Os gatos podem sofrer de hepatite tóxica e viral. Essa doença é crônica e leva à morte das células do fígado. Com o tempo, a função hepática fica comprometida, resultando em diversos sintomas característicos e, por fim, na morte. A detecção e o tratamento precoces podem ajudar a prolongar a vida do seu animal de estimação.
As membranas mucosas da pele ficam manchadas de amarelo.
A disfunção hepática leva ao aumento dos níveis de bilirrubina no sangue. Isso faz com que as membranas mucosas e a pele adquiram uma coloração amarelada característica. Essa coloração é especialmente perceptível ao redor dos lábios, gengivas, pálpebras e interior das orelhas.
É difícil examinar a parte branca dos olhos dos gatos, mas eles também ficam amarelados. Essa coloração amarelada característica costuma aparecer nos estágios finais da hepatite, quando já existem alterações cirróticas significativas no fígado.
Falta de apetite
A diminuição do apetite pode indicar o desenvolvimento de hepatite em um gato. O animal pode recusar alimentos que antes lhe eram favoritos. A recusa completa em comer também é possível. Uma alteração no apetite também pode indicar o desenvolvimento de hepatite.
Um animal doente começa a demonstrar interesse por alimentos que antes rejeitava. Em casos raros, a predileção por objetos não comestíveis pode indicar hepatite em gatos. O animal pode mastigar cal, móveis, areia higiênica, etc. O gato pode até começar a lamber recipientes contendo produtos de limpeza. Essa aversão alimentar frequentemente leva a intoxicações graves se os donos negligenciarem a supervisão do animal e a proteção contra substâncias perigosas.
A urina escurece
Gatos com hepatite produzem bile em excesso. Além disso, os processos de desintoxicação do sangue ficam comprometidos. Isso faz com que a urina adquira uma coloração escura característica. Podem aparecer flocos. Em casos raros, podem surgir traços de sangue e pus, que também tingem a urina.
O animal está exausto.
A disfunção hepática e a perda de apetite podem levar à rápida perda de peso e emagrecimento. Mesmo que um gato esteja se alimentando bem e mantendo o apetite, ele perderá peso rapidamente. Nos estágios finais da hepatite, desenvolve-se caquexia.
O gato apresenta temperatura corporal elevada.
O aumento da temperatura corporal em gatos geralmente é observado apenas em casos de hepatite infecciosa. Em casos de doença leve a moderada ou hepatite tóxica, nenhuma alteração de temperatura pode ser observada.



