
Todos nós já experimentamos aquela sensação de uma pequena abrasão que nos impede de dormir à noite. Como você pode ver, nossos animais de estimação também costumam sofrer com todos os "desconfortos" dessa condição.
Mas, se você procurar atendimento médico imediato, quaisquer consequências desagradáveis podem ser evitadas. Explicaremos os sintomas dessa doença, discutiremos as opções de tratamento e ajudaremos você a manter seus animais de estimação saudáveis.
Causas de estomatite em gatos

Se por algum motivo isso não puder ser feito, será necessário manter a higiene oralEscovar os dentes, monitorar a alimentação e, periodicamente, por meio de um exame físico, identificar os sintomas dessa doença desagradável e bastante dolorosa. Vejamos suas principais causas, que podem ser divididas em quatro categorias.
- Lesões mecânicas (diversas lesões na cavidade oral - danos causados por objetos pontiagudos, como espinhas de peixe ou tubérculos, gravetos, bem como durante a troca de dentes).
- Térmico (alimentos muito quentes ou, inversamente, muito frios).
- Produtos químicos (produtos químicos domésticos, produtos usados para lavar o gato ou mesmo medicamentos que causam irritação grave da membrana mucosa).
- Biológico (desequilíbrio da microflora na cavidade oral, resultando em danos à membrana mucosa).
É importante levar em consideração que, com a idade, a estomatite em gatos pode se tornar mais comum. consequência da cárie ou depósitos de tártaro. Em qualquer caso, a automedicação e a compra de medicamentos aleatórios na farmácia não são recomendadas; isso pode levar a complicações e custos adicionais.
Existem também vários "sintomas secundários" que são um pouco mais complexos e demoram mais para serem identificados.
- Falta de vitaminas (em particular, vitamina C, PP e a proteína triptofano).
- Desequilíbrio hormonal no organismo do animal, distúrbio metabólico.
- Doenças dos rins, fígado e outros órgãos.
- Diversas reações alérgicas.
- Gastroenterite, diabetes mellitus.
- Diversas doenças infecciosas (cinomose, parvovirose, panleucopenia).
Sintomas de estomatite gangrenosa em gatos
A estomatite em gatos geralmente se manifesta com os seguintes sintomas:
Um dos sintomas mais perceptíveis é o odor desagradável proveniente da boca, o que se explica pela decomposição da saliva, do epitélio descamado e do muco;
- salivação;
- um aumento na temperatura corporal geral;
- sede;
- cautela ao comer ou recusa total em comer;
- Vermelhidão, inchaço da membrana mucosa e aparecimento de uma camada acinzentada sobre ela.
Características da estomatite ulcerativa
Frequentemente, se não detectada precocemente, a estomatite catarral em gatos pode evoluir rapidamente para estomatite ulcerativa. Pequenas úlceras vermelhas aparecem nas gengivas do animal afetado.
Com o tempo, aumentam de tamanho e causam problemas graves para o gato, como dor e perda de dentes. sangramento nas gengivase a incapacidade de comer.
A sede do gato também aumenta, e o odor pútrido da boca se intensifica devido à proliferação de diversas bactérias, fungos e vírus.
A salivação ajuda a aliviar um pouco o sofrimento do animal de estimação, mas É necessário tratamento urgente. Com a ajuda de medicamentos especiais prescritos por um especialista. O próximo estágio da estomatite é ainda mais grave e perigoso para o animal de estimação.
Estomatite gangrenosa

O estado geral do gato piora gradualmente. ocorre perda de pesoO gato fica praticamente imóvel. Um dos tipos mais perigosos de estomatite é a gangrenosa. Aqui estão seus sintomas:
- O cheiro que sai da boca do gato torna-se simplesmente insuportável.
- Os gânglios linfáticos aumentam de tamanho.
- A salivação não para.
- A temperatura corporal geral está elevada.
Se você notar esses sintomas Leve seu gato ao veterinário imediatamente.Caso contrário, as consequências na forma de sepse levarão à morte inevitável do seu animal de estimação!
Tratamento da estomatite gangrenosa

A estomatite ulcerativa pode ser tratada em casa com solução de Lugol misturada com glicerina ou azul de metileno. Pomadas prescritas por um médico também podem ser utilizadas. Se necessário, medicamentos antivirais e antifúngicosMesmo que a causa subjacente não seja bacteriana, os antibióticos ainda são necessários.
As vitaminas também são essenciais para os gatos, mas não curam completamente a estomatite. No entanto, consultar um bom especialista aumenta as chances de recuperação. Com tratamento adequado, oportuno e consistente, seu gato voltará para casa mais cedo e poderá desfrutar da vida.
Embora os tipos catarrais e ulcerativos de estomatite possam ser tratados com medicamentos, a estomatite gangrenosa... requer intervenção cirúrgicaNessa forma avançada, as bactérias podem afetar outros órgãos.
Nesse caso, nem mesmo a intervenção cirúrgica garante que o animal se recuperará completamente e retornará à sua vida normal. Uma dose maciça de antibióticos, cirurgias e um longo período de recuperação o aguardam.
Estomatite em gatinhos e seu tratamento
Gatinhos também correm risco de desenvolver a doença. Deficiência de cálcio, estresse e má nutrição são apenas algumas das causas de estomatite em gatinhos. Um sistema imunológico enfraquecido, cuidados inadequados e a falta de higiene bucal e exames preventivos também podem agravar o quadro.
Ao trocar os dentes, certifique-se de que não haja placa bacteriana, não permita que surjam feridas e Dê cálcio ao seu bebê.Então ele crescerá e se tornará um belo gato macho adulto ou uma gata doce e saudável que viverá uma vida longa e feliz.
Prevenção da estomatite

Escovas e pastas de dente especiais estão disponíveis em lojas de animais. Nunca use pasta de dente humana para escovar os dentes do seu gato! O flúor que ela contém pode ser prejudicial à saúde do animal. Preste bastante atenção à alimentação do seu gato, oferecendo-lhe comida macia em temperatura moderada.
Examine regularmente sua boca para verificar se há algum dano. vacine-seSe você tiver vários gatos, isole-os imediatamente se um deles adoecer! Lembre-se, a estomatite é contagiosa!
A estomatite também é perigosa para humanos. Lave as mãos após cada contato e não deixe seu animal de estimação comer na tigela de comida de outras pessoas. No entanto, há casos em que a doença é difícil de detectar devido a problemas no sistema imunológico ou em problemas estomacais ou intestinais. Tente detectar esses problemas nos estágios iniciais. Administre vitaminas ao seu gato e observe sua aparência.
Um dos sintomas mais perceptíveis é o odor desagradável proveniente da boca, o que se explica pela decomposição da saliva, do epitélio descamado e do muco;

