Muitas doenças em cães são tratáveis, mas algumas são irreversíveis. Uma delas é a síndrome da disfunção cognitiva, ou demência. Essa síndrome é semelhante à doença de Alzheimer em humanos. Em outras palavras, é uma demência senil. Ela não se desenvolve imediatamente, mas um dono atento deve notar os primeiros sinais.
Desorientação
O cachorro literalmente se perde. Ele vagueia pela casa e por outros lugares familiares. Não consegue contornar uma cadeira, fica preso atrás do sofá, passa um longo tempo procurando uma saída do cômodo ou encara a parede com um olhar perdido. Ações simples como deitar na caminha ou encontrar a tigela de comida se tornam difíceis. O cachorro pode repetir a mesma coisa várias vezes. Ele não se lembra de ter acabado de comer e pede mais comida, ou até mesmo se esquece de comer completamente. O animal fica inquieto, agitado, vagueia sem rumo, choraminga e late sem motivo aparente.
Alterações nos padrões de sono e vigília
Um cão com síndrome de disfunção cognitiva frequentemente fica confuso em relação à hora do dia. Ele pode dormir o dia todo e ficar acordado a noite toda. O sono pode ser agitado e interrompido, levando à insônia ou, ao contrário, a sono constante. Um aumento no tempo de descanso é comum em cães idosos, mas é melhor não ignorar esse sintoma. Ele não indica necessariamente demência; também pode indicar outras condições. Se esse comportamento for incomum, consulte um veterinário.
Comunicação
O cão perde suas habilidades sociais, torna-se relutante em interagir e pode ficar desconfiado das pessoas, esquecendo-se de que as conhece. Ele tenta evitar o contato. Em alguns casos, fica irritado e reage agressivamente, podendo latir ou até morder. Problemas de comunicação surgem tanto com pessoas quanto com outros animais, incluindo aqueles que vivem na mesma casa. O amigo de quatro patas para de responder ao seu nome, não responde à voz do dono e não cumprimenta os membros da família na porta. Em alguns casos, prefere ficar sozinho.
O cachorro começou a defecar dentro de casa.
Um animal de estimação limpo, que era treinado para fazer as necessidades no lugar certo e não defecava dentro de casa, teve seu comportamento alterado drasticamente. O cão pode simplesmente esquecer de pedir para sair ou pode nem mesmo perceber que está fazendo suas necessidades. Alguns cães procuram deliberadamente pela casa um local adequado para fazer as necessidades porque não se lembram onde deveriam ir. Antes de considerar isso um sinal de demência, infecções e outras doenças com sintomas semelhantes devem ser descartadas. Para isso, leve seu animal de estimação ao veterinário.
Diminuição da atividade
O cão torna-se passivo e apático, não obedece a comandos familiares e perde o interesse pelo mundo ao seu redor. O animal deixa de gostar de passeios, recusa-se a correr ou brincar e não reage a demonstrações de afeto. O cão é incapaz de aprender coisas novas e seu olhar parece vazio e ausente. Se o cão era anteriormente ativo e alerta, a diferença será imediatamente perceptível. É possível que seu animal de estimação tenha um problema de saúde não relacionado à demência. Em qualquer caso, é importante levá-lo ao veterinário.
Um dono atencioso e cuidadoso perceberá sinais de síndrome de disfunção cognitiva em seu animal de estimação. Infelizmente, a condição é incurável, mas existem maneiras de retardá-la e aliviar os sintomas. Um veterinário pode ajudar. Não se esqueça de manter o cérebro do seu cão saudável brincando com ele, levando-o para passear regularmente, ensinando-o coisas novas e oferecendo uma dieta balanceada.



