Aquaristas iniciantes costumam escolher o cascudo-pintado por ser fácil de cuidar. No entanto, outras espécies de Corydoras são frequentemente negligenciadas — algumas exigem cuidados mais minuciosos, enquanto outras são difíceis de encontrar à venda.
O bagre mais popular e resistente é o bagre-pintado, também conhecido como bagre-palha.
O peixe-gato bronze pode ser encontrado sob o nome de corydora variável ou dourada.
Embora apenas uma forma dessa espécie possua uma cor verdadeiramente dourada.
O corydora bronze também está disponível em uma variante de cor verde neon.
Rabo, ou rabauti, possui uma larga faixa escura próxima à barbatana dorsal.
É frequentemente confundida com a espécie Zigatus. No entanto, esta última é maior, atingindo até 7 cm, enquanto a espécie Rabauti atinge um tamanho máximo de 5,5 cm.
Corydoras concolor, também conhecida como corydora, é de cor cinza. Suas nadadeiras têm um tom bronzeado.
Possui uma elegante cor cinza claro com um padrão de linhas e manchas escuras.
A mancha laranja brilhante na cabeça é a característica distintiva do Corydoras de Adolfo.
A espécie de bandido se parece um pouco com ele. Ele também é chamado de Meta.
À primeira vista, o peixe-bandido é facilmente confundido com o corydora panda. No entanto, este último possui uma mancha na base da cauda em vez de uma linha preta que se estende até ela.
Corydoras julii (Julia) e trilineatus também são frequentemente confundidos. No entanto, são fáceis de distinguir — as manchas do primeiro nunca se fundem em linhas, como no segundo.
A cor base do bagre Sterba pode variar do marrom-acinzentado ao quase preto. Sua principal característica é um padrão de pequenas manchas claras.
Outro tipo de bagre manchado é o bagre-pontilhado, ou bagre-multimanchado. No entanto, suas manchas são esparsas e escuras em um corpo claro.
O Corydoras melini (listrado diagonalmente) geralmente apresenta uma coloração contrastante, com corpo claro e listras pretas, embora também possam ser encontrados exemplares mais escuros.
A espécie de Corydoras venezuelana apresenta variações nas cores laranja e preta.
Corydoras barbatus difere de outras espécies por ter a cabeça mais alongada.
A espécie de bagre pigmeu é muito menor do que outros bagres, não ultrapassando os 3 cm de tamanho.
O pardal-de-corydoras, ou pardal-pigmeu, também é pequeno. Ele se assemelha ao pardal-pigmeu na coloração, mas não possui a faixa escura na lateral.
Essas não são todas as espécies de Corydoras, já que a reprodução seletiva é um processo contínuo e os aquaristas estão desenvolvendo novas variações de cores. No entanto, conhecer as principais variedades de bagre facilitará a sua jornada no mundo dos habitantes de aquário.























