O que está acontecendo agora com o tigre Amur e o bode Timur?

No reino animal, por vezes ocorrem eventos cientificamente inexplicáveis, sugerindo que os animais são muito mais espirituais e inteligentes do que estamos acostumados a pensar. A tão comentada relação entre um tigre e uma cabra é uma prova disso.

Tigre Amur e cabra Timur

O que tornou Amur e Timur famosos?

Os moradores do Primorsky Safari Park ficaram famosos em 2015 por sua estranha amizade. Tudo começou quando um tigre recebeu almoço. Para manter o predador alerta, eles ocasionalmente o presenteavam com coelhos e perus vivos. Um dia, chegou a vez do bode, mas ele decidiu que não se renderia sem lutar e resistiu o máximo que pôde.

Seja por apreço do tigre pelo seu bravo adversário ou simplesmente por falta de fome, na manhã seguinte, os funcionários do parque descobriram o bode cuidando da toca do tigre, enquanto este dormia melancolicamente no telhado. O que aconteceu em seguida: os animais passaram a caminhar juntos, brincar, comer e, contrariando todas as leis da taiga, viver em paz no mesmo território. Os funcionários da reserva também passaram a respeitar o bode, que de refeição sem nome para o tigre, tornou-se o lendário Timur.

O que dizem os zoólogos sobre a amizade entre Amur e Timur?

Os zoólogos não conseguiam explicar esse fenômeno cientificamente. Os especialistas insistiam que não deveria acontecer. Tigres comem cabras, e essa é a lei da natureza. Os cientistas não acreditavam na sublime amizade entre predadores e ungulados. Algo havia acontecido com os instintos de Amur. Ou ele havia mudado de personalidade durante o cativeiro, ou havia se fartado e dado à sua refeição uma trégua temporária.

Por que Timur foi expulso da jaula de Amur?

A ironia é que a relação entre os animais terminou por causa do bode. Em vez de demonstrar humildade e gratidão ao magnânimo Amur, Timur se tornou atrevido — deu uma cabeçada e atacou o tigre. E pagou caro por isso. Desta vez, o predador decidiu afirmar sua dignidade natural e revidou contra o tolo Timur, dando uma pequena lição em seu amigo.

O que para o tigre é um exercício de treinamento, para a cabra é um pesadelo e um horror. Ela teve que ser retirada de seu recinto e submetida a tratamento por algum tempo. A equipe do parque de safári decidiu encerrar o experimento e separou os futuros amigos para sempre.

Como estão Timur e Amur agora?

Amur vive atualmente no recinto de Primorsky, mas Timur morreu recentemente. Ele faleceu em 5 de novembro por causas naturais. O tigre não teve culpa. Os animais viveram separados por vários anos e nenhum deles apresentou sinais de estresse pós-traumático. Ambos eram mantidos em boas condições, se alimentavam bem e se reproduziam com sucesso. Talvez Timur tenha sofrido emocionalmente e, por isso, não tenha se tornado um bode longevo.

Comentários