A dermatofitose felina (microsporia) é uma doença fúngica perigosa para praticamente todas as espécies animais, incluindo os humanos. Gatos que têm acesso ao exterior são particularmente suscetíveis. Os donos devem reconhecer os primeiros sinais de alerta e tomar as medidas adequadas.
queda de cabelo
Os gatos trocam de pelo periodicamente, e isso é normal. No entanto, se a queda de pelos começar em excesso fora da época de muda, o dono deve ficar atento. Em algumas áreas, os pelos podem cair em tufos.
falhas no couro cabeludo
Existem muitas doenças de pele que podem causar falhas no couro cabeludo. Dermatites e alergias também podem causar calvície e inflamação localizada. No entanto, existem vários sinais típicos que podem ajudar a diferenciar a micose de outras doenças:
- Se o animal realmente contraiu dermatofitose (micose), as áreas sem pelos terão bordas bem definidas e formato regular.
- No caso do líquen, não há sinais óbvios de inchaço no local da lesão, ao contrário do que ocorre com a mesma alergia.
O gato se coça com frequência.
Existem vários tipos de líquen, sendo a dermatofitose (micose) a mais comum em gatos. A microsporia caracteriza-se por coceira moderada. Se um gato tiver líquen plano ou líquen róseo, a coceira pode ser bastante intensa.
Como é diagnosticada a micose em clínicas veterinárias?
Para evitar ter que adivinhar qual doença seu gato contraiu, o melhor é entrar em contato com um especialista competente em uma clínica veterinária.
O método mais comum para diagnosticar microsporia em clínicas é uma lâmpada ultravioleta especial, também conhecida como lâmpada de Wood. Se o seu animal de estimação tiver micose, as áreas afetadas apresentarão uma coloração verde característica quando examinadas sob a lâmpada. No entanto, esse teste não fornece um resultado totalmente preciso, sendo melhor utilizar métodos mais detalhados.
Um dos métodos mais precisos é a cultura em meios especiais. Para isso, coleta-se uma amostra por raspagem da área afetada.
Um microscópio também pode detectar esporos de fungos em amostras de pelo retiradas de um animal doente. A detecção de esporos é suficiente para um diagnóstico correto.
A microsporia é uma doença grave e de fácil transmissão entre humanos. Crianças são especialmente vulneráveis. A automedicação é estritamente proibida.



