Caspa em cães: causas e tratamento

A caspa em cães é um sintoma de doença.A caspa em cães não é apenas um problema estético; ela também pode representar uma ameaça à saúde geral do seu animal de estimação. A caspa é causada pela morte celular acelerada, o que pode indicar problemas de saúde graves. Se você notar que seu animal de estimação está perdendo caspa, não corra para a loja para comprar um xampu anticaspa.

Primeiro, você precisa entrar em contato com um especialista que determinará por que seu cachorro tem caspa nas costas e em outras partes do corpo.

Não é recomendável dar banho no seu cachorro imediatamente antes da consulta com o veterinário. O ideal é fazer isso na noite anterior.

Causas da caspa em cães

O processo acelerado de morte celular na camada superior da epiderme pode ocorrer pelos seguintes motivos:

  • A caspa em cães pode e deve ser tratada.muda;
  • situações estressantes;
  • dieta desequilibrada;
  • distúrbios hormonais;
  • diversas doenças (por exemplo, parasitárias);
  • alergia alimentar.

mudaDurante esse período, muitos animais de estimação apresentam caspa, mas apenas em pequenas quantidades e em áreas específicas do corpo. No entanto, o animal sente desconforto em qualquer caso. Normalmente, o problema se resolve logo após o término da muda, juntamente com a coceira e a melhora geral da pelagem. O processo de muda é particularmente perceptível em cães da raça Spitz.

Pele seca — uma das causas mais comuns de caspa. A pele seca pode ser causada por mudanças de temperatura (por exemplo, o início da temporada de aquecimento). Nesse caso, não há necessidade de tratamentos especiais; um umidificador, escovação regular e hidratação com produtos específicos são suficientes. A hidratação da pele promove a regeneração adequada e a escovação é excelente para regular a circulação sanguínea.

O tratamento da caspa em cães deve ser feito preferencialmente após consulta com um especialista.Dieta desequilibrada Uma dieta desequilibrada, diversas alergias alimentares e intoxicações também podem contribuir para o surgimento da caspa. Os cães são muito sensíveis à alimentação e, se a dieta do seu animal de estimação consiste em ração seca barata, isso é algo a se considerar. Nesse caso, a caspa pode ser um sinal de reação alérgica.

Com mais frequência As alergias em cães são causadas pelos seguintes produtos:Alimentos como soja, ovos de galinha, aves (exceto peru), leite e laticínios podem causar reações alérgicas. Além disso, o consumo de alimentos salgados e defumados, temperos e doces também pode desencadear reações alérgicas. Esses alimentos são geralmente contraindicados para animais.

É necessário mudar a dieta do cachorro e dar-lhe apenas água fervida para beber.

Presença de parasitasPulgas, ácaros e outros parasitas também contribuem para a caspa em cães. As picadas desses insetos causam coceira intensa, extremamente desconfortável para o animal, que acaba se arranhando e pode abrigar diversas bactérias. Os ácaros (Cheyletiella) infestam a pelagem do cão, causando infecção por Cheyletiella.

Outro nome para a doença é "caspa errante". Esses insetos se assemelham a pequenas escamas branco-amareladas, com aproximadamente 0,5 cm de tamanho. Os parasitas se alimentam do fluido tecidual e da linfa dos animais. A atividade dos ácaros causa inflamação superficial da pele e queda de pelos.

Caspa e coceira em cães podem ser sinais de doença.situações estressantes Também pode causar caspa. Nesse caso, eliminar a fonte de estresse ajudará e, assim que o estado psicológico do animal retornar ao normal, a caspa desaparecerá.

Desequilíbrio hormonalO equilíbrio normal das substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas de um cão promove o funcionamento estável de todos os processos vitais. A deficiência ou, inversamente, o excesso de um determinado hormônio causa desequilíbrio hormonal, levando a diversos problemas de saúde.

DoençasA caspa pode sinalizar o início de uma condição médica, como dermatite, eczema, diabetes ou desequilíbrios hormonais.

Tratamento para caspa em cães

A caspa em si não é uma doença; é apenas um sinal de certos problemas no organismo do seu cão. Um veterinário pode determinar a causa da descamação e prescrever o tratamento adequado.

Se o aparecimento de escamas for causado por uma dieta desequilibrada, recomenda-se rever a alimentação do animal de estimação e Pare de alimentar com ração de baixa qualidade e alimente Classe econômica. O ideal é oferecer ao seu amigo peludo alimentos naturais ricos em vitamina A. Isso ajudará a aliviar qualquer processo inflamatório na pele do cão e, em 3 a 4 semanas, todos os efeitos adversos desaparecerão.

A caspa na pelagem do cachorro é muito visível após a escovação.Caspa causada por estresse ou queda de cabelo. Não é necessário nenhum tratamento. O problema se resolverá sozinho com o tempo. Nesse caso, basta fornecer ao seu animal de estimação os cuidados adequados, banhá-lo e escová-lo regularmente, e tentar minimizar situações estressantes.

Se o problema for causado por um desequilíbrio hormonal ou doença, o tratamento será prescrito por um veterinário.

Caso sejam encontrados parasitas, é necessário tratar minuciosamente a casinha, os tapetes e a cama do animal de estimação, bem como os seus próprios pertences - afinal Insetos parasitas podem sobreviver sem um "hospedeiro" por até 10 dias.Todos os pentes e escovas devem ser tratados ou descartados. O cão deve ser banhado diariamente com xampus antiparasitários específicos.

Quais produtos devem ser usados ​​para eliminar a caspa?

Caso sejam detectadas escamas, o médico poderá recomendar os seguintes tratamentos:

  • Pare a coceira;
  • fortaleza;
  • Shampoo médico;
  • linha de frente.

O shampoo Doctor é usado para doenças de pele (seborreia, demodicose, dermatite bacteriana). A ação do xampu é suprimir os processos inflamatórios.Elimina odores desagradáveis, normaliza a produção de sebo e elimina a caspa. O uso deste shampoo aliviará a coceira constante do seu animal de estimação.

A foto mostra uma área problemática em um cachorro - possivelmente apenas caspa comum.Para cães com tendência a problemas de pele, foi desenvolvido um shampoo especial chamado "Doctor", com alcatrão de bétula. Ele não irrita a pele e é completamente hipoalergênico. O shampoo é adequado para uso regular.

Foram demonstrados excelentes resultados no combate aos parasitas. "Reduto" das drogasAplique o produto na pele seca do cão, na base do pescoço e entre as omoplatas. Não esfregue! O produto é facilmente absorvido. A dosagem é determinada com base no peso corporal do cão.

O equivalente a "Stronghold" é o spray "Frontline".O Frontline também ajuda a livrar seu animal de estimação de ácaros e pulgas. Além disso, o produto pode ser usado como medida preventiva. Frontline é completamente seguro para o seu animal de estimação.

Se for encontrada caspa na pelagem do animal e for observada coceira, Seu veterinário pode recomendar o uso de um spray para aliviar a coceira.Este produto alivia a irritação da pele e elimina a dor em cães. Após o uso de "Stop-Itch", o cão para de se coçar.

No entanto, você não deve escolher um produto por conta própria; o ideal é consultar um especialista. A caspa pode ser causada por um problema médico sério, e o uso de cosméticos não resolverá o problema, podendo até agravá-lo.

Prevenção

Para evitar que seu animal de estimação desenvolva problemas associados à morte acelerada das células epidérmicas, é necessário seguir algumas regras de cuidado:

  • A inspeção regular permite a detecção e eliminação oportuna de parasitas.
  • Uma dieta equilibrada. A dieta do seu animal de estimação deve incluir alimentos naturais e ração seca de alta qualidade, além de vitaminas e minerais. A água para beber deve ser filtrada ou fervida.
  • Ao pentear o cabelo, o uso frequente de escovas duras (escovas de cerdas macias) não é permitido.
  • Tente proteger seu animal de estimação de todos os tipos de situações estressantes.

Assim, tendo identificado a causa da caspa em um cão e Ao entrar em contato com a clínica a tempo, você pode ajudar a si mesmo e ao seu animal de estimação a evitar muitos problemas., associado ao desconforto do cão e ao desenvolvimento de quaisquer doenças.

Comentários