
Montando um aquário
Peixes de cor preta intensa e raça pura requerem água absolutamente limpa, dura e ligeiramente alcalina. Recomenda-se adicionar pedaços de mármore ao aquário. Sal grosso ou sal marinho também são recomendados.

Cada indivíduo necessita de 3 a 5 litros de água. Os molinésias vivem naturalmente nos trópicos, portanto, essas belezas exóticas adoram o calor.
Temperatura ideal
Eles precisarão de apoio. A temperatura da água no aquário está entre 25 e 30 graus.E é importante fornecer uma iluminação forte, semelhante à luz solar: os peixes adoram luz. Luz natural por pelo menos algumas horas por dia é o ideal, mas não é um requisito.
Você não precisará passar dias limpando o fundo do aquário: essa beleza exótica vive na camada superior da água. No entanto, é melhor escolher um substrato de cor clara.
Dentre as plantas densas, as de cores vivas são as melhores. Elas são plantadas deixando algum espaço entre si.
- Os molinésias pretos preferem pedras, pedaços de madeira à deriva e pequenas casas pitorescas no fundo do mar.
Os peixes adoram lugares isolados. Eles precisam de privacidade, e esconderijos artificiais são um ótimo complemento.
Requisitos de conteúdo
Recomenda-se cobrir o aquário por cima. Um pré-requisito é a pureza da água. e sua saturação de oxigênio. Esta última deverá ser medida diariamente com o auxílio de um compressor.
Um quarto da água precisa ser trocado regularmente. Se isso não for feito semanalmente, Os habitantes do aquário correm risco de intoxicação.Os molinésias ficarão letárgicos, vibrarão no mesmo lugar, pressionarão as nadadeiras contra o corpo e afundarão até o fundo. Esses sinais podem ser usados para distinguir indivíduos doentes de saudáveis. Os peixes doentes devem ser transferidos para um aquário com água salgada. A temperatura da água no aquário principal deve ser aumentada e parte da água deve ser substituída por água doce para manter a saúde dos demais indivíduos.
Uma limpeza geral deve ser realizada a cada seis semanas.
- Adicione somente água previamente decantada e que contenha sal.
- Adicione 3 g de sal por litro de líquido.
Os peixes preferem água salgada quando mantidos e cuidados em cativeiro. Eles adoecem com menos frequência e se sentem mais confortáveis nesse ambiente. O sal também é um excelente antisséptico.
O que dar de comer aos peixes
Tanto os molinésias machos quanto as fêmeas não são exigentes quanto à alimentação. No entanto, preferem larvas de mosquito, congeladas ou vivas, cyclops ou dáfnias.
No entanto Para uma nutrição normal, os peixes precisam de Suplementos à base de ervas e algas trituradas são usados para normalizar os processos metabólicos. Portanto, alimentar os peixes apenas com larvas de mosquito é uma maneira infalível de matá-los. Você pode complementar a alimentação deles com pequenas porções de vegetais cozidos e picados, folhas de alface desfiadas e folhas de dente-de-leão.
Para sobreviver Molinésias pretas podem ficar muito tempo sem seus petiscos favoritos.Mas mesmo os habitantes mais tranquilos do aquário não devem ficar sem comer por várias semanas. Tanto a fome quanto a alimentação em excesso são extremamente estressantes para eles, e nem todos os indivíduos conseguem se recuperar.
Nuances de conteúdo
Os peixes distinguem-se pela sua natureza pacífica e convivem bem com outras espécies.Mas o ideal é mantê-los em pequenos grupos com predominância de fêmeas. Os molinésias têm uma peculiaridade: podem mudar de sexo. Um dos dois machos no aquário eventualmente se transforma em fêmea e desova. Se não houver indivíduos suficientes da mesma espécie, eles são cruzados com guppies e até mesmo com espadas. Os híbridos podem ser bastante fascinantes.
É possível prever o período de acasalamento pelas mudanças no comportamento da fêmea.
- Ela busca a solidão, escondendo-se sob pedras e troncos.
- A barriga do peixe fica visivelmente arredondada.
Caso esses sinais apareçam, o molly deve ser colocado em um pequeno aquário de 4 a 5 litros com iluminação constante 24 horas por dia e trocas regulares de água.
Reprodução de peixes
A reprodução começaQuando o peixe tiver seis meses de idade. É melhor esperar até lá em vez de apressar as coisas: os alevinos estarão mais saudáveis e fortes. Uma fêmea de molinésia grávida prefere um aquário densamente plantado com água salgada aquecida a 28-30 graus Celsius. É importante transferir a fêmea, cuja barriga é bastante grande, com cuidado para evitar o parto prematuro e a morte dos alevinos.




Melhorar transplantar a "futura mãe" em poucos dias Até a data prevista para o parto. Uma gaiola muito pequena causa estresse. Como resultado, o parto começa prematuramente e tanto os alevinos quanto a mãe molinésia morrem. Peixes vivíparos não põem ovos. Nascem alevinos viáveis.
Durante o desenvolvimento dos filhotes, um período de pouco mais de um mês, a mãe molly é alimentada generosamente com uma dieta variada. Após a eclosão dos alevinos, a fêmea é devolvida ao aquário principal.
Cuidando dos alevinos
Filhotes de molinésias de barbatanas pequenas 
Água ao manter os bebês separados As larvas são trocadas regularmente e os alevinos são alimentados com dáfnias, ciclopes e rotíferos moídos em farinha. Após um mês, os alevinos maduros de molinésia são separados em pares e colocados em aquários individuais.
Escolhendo vizinhos
Os peixes Molly são pacíficos e calmos. Mas Se necessário, eles podem se defender.Geralmente, até 15 indivíduos são mantidos em um único aquário por vez. Eles se dão bem uns com os outros. Quando há escassez de fêmeas, comida e território, começam as brigas entre os machos de molinésia preta (mollinésia do gênero Sphenops).
Prevenir a rivalidade é fácil: É preciso criar condições. Para uma vida pacífica para os peixes, a proporção ideal de fêmeas para machos é de 3 para 1. O tamanho ajudará a distinguir entre "fêmeas" e "machos". Se todas as condições forem atendidas, mas o macho agressivo continuar inquieto, este deve ser transferido para um aquário separado por alguns dias, alterando a paisagem do aquário original durante sua ausência. Ao retornar ao ambiente desconhecido, o macho, antes agressivo, comporta-se pacificamente.
Dos vizinhos Recomenda-se selecionar indivíduos de tamanho semelhante.Para evitar possíveis conflitos, os molinésias-pretas não se dão bem com certas espécies de barbos. Um agressor que ataca constantemente esses belos peixes tropicais receberá uma resposta à altura. No entanto, o confronto pode resultar em ferimentos graves ou até mesmo na morte de alguns indivíduos.
A natureza pacífica faz dos molinésias vulneráveis aos habitantes predadores do aquárioPortanto, não devem ser mantidos com ciclídeos. Os molinésias Lyra não devem ser mantidos com carpas koi, peixinhos dourados, caranguejos ou camarões.
Belezas exóticas Quando bem cuidados, são brincalhões e ativos.É fascinante observar seus hábitos. Para quem deseja se aventurar na criação de peixes em aquário, os molinésias são uma excelente escolha.
Dentre as plantas densas, as de cores vivas são as melhores. Elas são plantadas deixando algum espaço entre si.
Uma limpeza geral deve ser realizada a cada seis semanas.
É possível prever o período de acasalamento pelas mudanças no comportamento da fêmea.

