O que fazer se o seu gato espirrar e tiver corrimento nasal?

O que fazer se o seu gato estiver espirrando ou tossindo?Nada do que é humano é estranho aos nossos amigos de quatro patas. Assim como nós, os gatos ocasionalmente sofrem com coriza e espirros. As causas podem variar, desde partículas de poeira a reações alérgicas e diversos irritantes, como resfriados ou infecções virais. Quão perigoso isso é e o que você deve fazer nesses casos? Vamos descobrir juntos.

Os motivos mais comuns

Seu gato começou a espirrar com frequência, está com o nariz escorrendo e lacrimejando, e você está realmente preocupado? Mas isso pode acontecer por motivos completamente compreensíveis, como, por exemplo, se o gato engoliu poeira. Pense nas consequências de tentar colocar pimenta na sua sopa ou fazer cócegas no nariz do seu gato com uma pena e depois vê-lo espirrar o dia todo. Acredite, nem todos os gatos gostam disso.

Gatinhos e gatos espirram se:

  • Como saber se um gato está doenteSe você pegar um resfriado, é comum que ele cause espirros e tenha como companhia constante o nariz escorrendo;
  • Eles sofrem de reações alérgicas a diversos medicamentos, produtos e substâncias químicas. Nesse caso, o espirro é uma reação completamente compreensível do organismo do gato, que tenta se livrar do alérgeno;
  • Estão presentes infecções virais como rinite, herpes ou adenovírus;
  • A respiração é dificultada pela presença de crescimentos ou pólipos na nasofaringe;
  • A presença de asma crônica é outro motivo para espirros em gatos;
  • A presença de um tumor maligno ou formações que dificultam a respiração na cavidade nasal;
  • O animal sofre de doenças dentárias ou gengivais crônicas;
  • Os parasitas que atuam no corpo do animal interrompem os processos naturais de respiração.

Agora vamos falar com mais detalhes sobre alergias em gatos. Afinal, é frequentemente isso que causa a repetição da frase: "Saúde, Murzik".

Aqui está a lista de alérgenos..

  • Produtos químicos domésticos – detergentes, produtos de limpeza, desinfetantes, pós, sprays e outros produtos para limpeza dentro e ao redor da casa.
  • Os cigarros, ou mais precisamente a fumaça, envenenam tudo ao redor e dificultam a respiração do seu animal de estimação, entre outras coisas.
  • Todo tipo de fungo cresce em superfícies de azulejo. Resumindo, é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e uma completa falta de higiene. Os gatos detestam.
  • Se você usa perfume, colônia ou spray de cabelo, lembre-se de fazê-lo em um local bem ventilado. Essa é outra causa de alergias em gatos.
  • Os sprays que usamos para matar mosquitos, moscas e outros insetos no verão também não melhoram a saúde do seu gato.
  • E o motivo que encerra essa lista de sucessos é o pólen e as plantas com flores, que são inevitáveis ​​na primavera e no verão.

Em geral, todas as opções acima são: leva ao desenvolvimento de alergias em gatospois irrita a membrana mucosa, causa uma forte secreção nasal e faz o gato espirrar constantemente, causando incômodo tanto para você quanto para o animal.

Como diagnosticar a doença por conta própria?

Causas de espirros e tosse em gatosEm geral, todo organismo busca se curar; essa é a natureza de todas as criaturas, incluindo os gatos. Portanto, sintomas como corrimento nasal são completamente normais; são simplesmente o processo de eliminação de partículas de poeira, corpos estranhos e outros detritos. Através da observação e de ações simples, podemos entender por conta própria a natureza da doença do nosso animal de estimação.

O gato se recusa a comer. E as tentativas constantes de esfregar o nariz indicam coriza ou resfriado. Nesse caso, tudo ficará bem se você agir a tempo.

Uma infecção ocular também é bastante fácil de identificar. Seus sintomas incluem espirros frequentes e olhos lacrimejantes. Pode haver várias causas, mas são fáceis de identificar. O principal é não ignorá-la como algo normal. Trata-se de uma condição mais séria e, portanto, o tratamento será diferente.

Nossos curiosos bichinhos de estimação têm a tendência de entrar em qualquer pote, cheirar, provar e lamber o conteúdo. Infelizmente, isso pode levar a alergias mais graves. Fique atento e tente remover todos os produtos perigosos. Se isso já aconteceu, encontre o produto e aja de acordo.

Objetos estranhosSe as partículas entrarem na nasofaringe, não darão sossego ao gato. Ele fará o possível para se livrar delas fungando e coçando o nariz.

No entanto, quando combinado com mau hálito, gengivas inchadas e secreção purulenta, este é um sinal bastante alarmante, sendo essencial uma visita ao dentista. Gatos de pelo comprido podem apresentar lacrimejamento devido ao próprio pelo.

Normalmente, o muco apresenta cores diferentes e indica vários sintomas, causas e doenças. Muco verde ou cinza ao espirrar indica infecção fúngica ou infecciosa. Muco incolor acompanhado de olhos lacrimejantes indica alergia.

Nem sempre é possível detectar problemas como a asma por conta própria. Mas, se for esse o caso, irritantes e todos os odores desagradáveis ​​devem ser eliminados da casa ou do local onde o animal de estimação vive.

Tratamento para espirros

Então, se o seu bichinho ou gato estiver com coriza e começar a espirrar, as gotas prescritas pelo veterinário serão de grande ajuda. Elas combatem todas as bactérias e, em breve, seu gato estará mais tranquilo e saudável. Adicione as gotas à comida até que os sintomas desapareçam..

Na maioria dos casos, você mesmo pode remover objetos estranhos do nariz. No entanto, se não tiver certeza de suas habilidades, leve seu animal de estimação a um especialista; ele fará o trabalho corretamente. Se o objeto estranho for um tumor nasal, leve seu animal de estimação ao hospital imediatamente; será necessária uma cirurgia.

Se um exame odontológico revelar resultados preocupantes, como problemas nos dentes, gengivas ou inflamações, saberemos qual dentista pode ajudar. Após todos os procedimentos, os sintomas devem desaparecer.

Alergias a mofo são tratadas eliminando o próprio mofo e usando pomadas tópicas variadas. Lembre-se: eliminar o irritante externo do ambiente do seu gato eliminará a alergia. Se a causa for uma infecção, você pode procurar ajuda médica. preparações à base de plantas naturais.

Lembre-se: cuidado, atenção e obediência, seguindo todas as instruções do veterinário e observando as regras básicas de higiene, podem fazer maravilhas. Lave as mãos antes e depois de manusear seu gato e limpe os olhos dele com uma toalha limpa. Se o estado do seu gato piorar, procure atendimento veterinário.

Como tratar em casa?

Se você decidir mimar seu gato em casa, lembre-se de que precisa fazer isso, com base na causa da doença:

  1. Gatos espirrandoOs vermes podem ser tratados com medicamentos específicos, incluindo Botionol e Fenotiazina.
  2. A lisina é eficaz para espirros causados ​​por herpes.
  3. A alergia ao mofo é tratada com pomadas especiais.
  4. Se a causa for dentária, o médico dará as recomendações necessárias e prescreverá medicamentos.
  5. Eliminar a causa da alergia, manter a casa limpa e monitorar as atividades do gato são métodos eficazes para combater alergias.

Medidas preventivas

Como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar. Diversas medidas preventivas podem ajudar a evitar situações desagradáveis ​​como espirros e corrimento nasal em seu gato. Uma medida eficaz é a vacinação! Consultas regulares e vacinação podem ajudar a prevenir alergias e outras doenças relacionadas. Portanto, não adie as vacinações.

Aqui lista de doenças, em que o gato precisa de vacinação regular:

  1. Raiva.
  2. Leucemia.
  3. Gripe felina e diversas infecções virais.

Deixe seu animal de estimação viver uma vida plena e saudável. Não deixe que as doenças piorem.Mantenha uma higiene adequada e preste atenção à menor alteração em relação ao estado normal. Dê-lhes amor e cuidados diários, mensais e anuais. Prevenir é melhor que remediar. Acredite, nossos animais de estimação não são estranhos à natureza humana. E eles também querem ser fortes, bem cuidados, saudáveis ​​e atraentes para o sexo oposto. Então, dê a eles essa oportunidade!

Comentários