos lobos, as raposas-do-ártico também são Os seguintes predadores podem caçar:

  • corvo;
  • coruja;
  • coruja-das-neves;
  • espécies grandes de skuas e gaivotas;
  • águia-de-cauda-branca;
  • açor;
  • águia dourada.

Estilo de vida da raposa-do-árticoNo entanto, o principal inimigo da raposa-do-ártico é Abastecimento instável de alimentos e fomeÉ por essa razão que, em anos de fome, a maioria das raposas-do-ártico não chega à velhice.

A pelagem excepcionalmente quente e bonita da raposa-do-ártico há muito atrai a atenção dos caçadores. Antigamente, os nativos caçavam-nas durante todo o ano, inclusive filhotes. Como resultado, a população de raposas-do-ártico diminuiu drasticamente e regulamentações rigorosas foram implementadas: a temporada de caça à raposa-do-ártico é limitada ao outono, sendo permitida apenas a caça de animais adultos. Além disso, esforços ativos estão sendo feitos para aumentar a população desses animais peludos, inclusive fornecendo alimentação suplementar em períodos de dificuldade.

Como a raposa-do-ártico é bastante fácil de domesticar, começaram a se reproduzir em cativeiro, o que se mostrou muito mais eficaz. Esses animais não são exigentes com a alimentação e podem comer uma variedade de alimentos, além de serem muito fáceis de cuidar. Atualmente, novas espécies de raposas-do-ártico têm sido criadas artificialmente com cores prateadas, platinadas, marmorizadas e peroladas. Comparada à pele de raposa comum, a pele da raposa-do-ártico tem uma vida útil mais longa, mantendo suas propriedades e aparência por até 9 a 12 anos.

Muito pelagem exuberante, espessa e longa A pele do animal é ideal para a produção de artigos de luxo de alta costura. As raposas-do-ártico são criadas e selecionadas na Finlândia e na Noruega, países líderes mundiais nessa área.

Raposa-do-ártico
Como se reproduz a raposa-do-ártico?O que come a raposa-do-ártico?As raposas-do-ártico são animais comercializados para produção de peles.Animais do ÁrticoAnimais maravilhosos: a raposa-do-árticoDescrição da raposa-do-árticoQual é a aparência de uma raposa-do-ártico?Reprodução de raposas-do-árticoQuais são os hábitos das raposas-do-ártico?As raposas-do-ártico são animais comercializados para produção de peles.

Comentários