
O que pode causar diarreia?
Diarreia frequentemente é consequência de uma ampla variedade de anormalidades no funcionamento do corpo.As principais causas da diarreia podem ser as seguintes patologias:
- Presença de infecções intestinais e parasitas no organismo (disenteria, salmonelose, ascaridíase, rotavírus).
- Abordagem incorreta à nutrição (consumo de produtos incompatíveis).
- Presença de alergias alimentares (intolerância a certos alimentos).
- Níveis insuficientes de vitaminas K, F, B2 e riboflavina no corpo humano.
- Uso de laxantes.
Presença de doenças crônicas do sistema digestivo (gastrite, colite ulcerativa, pancreatite, colecistite, disbiose).
- Possível intoxicação por toxinas e sais de metais pesados.
- A presença de distúrbios metabólicos no organismo.
- Um estado agudo de nervosismo, ansiedade ou medo.
- Início da diarreia durante a viagem.
A diarreia também pode ser acompanhada por sintomas desagradáveis como: Sensação de peso no estômago ou intestinos, inchaço e gases, dor aguda na região pélvica.Em qualquer caso, se a diarreia persistir (mais de 3 dias), o melhor é procurar um gastroenterologista e realizar os exames necessários.
Particularmente alarmante é a ocorrência espontânea e frequente de diarreia (várias vezes por semana). Além disso, a diarreia desaparece sozinha e pode alternar com constipação e vice-versa. Isso pode indicar uma infestação parasitária, como por helmintos.
Métodos de infecção por helmintos
Infestação por helmintos é um problema bastante comum entre a populaçãoE o mais perigoso é a ausência de sintomas óbvios da presença do parasita. A doença pode permanecer latente por anos, sem se manifestar de qualquer forma. E muitas vezes se disfarça de patologias hepáticas ou doenças gastrointestinais.
Existem diversas vias pelas quais os vermes entram no corpo humano. Estas incluem:
Infecção por parasitas através de água não tratada e solo.
- Método de transmissão por contato.
- Ao consumir alimentos que não foram totalmente cozidos.
- Infecção causada por picadas de moscas e outros insetos.
A via de infecção mais comum é a fecal-oral. Isso ocorre quando os ovos do parasita entram no corpo através de alimentos ou água. Os alimentos nem sempre são cozidos.
Às vezes, você pode contrair o parasita através do contato com o solo ou a areia. Após trabalhar no solo, é essencial lavar as mãos e limpar as unhas.Basta lavar as frutas e os legumes em água corrente e depois escaldá-los em água fervente.
Animais de estimação que vagueiam ao ar livre também podem ser portadores de parasitas, pois podem trazer a infecção para dentro de casa nas patas e na pelagem. A prevenção de vermes deve ser realizada tanto para os animais quanto para seus donos. Pelo menos uma vez a cada seis meses. As moscas também são uma preocupação, pois esses insetos frequentam os lugares mais sujos: banheiros públicos, lixões e pastagens. Elas usam facilmente suas patas e asas para transportar parasitas até os alimentos, voando para dentro das casas.

A água também pode ser um habitat para parasitas. Especialmente Isso se aplica a reservatórios e poços.A água de poço deve ser filtrada com um filtro antimicrobiano especial ou fervida abundantemente. A infecção por vermes também pode ocorrer ao nadar em águas contaminadas ou por ingestão acidental.
Como a helmintíase se manifesta em humanos?
A infestação por vermes apresenta vários estágios. A forma aguda geralmente é acompanhada de febre, inchaço da pele, ligeiro aumento dos gânglios linfáticos e diarreia aguda. Os exames de sangue podem revelar baixos níveis de proteína ou alterações na composição proteica, bem como altos níveis de imunoglobulina.
A forma crônica pode não apresentar manifestações visíveis.Como os parasitas podem se disfarçar, especialmente se houver apenas um no corpo, com o tempo, à medida que se multiplicam, os vermes podem causar exaustão e obstrução anal.
Um corpo infestado por vermes é suscetível à disfunção de todos os órgãos, pois esses parasitas causam destruição tecidual, o que facilita a entrada de diversas infecções. Além disso, os parasitas secretam toxinas que envenenam o organismo. A intoxicação pode se manifestar por perda de apetite, náuseas e fraqueza.

Os vermes não afetam apenas os intestinos, mas também vários tecidos e músculos.As articulações são consideradas o habitat preferido dos parasitas. É por isso que as pessoas frequentemente sentem dores articulares.
O sistema imunológico entra em uma batalha feroz contra microrganismos estranhos, como evidenciado pelo aumento da imunoglobulina F no sangue, o que causa uma reação alérgica.
Muito frequentemente Os vermes podem ser a causa da dermatite atópica.Erupções cutâneas, eczema e urticária. Até mesmo problemas de pele como acne, manchas da idade e furúnculos podem ser causados por toxicidade gastrointestinal.
O mais Uma forma grave de intoxicação parasitária pode causar anemia.Essa condição pode ser causada por vermes que se alimentam de sangue. Nesse caso, o hospedeiro infectado apresenta perda de apetite e um declínio acentuado na saúde, levando à perda de peso.
As toxinas podem não apenas irritar o trato gastrointestinal, mas também afetam o funcionamento do sistema nervoso centralIsso pode levar à ansiedade, depressão e vários distúrbios nervosos. A ansiedade é particularmente intensa à noite, e o ranger de dentes é observado em crianças.
Como se livrar de helmintos?

Todos os medicamentos são divididos em determinados grupos:
- Medicamentos antinematóides. Este tipo de medicamento é eficaz contra lombrigas e parasitas causadores de helmintíases extraintestinais.
- Medicamentos anticestódeos. Esses medicamentos matam platelmintos e outros patógenos extraintestinais.
- Medicamentos antitrematódeos. Esses medicamentos são eficazes contra todos os tipos de parasitas trematódeos.
Vale lembrar que Antes de começar a eliminar os vermes, é necessário fazer os exames necessários e consultar um especialista. referente à escolha de um remédio eficaz para o tratamento da helmintíase.
Presença de doenças crônicas do sistema digestivo (gastrite, colite ulcerativa, pancreatite, colecistite, disbiose).
Infecção por parasitas através de água não tratada e solo.

