
Descrição e foto do bagre brocado
Na natureza, pterigoplichthys vive nos rios do Peru e do BrasilPrefere correntes fracas, águas rasas e áreas com bastante lama. Durante a estação chuvosa, o peixe é ativo e voraz. Durante a estação seca, o bagre hiberna em cavernas. Na natureza, os indivíduos crescem até 50 cm, alimentam-se de algas e podem viver de 15 a 20 anos.
Aparência
O bagre brocado distingue-se por:
corpo alongado e achatado na parte superior;
- cabeção;
- Olhos pequenos localizados no alto da cabeça;
- com bigode perto da boca;
- Ventosas fortes na boca, com a ajuda das quais os peixes se fixam ao vidro do aquário;
- Placas ósseas por todo o corpo, exceto na parte inferior do abdômen;
- uma bela barbatana dorsal alta em forma de vela, composta por 12 ou 13 raios;
- formas exuberantes das nadadeiras pélvicas e peitorais;
- grande barbatana caudal.
A coloração do pterygoplichthys é muito singular. É composta por manchas individuais e lembra a estampa de um leopardo. Essa semelhança é alcançada pela borda amarela que circunda cada mancha. A cor do padrão pode variar de marrom a pretoA coloração cobre não só o corpo, mas também a cabeça e as barbatanas. Com a idade, as manchas tornam-se cada vez menores e, na velhice, podem desaparecer completamente.
Além disso, o bagre-brocado possui uma visão única. Ele consegue olhar para frente e para trás, mas, devido à estrutura específica de seus olhos, não consegue ver o que está acontecendo acima.
Comportamento
Todos os cascudos-de-cota-de-malha exibem comportamento agressivo. Eles abrem suas nadadeiras peitorais e lutam entre si. Na natureza, emitem sons sibilantes para afastar predadores. Para evitar serem comidos, estendem suas nadadeiras peitorais para fora, fazendo-os parecer maiores.
A diferença entre uma mulher e um homem.
A característica distintiva dos homens é:
- cor brilhante;
- dimensões;
- espinhos afiados nas nadadeiras peitorais;
- papilas genitais salientes.
Em fêmeas adultas, as papilas genitais ficam pressionadas contra o corpo e apresentam coloração menos intensa.
Bagre-brocado: cuidados e alimentação

Recomenda-se criar um ambiente natural para os peixes no aquário. Para isso, o fundo... revestido com seixos e pedras de rioE o próprio aquário deve ser decorado com todos os tipos de cavernas e túneis. Plantas adequadas incluem algas robustas, como Apogeton, Vallisneria e Cryptocorynes.
O bagre-brocado prefere tanto alimentos de origem vegetal quanto alimentos vivos. Sua dieta deve incluir algas, caso contrário, eles comerão ração de aquário. Eles prosperam com repolho, cenoura, pepino, espinafre e outros vegetais. Alimentos vivos devem incluir minhocas, camarão picado, tubifex e larvas de mosquito. O Pterygoplichthys também pode ser alimentado com diversos tipos de ração seca.
Como os bagres passam o dia escondidos, recomenda-se alimentá-los à noite. Eles servem de abrigo. madeira flutuante deve ser usada, que os peixes adoram mordiscar. Eles também sugam as paredes do aquário. Isso ajuda a melhorar sua digestão.
Compatibilidade de Pterygoplichthys com outros peixes
Apesar do seu tamanho impressionante, os bagres podem coexistir com peixes ainda menores no mesmo aquário. O segredo é garantir que o aquário esteja repleto de uma variedade de algas.
Não é recomendável manter o cascudo-véu com o cascudo-brocado. Isso ocorre porque o cascudo pode se fixar ao corpo ou à cauda de um companheiro de aquário de movimento lento, o que pode resultar na destruição quase total das nadadeiras do cascudo-véu. O Pterygoplichthys também pode ter problemas com outros peixes limpadores que competem por alimento, como o Ancistrus e o Gherinocheilus.
Reprodução

É praticamente impossível criar tocas tão grandes em um lago artificial. Machos e fêmeas são mantidos no mesmo aquário não para reprodução, mas para garantir um habitat favorável.
Para fins comerciais, o bagre brocado é criado em fazendas especializadas localizadas na Flórida, no Sudeste Asiático e na Austrália. Essas fazendas criam espécies especiais. reservatórios artificiais Com todas as condições adequadas para a reprodução de pterygoplichthys. Como há uma grande demanda por peixes limpadores, esse tipo de criação de peixes de aquário proporciona uma boa renda para os proprietários de fazendas.
Doenças
O bagre-leopardo é um peixe resistente e, em condições favoráveis, prospera. praticamente nunca fica doenteMas também pode ser afetado por uma das doenças típicas de peixes de aquário:
O acúmulo de resíduos no aquário pode causar buracos nas membranas das nadadeiras dos peixes.
- A falta de obstáculos submersos no lago causa distúrbios digestivos nos bagres.
- A ictioftirose é uma doença comum em aquários causada por ciliados. Esses parasitas de 30 micrômetros possuem numerosos cílios em seus corpos, que utilizam para se mover e ingerir suas presas. Eles penetram nas brânquias, nadadeiras e pele dos peixes, onde eventualmente aparecem manchas brancas. Os peixes afetados enfraquecem, começam a flutuar na superfície e acabam morrendo por asfixia. A doença é tratada elevando-se a temperatura do aquário para 30°C (86°F) ou colocando os peixes afetados em uma solução salina.
Porque o bagre é brocado leva um estilo de vida sedentárioe emerge de seus esconderijos apenas ao entardecer, dificultando a detecção de sinais externos da doença. Muitas doenças se manifestam externamente como descoloração das escamas ou sua descamação, ou bolhas sanguinolentas ou purulentas.
No entanto, é mais fácil prevenir doenças do que tratá-las, portanto, a manutenção e os cuidados adequados, bem como uma dieta completa, ajudarão a prevenir doenças nos habitantes do lago.
Com a organização e os cuidados adequados no aquário, o bagre brocado pode sobreviver em um lago artificial. até 10 anosDurante esse período, o pterygoplichthys será uma excelente decoração para o seu aquário.
















corpo alongado e achatado na parte superior;
O acúmulo de resíduos no aquário pode causar buracos nas membranas das nadadeiras dos peixes.

