
Quem são as zebras?
Zebras, chamado Hipotígris em latim, constituem um subgênero de cavalos selvagens. Este subgênero, por sua vez, ramifica-se em diversas espécies existentes:
- Zebra de Burchell, também conhecida como zebra da savana (Equus quagga);
- Zebra-de-grevy, ou zebra-do-deserto (Equus grevyi);
- Zebra-da-montanha (Equus zebra).
Formas mistas, obtido por cruzamento Cavalos selvagens listrados com a mesma forma que os cavalos domésticos são comumente chamados de "zebróides", ou seja, semelhantes a zebras. Os descendentes do cruzamento com burros são chamados de zebréis. Esses herbívoros nômades vivem em grupos que lembram os tradicionais bandos de leões: um garanhão adulto cuida de várias fêmeas e seus filhotes de diferentes idades. Os filhotes são chamados de potros, assim como os bebês dos cavalos.
A estrutura de uma zebra

Crescimento animal determinada pela altura na cernelhaO comprimento de uma zebra adulta pode atingir de 120 a 140 cm. Essa aparência magnífica é complementada por uma cauda longa e flexível, com cerca de meio metro de comprimento. O peso de um cavalo selvagem varia dependendo da espécie, bem como da idade e do sexo do animal, sendo os machos ligeiramente maiores. Consequentemente, o peso varia entre 175 e 450 kg.
O padrão formado pelas listras na pele é estritamente individual.Há uma razão para isso: ao nascer, o potro precisa se lembrar da mãe para que, em breve, possa segui-la apenas. Normalmente, a mãe protege o potro do resto da manada por um tempo, permitindo que ele estude o padrão em seu corpo. Como a pele do animal é lisa, as linhas caóticas formadas pela cor às vezes lembram um desenho feito à mão para o olho humano. As zebras têm uma crina curta e rígida, que lembra apenas vagamente a de um cavalo.
Qual é a diferença?
Embora para um olhar destreinado toda a população pareça idêntica, a aparência dos animais varia dependendo de onde o cavalo selvagem vive.
Coloração típica, listras pretas e brancasA plumagem das zebras varia de norte a sul: as zebras do norte exibem longas listras pretas, especialmente visíveis ao longo da crista da montanha, enquanto as zebras do sul mantêm uma camuflagem acastanhada com listras curtas e irregulares.
Resposta à pergunta, De que cor são as zebras?A definição não parece inequívoca. No entanto, ela existe. Listras brancas formam um padrão sobre um pelo preto — portanto, o cavalo africano é preto, exceto pelas próprias listras brancas. Na parte frontal do corpo, as listras são verticais e depois inclinam-se gradualmente, enquanto as patas da zebra apresentam um padrão horizontal.
Por que uma zebra precisa de um traje listrado?
Alguns cientistas acreditam que todos os ancestrais dos cavalos modernos Antigamente, eram decoradas com listras. Durante muito tempo, os biólogos especularam sobre a função dessas listras nos herbívoros.
hipótese de camuflagem do predador

No entanto os principais caçadores da savana — leões, ou melhor, leoas. Se a camuflagem fosse útil no habitat das zebras, algumas leoas certamente teriam que se tornar vegetarianas. Mas não é o caso: os grandes felinos são excelentes caçadores, e tais peculiaridades da natureza claramente não são suficientes para confundi-los.
hipótese de defesa dos insetos
Observações posteriores levaram os cientistas a acreditar que As listras têm, na verdade, uma função de camuflagem.Mas seu propósito não é proteger contra predadores. Os ungulados da savana têm inimigos tão perigosos quanto os predadores: os insetos. Moscas que picam, além de suas picadas irritantes, podem incomodar os herbívoros infectando-os com uma febre perigosa. Por exemplo, o gado em climas temperados não possui coloração protetora e é literalmente atacado por nuvens de mutucas durante o tempo quente. Portanto, é justamente graças às suas listras características que alguns animais evitam certos insetos.
Onde você pode encontrar o animal?
A distribuição geográfica de todas as espécies atualmente existentes estão localizadas na imensidão da África.:
A zebra-de-Burchell vive exclusivamente no sul e leste do continente africano.
- A zebra-de-grévy habita as estepes áridas e savanas arbustivas da Etiópia e do norte do Quênia, bem como da Somália. Próximo aos limites sul de sua distribuição geográfica, a zebra-de-grévy compartilha pastagens com a zebra-de-burchell.
- A zebra-da-montanha, caracterizada pelo seu nariz avermelhado, é nativa de uma região do sudoeste da África, delimitada por duas regiões montanhosas e dominada por paisagens de estepe. Um pequeno número de indivíduos vive em reservas e zoológicos. Apesar das semelhanças superficiais, os caminhos evolutivos dos ramos sobreviventes do subgênero divergiram há tanto tempo que o cruzamento entre as duas espécies é extremamente difícil.
Hábitos e características
Os ungulados selvagens são indisciplinados e não pode ser domadoO sentido mais desenvolvido do animal é o olfato, o que lhe permite detectar sinais de perigo com bastante antecedência: por exemplo, o leve cheiro de um leão levado pelo vento faz com que toda a manada fuja como se estivesse sob comando. Devido à sua visão deficiente, nem sempre conseguem reconhecer uma ameaça a tempo. Na natureza, a curiosidade, que leva os animais a locais potencialmente perigosos, é muitas vezes a sua ruína.
Muitas vezes A manada coopera com manadas de outros ungulados.Por exemplo, os gnus. Além disso, os cavalos selvagens africanos podem tirar proveito da capacidade de observação das avestruzes. Esse fenômeno é compreensível: quanto maior o rebanho, maior a sensação de segurança de cada indivíduo. A cooperação tem vantagens óbvias: os ungulados usam seu olfato altamente desenvolvido, enquanto as avestruzes têm visão de longo alcance, bastante auxiliada pela visão proporcionada por seus pescoços longos. Embora essas adaptações ambientais não tornem as zebras presas mais difíceis do que antílopes com chifres ou búfalos pesados, elas aumentam significativamente suas chances de sobrevivência: alguns indivíduos vivem até quase 30 anos.
A zebra-de-Burchell vive exclusivamente no sul e leste do continente africano.

