
Contente
Tinha: descrição da doença, sintomas
A micose se espalha facilmente e muito difícil de tratarOs esporos de fungos são muito resistentes e podem sobreviver por muito tempo em diversas superfícies. Embora se acredite que a micose afete apenas animais de rua, isso não é verdade — ela também é comum em animais de estimação. As infecções são transmitidas principalmente por roedores ou pelo contato com gatos de rua.
O agente causador da dermatofitose felina é resistente a desinfetantes e detergentes. Gatos famintos, gatos doentes com sistema imunológico enfraquecido e animais infectados por vermes apresentam maior risco de contrair dermatofitose.
Sintomas de dermatofitose em gatos

O período de incubação da doença pode durar de 7 dias a três meses, dependendo da força da imunidade do gato.
Os sintomas podem incluir o seguinte:
- A pelagem do gato fica emaranhada e oleosa;
- Observam-se infecções fúngicas nas garras.
- As garras ficam deformadas e crescem de forma anormal;
- queda de cabelo nas áreas afetadas;
- o aparecimento de caspa.
Em estágios avançados da doença, o gato dorme muito, recusa-se a comer, fica quase inativo e não responde ao seu nome. Gradualmente, a infecção se espalha e os esporos do fungo invadem novas áreas do corpo. A cabeça, a cauda e o pescoço são as áreas mais comumente afetadas.
Para iniciar o tratamento de uma doença tão perigosa em tempo hábil, é necessário saber exatamente como a micose se manifesta em gatos. Se você tem um gato doente em seu apartamento, é melhor que ele seja examinado por um veterinário. designar um lugar especial, onde ele se alimentará e passará a maior parte do tempo. Evite dar banho no seu animal de estimação no banheiro compartilhado ou permitir que ele entre na cozinha ou em outros cômodos, pois a micose é altamente contagiosa e pode se espalhar facilmente para humanos, especialmente crianças pequenas. Limite os movimentos do seu animal de estimação pela casa até que ele esteja completamente recuperado.
Diagnóstico de dermatofitose em gatos

No entanto, esse método apresenta algumas desvantagens:
- Alguns tipos de microrganismos, como os líquenes, podem apresentar fluorescência;
- Nem todos os tipos de fungos liquênicos são capazes de produzir tal reação.
Para um diagnóstico mais preciso da área afetada do corpo. é feita uma raspagemA amostra é colocada em um recipiente com um meio de cultura especial. Se o resultado for positivo, uma colônia de esporos (um aglomerado branco) aparecerá no frasco após 5 a 6 dias. O diagnóstico é confirmado por exame microscópico.
Tinha em gatos: fotos
Muitas pessoas se perguntam: qual é a aparência da micose em gatos?
A dermatofitose em gatos é um grupo de pequenas manchas redondas, onde o pelo caiu completamente. Com o tempo, as manchas tornam-se mais numerosas e maiores. Os esporos do fungo, uma vez que infectam uma área da pele, espalham-se rapidamente, aumentando a área de infecção e a gravidade da doença. A pele na área afetada e ao redor dela fica com aspecto de caspa.
Deve-se dar atenção especial ao tratamento da doença na área da cabeça e do rosto do animal, uma vez que a lesão pode se espalhar para as membranas mucosas, por exemplo, os olhos, levando à cegueira.
Tipos de micose em gatos
A micose é causada principalmente por os seguintes tipos de fungos:
- Microcporum canis;
- Gesso Microcporum;
- Trichophyton.
Todos esses tipos são praticamente indistinguíveis uns dos outros e, portanto, apresentam sintomas semelhantes.
Tratamento para dermatofitose em gatos
O método de tratamento para um animal de estimação infectado com micose é determinado por diversos fatores. Entre eles, a resistência do organismo, o número e o tamanho das áreas afetadas e o estágio de desenvolvimento da doença.
Vacinas
Nos estágios iniciais, o líquen pode ser curado. com a ajuda de preparações especiais:
- Polivak;
- microdermoabrasão;
- Vakderm F.
Os gatos domésticos são vacinados de duas a três vezes, com intervalo de duas semanas entre as doses. Essas mesmas injeções também são recomendadas para fins profiláticos, caso o gato apresente risco de infecção. Por exemplo, se houver vários gatos na casa e um deles estiver com dermatofitose (micose), medicamentos como Fosprenil e Ribotan são utilizados para fortalecer a imunidade do animal.
Pomadas
Se a fase inicial da infecção passou despercebida e a doença se espalhou por quase todo o corpo do gato, o uso de pomadas é inevitávelNesse caso, o médico pode prescrever um dos seguintes medicamentos:
- Sanoderm;
- Pomada de inhame BK;
- Fungo.

Aplique o fungicida nas áreas afetadas com um cotonete uma vez ao dia. O tratamento dura duas semanas.
O YAM BK deve ser aplicado duas vezes ao dia durante 10 dias, ou seja, até que as crostas comecem a se desprender das áreas afetadas e o crescimento do cabelo seja retomado.
Também se mostrou eficaz. Pomada SanodermO tratamento dura até um mês. Inicialmente, o medicamento é aplicado duas vezes ao dia até que a condição da pele melhore; posteriormente, o uso pode ser reduzido para uma vez ao dia.
Além dos medicamentos mencionados acima, o miconazol e o tiabendazol podem ser utilizados.
Banhos feitos com cal sulfurosa são bastante eficazes.
Se a doença não estiver muito avançada, a dermatofitose em gatos pode ser tratada em casa. No entanto, antes de usar medicamentos orais, consulte um especialista, pois a maioria apresenta efeitos colaterais.
Medicamentos para uso interno
Casos particularmente complexos da doença exigem tratamento adicional com medicamentos oraisEstas podem ser as seguintes situações:
ineficácia de outros métodos de tratamento;
- O animal de estimação tem pelos muito longos, o que dificulta o uso de medicamentos tópicos;
- estágios avançados da doença, nos quais a área afetada é bastante extensa;
- Infecção fúngica nas garras dos animais.
Dentre os medicamentos orais, o antibiótico antifúngico especial griseofulvina merece destaque. Ele suprime a inflamação e promove a rápida regeneração dos tecidos. O tratamento combinado (griseofulvina e pomada) potencializa a eficácia do medicamento. No entanto, este medicamento apresenta efeitos colaterais. na forma de possível anemia (anemia), portanto, deve-se verificar a contagem de plaquetas no sangue antes de administrar griseofulvina. Deve-se ter cuidado especial ao tratar animais gestantes.
O cetoconazol, um antifúngico sintético administrado duas vezes ao dia, também se mostrou eficaz. A dosagem é determinada pelo porte do animal e calculada na proporção de 5 a 10 mg/kg de peso corporal. O cetoconazol também pode ser administrado uma vez ao dia, mas a dose única deve ser dobrada. Os efeitos colaterais incluem anorexia e diarreia.
O itraconazol é outro medicamento usado para tratar a dermatofitose em gatos. Ao contrário do cetoconazol, este medicamento tem um efeito mais leve. A dosagem é calculada em 10 mg/kg de peso corporal.
Então, a micose é muito uma doença perigosa e contagiosa, que pode afetar não só seus animais de estimação, mas também você e sua família. Portanto, a doença é mais fácil de prevenir tomando as precauções necessárias. Caso a infecção ocorra, você deve consultar imediatamente um especialista e iniciar o tratamento antes que a doença atinja estágios avançados.










ineficácia de outros métodos de tratamento;

