Todo dono deve ficar atento à tosse do seu cachorro. Ela geralmente está associada a certos problemas de saúde ou às condições de vida do animal. Em qualquer caso, é importante identificar prontamente a causa da tosse e tratá-la.
Alergia
A reação natural de um cão a um alérgeno é a tosse. Fatores negativos como poeira e pólen irritam o sistema respiratório do animal e desencadeiam a tosse. Certos alimentos ou medicamentos também podem atuar como alérgenos.
Em caso de alergia, além da tosse, o animal também apresentará outros sintomas:
- vermelhidão em algumas áreas do corpo;
- Secreção mucosa pelo nariz e pelos olhos;
- vermelhidão nos olhos;
- Comportamento inquieto;
- coceira na pele;
- salivação profusa;
- fezes soltas.
Caso ocorra tosse alérgica, o animal deve ser mantido afastado do possível alérgeno. Além disso, um anti-histamínico deve ser administrado conforme prescrição do veterinário.
Superaquecimento ou hipotermia
Oscilações de temperatura, sejam extremas ou muito intensas, também podem desencadear tosse em cães. A irritação térmica causada pela hipotermia geralmente se manifesta com tremores e espirros, enquanto o superaquecimento se caracteriza por tosse, letargia, apatia e recusa alimentar. Se a tosse for causada por hipotermia, o animal deve ser colocado em um ambiente aquecido, coberto com um cobertor e ter água morna à disposição. Em caso de superaquecimento, ofereça água fria para o animal beber. Se possível, recomenda-se um banho frio.
Irritação nasal causada pelo ar e pelo odor
A irritação química do trato respiratório causada por odores fortes, como fumaça de tabaco, produtos químicos domésticos, etc., pode provocar tosse em animais de estimação. Essa é a resposta protetora do organismo a fatores irritantes.
Quando as membranas mucosas estão irritadas, o cão não só desenvolve tosse, como também apresenta uma série de outros sintomas:
- vermelhidão nos olhos;
- inchaço;
- lacrimejamento;
- Comportamento inquieto;
- choramingando.
Os primeiros socorros, neste caso, envolvem a eliminação de quaisquer irritantes do trato respiratório. O cão deve ser levado para um local com ar fresco e a área onde ele permanece deve ser bem ventilada.
Doenças infecciosas do trato respiratório superior
A tosse em cães é, na maioria das vezes, um sintoma de infecções do trato respiratório superior, como resfriados, bronquite, laringite e pneumonia. Essa é a causa mais grave de tosse e, se não tratada, pode ter sérias consequências.
Os sintomas associados que indicam a doença são os seguintes:
- aumento da temperatura corporal;
- escarro com coloração amarelada;
- tosse seca que se transforma em tosse produtiva;
- Escarro "ferrugem" em caso de pneumonia;
- recusa em comer;
- incapacidade de latir devido à rouquidão;
- apatia;
- fraqueza muscular;
- sono inquieto.
Doenças inflamatórias do trato respiratório requerem consulta imediata com um veterinário e tratamento completo conforme prescrito.



