Os tipos mais populares de peixes de aquário que vivem em cardume

Na natureza, muitos peixes vivem em cardumes para se protegerem. Ao adicionar esses peixes de cardume ao seu aquário, você ficará impressionado com a beleza e a harmonia do grupo, e com o prazer de observar seus movimentos coordenados. Hoje, falaremos sobre os tipos mais populares de peixes de cardume para aquários.

Os melhores peixes de cardume para aquários

Peculiaridades da criação de peixes de aquário em cardume

Você precisa começar com algumas regras de reprodução:

  • O cardume deve ser composto por, no mínimo, cinco peixes.
  • A capacidade do aquário deve ser de pelo menos um litro por peixe.
  • Peixes ativos e agressivos não devem ser mantidos com espécies pacíficas.
  • É melhor manter mais indivíduos de uma espécie do que vários indivíduos de espécies diferentes.
  • É necessário monitorar a proporção entre machos e fêmeas: em algumas espécies, os machos devem predominar, em outras, as fêmeas.

A maioria dos peixes que vivem em cardumes são vermelhos ou pretos, mas também existem peixes transparentes com aparência singular. Muitas espécies de peixes possuem uma mancha no corpo ou na cauda, ​​o que cria um efeito ondulatório que distrai os predadores.

 

Tipos de peixes que vivem em cardumes

Os seguintes tipos de peixes que vivem em cardumes são populares entre os aquaristas:

 

VisualizarRaças populares
Ciclídeos ou ciclídeosDisco, peixe-anjo, apistograma

 

CiprinídeosBarbos, cardeais, peixes-zebra, rasboras

 

CaracinsNeons, minors, tetras, tetras, pristellas

 

Criando ciclídeos

Os ciclídeos têm um formato corporal achatado e característico. São peixes pacíficos. São relativamente grandes, variando de 7 a 20 cm. Requerem um aquário com bastante volume. É melhor evitar plantas vivas, pois serão devoradas imediatamente. Existe uma hierarquia dentro do cardume. São propensos a mudanças de cor e, quando estressados, perdem a coloração. Possuem uma expectativa de vida relativamente longa e são muito inteligentes. O ideal é manter os ciclídeos em grupos de 3 a 4 fêmeas para cada macho.

Os ciclídeos podem coexistir pacificamente com outras espécies de ciclídeos ou com peixes maiores e pacíficos. No entanto, é importante lembrar que eles são muito territoriais. Os machos maiores expulsarão outros peixes do abrigo do cardume e, durante a época de reprodução, podem até invadir territórios vizinhos.

Aquário com carpas

Muitas carpas são bastante agressivas e podem ferir peixes menores ou mais tranquilos. Os danios são uma exceção: são pequenos e pacíficos o suficiente para serem mantidos com outros peixes.

Uma característica distintiva das carpas é a coloração peculiar, como manchas ou listras. Peixes desse gênero são de tamanho médio, variando de 5 a 15 cm.

O substrato do aquário deve ser composto de areia fina ou média. Não é recomendável o uso de plantas, pois elas serão destruídas rapidamente.

Peixe de aquário Characin

Esses peixes estão entre os mais pacíficos em um aquário. São pequenos, medindo de 4 a 7 cm, e facilmente identificados por uma nadadeira adiposa característica localizada atrás da nadadeira dorsal, logo antes da cauda. Em um aquário, eles geralmente "pairam", mantendo uma posição constante com movimentos suaves. Os caracídeos se sentem mais confortáveis ​​em cardumes de 6 a 12 indivíduos.

Devido ao pequeno tamanho dos peixes, é necessário selecionar cuidadosamente os companheiros de aquário e fornecer um número suficiente de esconderijos onde o cardume possa se sentir seguro.

Comentários