Essa pergunta pode parecer estranha, mas ambas as espécies de fato já se encontraram nas ilhas da Malásia e na costa norte da Austrália. A questão de qual é a mais forte é melhor discutida usando o exemplo do tubarão-branco e do crocodilo-de-água-salgada, que se encontraram repetidamente na natureza.
Do que é capaz um tubarão?
Para entender qual é o mais forte, vamos examinar as características e capacidades do tubarão-branco. O comprimento recorde para um tubarão-branco é de 6 metros, e o peso registrado é de aproximadamente 2.000 kg. O peso médio é de aproximadamente 1.000 kg, com um comprimento de cerca de 4,5 metros. A força da mordida de um tubarão pode atingir 1800 kg/cm².2.
Os encontros com tubarões resultam na morte de aproximadamente 15 pessoas por ano.
Como os tubarões se alimentam principalmente de pequenos peixes e vida marinha, eles não estão acostumados a grandes presas que oferecem resistência, portanto, o tubarão ataca relativamente devagar e é incapaz de segurar uma presa que oferece resistência por muito tempo.
Do que é capaz um crocodilo?

Os crocodilos de água salgada exibem altos níveis de intolerância e agressividade quando seu território é invadido.
O tamanho máximo registrado para um crocodilo-de-água-salgada é de 6 m e seu peso aproximado é de 1.500 kg. Portanto, esses parâmetros são aproximadamente os mesmos para todos os animais. Além disso, a força da mordida do crocodilo, que foi registrada, foi superior a 2000 kg/cm².2. Assim, nesse aspecto, o crocodilo mostrou-se significativamente mais forte.
Todos os anos, cerca de 2.500 pessoas morrem vítimas de crocodilos.
Quem é mais forte?

A experiência superior em combate, as táticas e o armamento fazem do crocodilo-de-água-salgada um adversário difícil para o grande tubarão-branco.
É praticamente impossível repelir o ataque predatório de um crocodilo. Ele supera um tubarão nos seguintes aspectos:
- O ataque é mais rápido. Os crocodilos estão acostumados a presas grandes, resistentes e velozes, e suas mandíbulas são poderosas e resistentes o suficiente para segurar a presa por um longo tempo.
- A reação é muito mais rápida. Os crocodilos possuem um campo de visão de 270°, uma coluna vertebral poderosa e curvada, e receptores sensoriais, características pouco desenvolvidas nos tubarões.
- Maior capacidade de manobra. Os músculos do crocodilo são os mais bem adaptados às condições aquáticas, enquanto os músculos do tubarão são muito primitivos.
- Os dentes são maiores. Elas chegam a ter 10 cm de comprimento, são mais grossas e mais poderosas do que as presas de cinco centímetros de um tubarão.
A probabilidade de um ser humano sobreviver a um ataque de tubarão é estimada em 86%, enquanto que para um crocodilo essa probabilidade é de apenas 32%.
Quando um crocodilo de água salgada e um grande tubarão branco se encontram, este último estará claramente em apuros, pois o crocodilo é significativamente mais forte.


