Envenenamento de cães com veneno para ratos: Não precisamos do veneno.

Muitos donos de cães, especialmente os de primeira viagem, acreditam erroneamente que as doenças infecciosas são o principal perigo para seus animais de estimação. Eles acreditam que simplesmente vacinar seus animais adequadamente garantirá que eles estejam seguros ao sair de casa.

Infelizmente, não. O envenenamento é uma aflição bastante comum que afeta cães atualmente. E o veneno para ratos geralmente está no topo da lista. Além disso, seu cão pode ser envenenado não apenas ao ingerir iscas mortais, mas também ao comer um rato ou camundongo envenenado. Isso é especialmente comum em cães que têm o hábito de cavar.

Sintomas de envenenamento

Cão envenenado

Podem aparecer dentro de uma hora ou até mesmo de um dia, dependendo da composição do veneno utilizado:

  • Começa o vômito, que é debilitante.
  • A diarreia desenvolve-se rapidamente, frequentemente com sangue.
  • É evidente que o cão está sentindo fortes dores abdominais.
  • Por vezes ocorre salivação intensa.
  • Um dono atento notará o inchaço característico das pálpebras.
  • Quando envenenados por rodenticidas, os animais têm a coagulação sanguínea interrompida, o que pode levar a hemorragias graves.
  • Se o veneno contiver fosfato de zinco ou ratita, observa-se dano ao sistema nervoso na forma de convulsões.

Visitar uma clínica veterinária é literalmente vital para o seu animal de estimação.

Primeiro socorro

Primeiros socorros para um cão envenenado

Antes de visitar a clínica, você deve fazer o seguinte:

  1. É essencial lavar o estômago do animal com uma solução fraca de permanganato de potássio; isso é feito usando uma seringa sem agulha pela cavidade oral.
  2. Provocar o reflexo de vômito.
  3. Se possível, administre ao cão substâncias absorventes (carvão ativado é bastante adequado) e diuréticos, caso também haja partículas de sangue na urina.

Tratamento e prognóstico

Veneno para ratos

Infelizmente, esse tipo de intoxicação não é tratado rapidamente; a recuperação completa leva de 1 a 1,5 meses. No entanto, com tratamento oportuno em uma clínica veterinária, o prognóstico é favorável; na maioria dos casos, a patologia pode ser superada.

Em alguns casos, um antídoto, geralmente a vitamina K, é suficiente. Vale ressaltar que a vitamina D3 também costuma ser o veneno.

Um criador de cães amador deve saber que qualquer vitamina em doses elevadas representa risco de vida para os animais.

Não existem antídotos veterinários para o fosfato de zinco ou o cianeto em geral, mas esse tipo de envenenamento pode ser tratado com sucesso com diuréticos e anti-inflamatórios. Os cães não são muito sensíveis a esses venenos (ao contrário dos gatos), e a dose de veneno para ratos na isca é calculada para um camundongo, não para um animal relativamente grande.

No entanto, mesmo após uma aparente recuperação, deve-se lembrar que um cão que já foi envenenado torna-se hipersensível à substância e, se envenenado novamente, os sintomas se tornam muito mais graves.

Se você quer proteger seu animal de estimação desse perigo, não o deixe sair para passear sozinho e use sempre focinheira. Infelizmente, casos de envenenamento intencional de animais de estimação estão se tornando mais comuns. Portanto, certifique-se de treinar seu animal de estimação para nunca pegar comida do chão. Isso é difícil de ensinar, mas a saúde do seu cão vale o esforço.

Comentários