Pediculose: sintomas, tratamento e prevenção

A pediculose é uma infecção parasitária do couro cabeludo, que se manifesta pela presença de piolhos. Com uma higiene pessoal adequada, o risco de infecção é baixo. No entanto, como todos vivemos em sociedade e estamos constantemente em contato com outras pessoas, é importante conhecer os sinais da pediculose e como tratá-la. Isso ajudará a identificar e tratar os piolhos precocemente.

Sinais de pediculose

Existem diferentes tipos de piolhos: piolhos do corpo, piolhos pubianos e piolhos da cabeça. Os piolhos da cabeça são os mais comuns e vivem no couro cabeludo. Assim que você suspeitar de uma infestação capilar, o tratamento deve começar imediatamente. Eles serão muito mais difíceis de controlar posteriormente, pois se multiplicam muito rapidamente.

Tipos de piolhos e seu ciclo de desenvolvimento

Existem três tipos de piolhos: piolhos de cabeça, piolhos do corpo e piolhos pubianos.

Como reconhecer a presença de piolhos

Você deve prestar atenção aos seguintes sinais:

  • Sinto coceira constante na cabeça, mesmo lavando-a regularmente;
  • Pequenos pontos vermelhos, semelhantes a uma erupção cutânea, aparecem na pele nos locais das picadas;
  • Ao pentear, encontram-se insetos estranhos entre os dentes do pente.
Uma imagem em close-up de uma larva de piolho em um pente.

O espécime jovem apresenta uma coloração relativamente clara, que escurece com o tempo.

Se você notar algum desses sinais, deve examinar bem o seu couro cabeludo. Os piolhos são criaturas muito pequenas, o que dificulta detectá-los no cabelo. Além disso, se pressentirem perigo, podem desaparecer rapidamente, escondendo-se entre os fios. Para detectá-los, você precisará de um pente fino, boa iluminação e uma lupa. Se precisar verificar se há piolhos e lêndeas em si mesmo, não conseguirá fazer isso sozinho; precisará de ajuda.

Se você tem cabelo grosso, certifique-se de soltá-lo e penteá-lo. Separe pequenas mechas com um pente e examine o couro cabeludo com uma lupa, procurando por feridas ou pelos próprios piolhos. Além dos piolhos adultos, que devem ser eliminados imediatamente, você pode ver pequenos pontos claros semelhantes à caspa. Se você tentar remover esses flocos com uma escova, eles permanecerão. Esses são ovos de piolho encapsulados — lêndeas — que eventualmente se transformarão em larvas.

As lêndeas têm a aparência de gotículas alongadas e esbranquiçadas. São facilmente visíveis em cabelos escuros devido à sua cor clara. São difíceis de remover devido a uma substância adesiva especial que garante sua forte aderência.

piolhos, lêndeas e caspa

As lêndeas diferem da caspa em tamanho e estrutura.

Cada lêndea é a casca que envolve um único ovo de piolho. É minúscula: apenas 0,7 a 0,8 mm de comprimento e até 0,4 mm de diâmetro. As lêndeas podem ser inúmeras. A aparência será como se sua cabeça tivesse sido polvilhada com algum tipo de pó. Os ovos de piolho podem estar vivos ou mortos (vazios). Ambos os tipos devem ser removidos. Os piolhos vivos adquirem uma tonalidade azulada quando expostos a um feixe de luz. Os mortos não mudam sua aparência.

Homens com barba e bigode devem verificar a presença de parasitas nessas áreas do rosto.

Após a inspeção, o pente deve ser mergulhado em uma solução de álcool a 70% ou mantido em água fervente para matar quaisquer parasitas presos nele.

Os piolhos não sobrevivem muito tempo longe de seus locais de alimentação. Podem abandonar o hospedeiro, mas logo encontram uma nova vítima. As fêmeas vivem de 30 a 35 dias, enquanto os machos vivem até 15 dias. Em temperaturas de 10 a 20 °C, os adultos podem sobreviver até 10 dias sem se alimentar.

Como diferenciar pediculose de caspa

Para evitar confundir essas duas doenças (e também para distinguir a pediculose da coceira no couro cabeludo causada por outros motivos), você deve prestar atenção ao seguinte:

  1. As partículas de caspa são facilmente removidas do cabelo, mas as lêndeas estão presas por uma substância pegajosa, o que dificulta sua remoção do couro cabeludo.
  2. Ao esmagar uma lêndea entre as unhas, você ouve um estalo característico — é a casca se quebrando. Se fizer o mesmo com caspa, nenhum som será ouvido.
  3. As lêndeas são quase idênticas em tamanho, mas as partículas de caspa podem variar.
  4. A caspa geralmente é branca, enquanto as lêndeas são cinza-claras ou, às vezes, marrons.
  5. A coceira causada pela pediculose é muito mais intensa do que a causada pela caspa.
  6. As picadas de piolho causam feridas, que geralmente se localizam em áreas com pele fina (atrás das orelhas, nas têmporas, etc.), e a vermelhidão causada pela caspa se espalha por toda a superfície do couro cabeludo.
menina com cabelo loiro acinzentado

A tintura de cabelo, especialmente com agentes clareadores agressivos, é uma forma de matar piolhos e lêndeas em adultos.

De onde vêm os piolhos?

Os piolhos podem ser transmitidos de diversas maneiras. Eles não pulam nem voam, mas se movem rapidamente e podem rastejar de uma pessoa para outra. Os pelos nas extremidades das patas permitem que esses parasitas se fixem bem às superfícies e alcancem velocidades de até 23 cm por minuto.

Você pode se infectar com pediculose:

  • em qualquer local público em contato próximo com um portador da doença;
  • através dos pertences de uma pessoa infectada (as larvas podem entrar em contato com as roupas);
  • Ao usar pentes de outras pessoas nos quais lêndeas ou parasitas estejam presos.

Uma vez no couro cabeludo, a fêmea fixa centenas de ovos com casca (lêndeas) aos fios de cabelo usando uma substância especial que ela produz. Em temperaturas médias (36–37 °C), o período de incubação é de 4 a 8 dias; a 23–30 °C, é de 16 dias.

Em temperaturas ambientes abaixo de 22°C e acima de 40°C, o embrião não se desenvolve e a larva não se forma.

Vídeo: Características gerais da pediculose e seu tratamento

Métodos para remover piolhos em casa

Assim que forem detectados piolhos e/ou lêndeas, o tratamento deve começar imediatamente. Em casa, você pode usar remédios farmacêuticos e caseiros.

Medicação

Ao escolher um medicamento para o tratamento da pediculose, você precisa considerar o seguinte:

  • Segurança - o medicamento não causa efeitos colaterais;
  • eficácia - o medicamento mata tanto lêndeas adultas quanto lêndeas jovens;
  • Facilidade de uso - não são necessárias habilidades ou capacidades adicionais;
  • Disponibilidade - preço dentro de limites razoáveis.

Os fabricantes desenvolveram diversos produtos para ajudar no combate aos piolhos:

  1. Xampus antipiolhos. A aplicação é a mesma dos xampus comuns, mas após a formação de espuma, é necessário deixá-los agir nos cabelos pelo tempo especificado nas instruções. Os mais populares são:
    • Pedilin - age tanto em piolhos adultos quanto em lêndeas (não pode ser usado para tratar crianças menores de 2 anos de idade);
    • Parasidosis - vendido completo com um pente para remover as larvas e usado duas vezes ao dia (às vezes causa alergias, não recomendado para o tratamento de crianças menores de 2,5 anos de idade);
    • NOC - mata larvas, lêndeas e piolhos adultos;
    • LiceGuard - o principal ingrediente deste shampoo amolece a secreção pegajosa que prende as lêndeas ao cabelo.
  2. Sprays pediculicidas. Geralmente não contêm inseticidas. Aplique nos cabelos secos até que estejam completamente umedecidos e, em seguida, penteie os cabelos após 30 a 45 minutos usando o pente que acompanha o produto. Os seguintes produtos estão disponíveis em farmácias:
    • Nyuda é usado para tratar piolhos em adultos e crianças com mais de 3 anos de idade;
    • Paranit - tem um bom efeito sobre indivíduos adultos e larvas, mas não destrói lêndeas;
    • Pedikulen Ultra é uma preparação forte à base de óleo de anis; não é recomendado para uso em crianças menores de 5 anos de idade.

Galeria de fotos: Tratamentos farmacêuticos contra piolhos

remédios populares

Além dos tratamentos comerciais contra piolhos, alguns remédios naturais podem ajudar:

  1. Vinagre (pode ser vinagre de mesa ou vinagre de maçã). Use 1 colher de sopa de vinagre a 9% para cada 100 ml de água morna. O vinagre de maçã pode ser diluído com óleo vegetal na proporção de 1:1. Molhe bem o cabelo com a solução, cubra-o com uma touca de banho ou saco plástico e deixe agir por cerca de meia hora. Em seguida, sem enxaguar, penteie o cabelo para remover os piolhos. Enxágue o cabelo com bastante água e lave com xampu (para uma solução mais eficaz, você pode usar um xampu antipiolhos).
  2. Sal de cozinha e vinagre de vinho. Misture três colheres de sopa de sal com um copo de vinagre e 5 gramas de álcool etílico. Aplique gaze embebida na solução resultante nos cabelos lavados e secos. Umedeça a gaze novamente a cada duas horas. Mantenha a compressa durante todo o dia.
  3. Bardana. Despeje água fervente sobre algumas bagas e folhas da planta, deixe em infusão por uma hora e enxágue o cabelo com a mistura resultante duas vezes ao dia. A raiz de elecampane pode ser usada da mesma forma.
  4. Hortelã. Misture duas colheres de sopa de folhas trituradas com um copo de suco de romã. Depois, use como usaria bardana.
  5. Suco de cranberry. Massageie no couro cabeludo por 7 dias.

Os seguintes produtos não são recomendados para uso devido à sua toxicidade:

  • Água de heléboro - contém alcaloides, cuja concentração muito alta pode causar envenenamento;
  • Sabão em pó - pode causar intoxicação grave;
  • Querosene - pode danificar o cabelo e o couro cabeludo, congelar os folículos capilares, etc.

Vídeo: Dicas para usar remédios caseiros contra piolhos

Métodos para remover piolhos com um pente fino.

A remoção de piolhos e lêndeas é feita com um pente fino, começando pela raiz dos cabelos (primeiro, é preciso eliminar os piolhos adultos, já que a fêmea põe de 8 a 10 ovos por dia).

Você pode adquirir dispositivos especificamente projetados para combater piolhos:

  • Pentes mecânicos AntiV (também conhecido como Nit Free), LiceGuard;
  • O pente RobiComb possui uma função de ação elétrica para remover parasitas que ficam presos entre seus dentes.
penteando os piolhos com um pente fino.

Para pentear, você precisa usar um pente com dentes finos.

O procedimento de pentear deve ser realizado corretamente:

  1. Estenda um lençol ou fique em pé sobre a banheira para garantir que nenhum parasita saia vivo.
  2. Retire as roupas até a cintura, pois os piolhos podem entrar em contato com elas durante o procedimento.
  3. Prenda o cabelo em um rabo de cavalo e, soltando mecha por mecha, penteie-o cuidadosamente desde a raiz.
  4. Enxágue o pente em água corrente bem quente ou mergulhe-o em água fervente.
  5. Repita o procedimento de 4 a 10 vezes.

Prevenção

Para evitar a infestação por piolhos, é necessário seguir as regras de higiene pessoal:

  • Lave o cabelo e o corpo inteiro pelo menos uma vez a cada 7 dias;
  • Assim que ficarem sujas, mas pelo menos uma vez por semana, troque a roupa de cama e a roupa íntima;
  • Lavar a roupa, sendo obrigatório passá-la a ferro quente;
  • Penteie e corte o cabelo regularmente;
  • É aconselhável que o cabelo das crianças seja verificado semanalmente para detetar piolhos e lêndeas (inspeção visual);
  • Use apenas seus próprios itens de higiene pessoal, roupas íntimas, roupas e chapéus;
  • Após a compra, certifique-se de lavar e passar as peças com ferro quente.
o processo de lavar o cabelo

Seguir regras básicas de higiene reduz o risco de infestação por piolhos.

Análises de métodos de remoção de piolhos

Usei a loção Pedikulen Ultra. Depois tentei Nuda. Mas esses produtos não eliminaram as lêndeas. Eu as penteava sem parar. E parecia que tudo estava resolvido, mas quando fui visitar minha avó na aldeia, estava passando a mão no cabelo da minha filha por hábito e ENCONTREI UM PIOLHO DE NOVO! E lêndeas novas misturadas com as antigas, agora secas. Os farmacêuticos da aldeia me ofereceram PARA PLUS. E eles estavam certos.

Removemos todos os piolhos do nosso filho em uma semana usando apenas o pente LiceGuard. Eu estava preocupada que não funcionasse porque nosso pequeno tem cabelos muito grossos e cacheados, e o pente era muito fino e apertado. Mas tudo correu bem; a remoção foi fácil e ninguém se machucou. É importante saber como remover piolhos corretamente.

Você deve esfregar óleo de alecrim atrás das orelhas uma vez por dia (eu pulo os sábados porque não temos aula). Também existem xampus com alecrim, mas acho que o cheiro é mais fraco do que o do óleo.

Ao contrário da crença popular, os piolhos não são um problema apenas para pessoas desorganizadas. Todos nós vivemos em comunidades densamente povoadas e podemos ser facilmente infestados. Portanto, é importante tomar medidas preventivas. E se você pegar piolhos, as informações deste artigo ajudarão você a se livrar deles rapidamente.

Comentários