
Os bagres do gênero Synodontis são incomuns - eles preferem atividades noturnas e adoram se movimentar rapidamente em busca de alimento. Esses peixes se distinguem por sua coloração brilhante e vistosa, típica dos peixes africanos; fotos deles podem ser encontradas online. Além disso, os bagres do gênero Synodontis provaram ser limpadores diligentes, poupando os donos de aquários do trabalho de limpar as paredes e o substrato.
Algumas espécies
Cientistas modernos Existem 10 gêneros de bagre famílias e mais de 150 espécies, incluindo:
- Flagelo Synodontis,
- anjo synodontis,
- Synodontis perevostych
- Sinodontia Gambiana
- Synodontis veiloides e muitas outras.
Alguns deles são muito atraentes, ostentando cores brilhantes e marcantes e um comportamento memorável. Por exemplo, o bagre-cuco (Synodontis polypectina) é muito popular entre os aquaristas que criam ciclídeos do Lago Tanganyika.
Descobriu-se que essa espécie de bagre, o "bagre-cuco", que atinge a maturidade aos dois anos de idade, tem um padrão reprodutivo que lembra o do cuco nas florestas russas. Uma fêmea de "bagre-cuco" durante a época de desova. corre em volta dos ciclídeos durante a desovae tenta "lançar" os ovos para eles sem ser notada. Os ciclídeos, por outro lado, carregam os filhotes do bagre-pintado na boca como se fossem seus. No entanto, a maioria das espécies reluta em se reproduzir em cativeiro, então são estimuladas artificialmente com hormônios para ativar o processo de postura de ovos. Os alevinos começam a se alimentar sozinhos em uma semana, mas crescem muito lentamente — leva dois anos para que o pequeno bagre atinja a idade adulta.
Manutenção e cuidados

Algumas espécies de bagre — como o bagre-anjo — gostam de se enterrar na areia, por isso precisam de substrato arenoso e plantas com raízes fortes. O bagre-de-cabeça-para-baixo passa a maior parte do tempo flutuando de cabeça para baixo, preferindo descansar sob grandes folhas de plantas. Um aquarista inexperiente pode até pensar que o peixe morreu.
Em seu ambiente natural, os bagres nadam em grandes cardumes, podendo chegar a mil peixes por cardume. Portanto, Você deve comprar vários deles de uma vez., pelo menos três peixes da mesma espécie.
Não é recomendável capturar bagres Synodontis com rede, pois eles eriçam ativamente suas nadadeiras, tornando-os vulneráveis a ferimentos. O ideal é adicionar outras espécies de tamanho semelhante ao bagre no aquário: algumas espécies de Synodontis podem atingir 30-35 cm de comprimento, enquanto outras são menores, em torno de 10 cm. Eles começarão a caçar peixes menores à noite e podem engolir qualquer peixe pequeno adicionado ao aquário.
A água do aquário requer cuidados especiais:
- É importante monitorar o equilíbrio do pH neutro e o aumento da dureza da água.
- A temperatura da água pode variar entre +23 °C e +28 °C.
- Aeração e filtração são necessárias e devem ser eficazes e estáveis.
- Um quarto do volume total de água deve ser trocado pelo menos uma vez por semana.
A iluminação do aquário deve ser moderada; caso apareçam alevinos, o aquário deve ser escurecido.
Nutrição

Evite alimentar os peixes em excesso, pois eles precisam se manter ativos e nadar pelo aquário em busca de comida. É até recomendável dar aos peixes um dia de descanso ocasionalmente para evitar que fiquem preguiçosos e percam energia e vitalidade. Somente a fêmea e o macho devem ser alimentados generosamente durante a época de reprodução.
Criar a maioria das espécies de bagres do gênero Synodontis não apresenta problemas, mesmo para aquaristas iniciantes, e sua aparência colorida e comportamento incomum atraem a atenção de muitos entusiastas da vida selvagem.














