A surdez em animais pode ser causada por doenças (como otite ou ácaros da orelha), lesões (como ruptura do tímpano), distúrbios do sistema nervoso central e distúrbios genéticos. Criadores precisam saber como identificar se um gato é surdo. A surdez congênita é mais fácil de detectar do que a surdez progressiva.
Sinais de surdez em um gato
A perda auditiva progressiva em gatos é compensada pelo seu olfato e tato aguçados, o que complica o processo de diagnóstico. Os sintomas de perda auditiva completa em um animal incluem:
- O animal de estimação emite sons anormalmente altos ao miar;
- Não responde a vozes;
- Demonstra comportamento medroso e inseguro, olhando constantemente ao redor;
- Podem coçar as orelhas, sacudir a cabeça e mostrar outros sinais de desconforto;
- Observa-se descamação da pele na região da orelha;
- Quando infectadas, as orelhas liberam um exsudato com um odor extremamente fétido.
Para testar a audição de um animal, você precisa se posicionar dentro de seu campo de visão e bater em qualquer superfície dura. É importante alternar os sons corretamente — de um som abafado para um som agudo, e de um som suave para um som alto. Um animal de estimação saudável deve reagir a um som quase inaudível virando as orelhas e, a um som alto, virando a cabeça ou o tronco.
Em que casos a audição pode ser restaurada?
Se a surdez for causada por uma doença, a terapia adequadamente selecionada possibilita a restauração completa da função auditiva. Com base no exame, o veterinário prescreve antibióticos para infecções, inseticidas se forem detectados parasitas ou terapia química (em combinação com radiação) se for detectado um tumor.
Se a perda auditiva ocorrer como resultado de intoxicação grave, for hereditária ou estiver associada à idade avançada do animal, ela não poderá ser curada.
Como ajudar um animal a aprender a viver em silêncio

Se você suspeita que seu gato está surdo, o melhor é levá-lo ao veterinário em vez de tentar adivinhar.
Para garantir uma existência confortável, o animal deve ter à sua disposição as condições de vida mais seguras possíveis:
- isolar da rua;
- Adicione contato físico ao cumprimentar, se despedir ou recompensar seu animal de estimação;
- Use uma coleira especial com um sino para evitar perder seu animal de estimação;
- Para evitar que o animal se assuste, crie vibrações adicionais ao aparecer.
Um animal de estimação pode se adaptar à perda auditiva e aprender a entender gestos e até mesmo a ler lábios. Isso requer paciência, atenção e apoio do dono.




