Peixes de aquário: descrição, cuidados e fotos.

Os Lyalius são amigáveis ​​e tímidos.Pequeno, colorido e pacífico, o peixe-cabra é um dos mais amados e populares entre os aquaristas. Ele é um belo complemento para qualquer aquário e se adapta a todos os tipos de corpos d'água. Seu preço acessível, tamanho pequeno e baixa manutenção facilitam a criação de peixes-cabra, mesmo para os aquaristas iniciantes.

Laliuses: fotos, descrições e espécies

A terra natal desta espécie de peixe de aquário é Bangladesh, Índia, PaquistãoAtualmente, estão amplamente distribuídas nas águas da Colômbia, dos EUA e de Singapura.

O peixe-gelatina habita lagos, lagoas, canais de irrigação, riachos de correnteza lenta e até mesmo arrozais. Na natureza, é onívoro e se alimenta de plâncton, alevinos, insetos e suas larvas. Esses peixes conseguem até mesmo caçar insetos que voam sobre a água. Ao procurar por presas, o peixe-gelatina para perto da superfície e, assim que avista um inseto, o derruba na água cuspindo um jato d'água.

O peixe-gelatina foi introduzido na Europa em 1869, onde se tornou um peixe de aquário popular. As importações em larga escala desse peixe por empresas alemãs só começaram em 1903.

Variedades

Existe várias espécies de gobídeosMas as mais populares entre os aquaristas são as seguintes:

  1. Peixe de aquário laliusO Neon Red é um peixe criado seletivamente, que se distingue pela sua vibrante coloração vermelha. Ganhou popularidade devido ao seu tamanho pequeno, natureza pacífica, coloração vibrante e baixa necessidade de cuidados. Os Neon Reds crescem até 6-7 cm de comprimento, têm corpo oval e barbatana dorsal azul. Estes peixes preferem vegetação abundante e podem até coexistir com peixes agressivos de outras espécies.
  2. A espécie cobalto é um peixe de cardume de tamanho anão, criado seletivamente. Atinge apenas 6 cm de comprimento e possui um corpo oval comprimido lateralmente. Os machos têm o corpo pontiagudo. Esses peixes se distinguem pela coloração azul-cobalto iridescente, que pode assumir diferentes tonalidades sob diferentes condições de iluminação. As nadadeiras alongadas dos indivíduos cobalto lembram fios. Podem ser mantidos com diversos peixes pequenos no mesmo aquário.
  3. O Colisa lalia (Lalius) é um peixe muito pequeno, não ultrapassando 5-6 cm de comprimento. Os machos são maiores, possuem coloração azul iridescente e nadadeiras dorsal e anal alongadas. As fêmeas têm nadadeiras arredondadas. Listras vermelhas e verde-azuladas percorrem todo o corpo, estendendo-se até as nadadeiras. As listras das fêmeas são mais claras do que as dos machos.

Em reservatórios artificiais, com cuidados adequados e apropriados. Os laliuses vivem de 4 a 5 anos..

Características de manutenção e cuidados

Os peixes da espécie Laliuse preferem ficar perto da superfície da água e podem ser mantidos em aquários pequenos. Um aquário de 10 litros é suficiente para um único exemplar, mas para um cardume, um lago artificial de aproximadamente 40 litros é preferível. Esse volume permite que eles se escondam com mais facilidade. Portanto, algas devem flutuar na superfície da água para que os peixes possam descansar embaixo delas. Em princípio, todo o aquário pode ser densamente plantado.

Os peixes respiram oxigênio atmosférico.Portanto, as temperaturas da água e do ar devem ser iguais. Uma grande diferença de temperatura pode afetar negativamente o aparelho labiríntico desses peixes. A temperatura ideal da água fica entre 23 e 28 graus Celsius. O aquário deve ser equipado com filtragem, mas evite correntes fortes, que podem incomodar os golias.

Essa espécie de peixe é muito tímida e não gosta de agitação e barulhos altos, por isso recomenda-se colocar o lago artificial em um local tranquilo. Os machos brigam constantemente entre si, então o ideal é manter um macho e várias fêmeas. Vários machos podem ser mantidos juntos, mas apenas em um aquário grande e plantado.

Alimentação

Peixe de aquário laliusLalius são onívorosPortanto, podem ser alimentados com ração seca, congelada, artificial e viva. Como se alimentam na superfície da água, a ração em flocos pode ser sua principal fonte de alimento. Alimentos vivos, como larvas de mosquito, artêmias e corethras, podem ser oferecidos como suplemento.

Os peixes são propensos a comer em excesso, o que pode levar à obesidade. Eles não devem ser alimentados em excesso, e um dia de jejum deve ser programado uma vez por semana.

Homens e mulheres

Os sexos dos golias variam bastante. Os machos podem crescer até 7,5-9 cm, enquanto o comprimento da fêmea não ultrapassa 6 cmOs machos são coloridos e possuem listras verticais azuis e vermelhas. As fêmeas, por outro lado, têm escamas de um tom prateado simples. Machos e fêmeas também diferem em suas nadadeiras. Os machos têm nadadeiras anal e dorsal alongadas. As fêmeas são mais tímidas e têm o abdômen mais volumoso.

Compatibilidade

Os peixes-golias podem viver com outros peixes no mesmo aquário, mas com algumas restrições. Como esse peixe é bastante tímido, o ideal é mantê-lo como o principal habitante de um aquário pequeno. Os vizinhos mais preferidos são:

  • algumas espécies de barbos;
  • análise;
  • carpas pequenas e caracídeos;
  • peixe-arco-íris;
  • algumas espécies de bagres e tetras.

Em um lago artificial grande, gouramis e outras espécies de peixes, incluindo ciclídeos anões e gouramis, podem ser adicionados ao aquário do gourami. Tenha cuidado ao escolher companheiros de aquário para peixes pequenos, pois espécimes maiores e agressivos podem simplesmente comê-los.

É melhor não manter ciclídeos-golias com outras espécies de peixes labirínticos. Mantê-los perto de bettas e guppies machos pode causar agressividade, tornando os peixes muito ariscos. Ao adicionar outros peixes ao aquário, recomenda-se que ele seja relativamente pequeno. plantar densamente com várias plantas.

Reprodução e propagação

Como cuidar de um gouramiQuando os golias atingem 4-5 cm de comprimento, chegam à maturidade sexual. A reprodução ocorre em um aquário separado, com capacidade mínima de 40 litros. O aquário deve conter apenas 15 cm de água para garantir a sobrevivência dos alevinos durante o desenvolvimento do seu aparelho labiríntico. Água macia com pH neutro é a ideal. O aquário de reprodução deve ser preenchido com plantas vivas de folhas pequenas. Para purificar a água, o aquário deve ser equipado com um filtro pequeno e suave.

Malkam É necessário ar quente e úmido.Para isso, o aquário é coberto com vidro ou película na parte superior. Caso contrário, o órgão labirinto pode demorar muito mais para se desenvolver.

Antes da desova, o casal é alimentado intensivamente por um período de tempo e só então separado. Sua dieta deve incluir alimentos vivos e congelados. Assim que a fêmea estiver bem nutrida, ela é transferida. Após cerca de uma semana, a fêmea deve estar acostumada ao novo habitat, e então o macho pode ser introduzido. O ideal é que isso seja feito à noite.

Quando as condições são favoráveis, o macho começa a construir um ninho, criando uma estrutura de espuma na superfície da água usando material vegetal. Ao mesmo tempo, ele tenta ativamente atacar a fêmea. Portanto, o tanque de desova deve ser equipado com vegetação e diversos esconderijos.

A agressividade em relação à fêmea desaparece assim que o ninho é concluído. A fêmea assume imediatamente um papel dominante. Ela toca o macho com o focinho, acaricia-o com a barriga e nada por baixo do ninho.

Como todos os labirintos, laliuses desovam embaixo do ninhoNesse momento, o macho envolve a fêmea com o corpo, apertando-a levemente. Espermatozoides e óvulos começam a ser liberados simultaneamente. Conforme a fertilização progride, os indivíduos tornam-se muito letárgicos e eventualmente se separam. A fêmea afunda até o fundo e os ovos sobem para o ninho. O macho recolhe e deposita os ovos que não alcançaram o ninho. A desova se repete quantas vezes forem necessárias até que as reservas da fêmea se esgotem completamente.

Após a desova, o macho guarda o ninho. O ideal é remover a fêmea imediatamente. O período de incubação dura cerca de 36 horas. Durante esse tempo, o ninho desmorona gradualmente e os alevinos eclodem. Assim que começarem a nadar, o macho deve ser retirado do tanque de desova.

Os alevinos são mantidos na temperatura adequada e alimentados com paramécio durante os primeiros dias. Após algum tempo, os alevinos Transfira para a salmoura os camarões e os microvermes.A alimentação deve ser feita várias vezes ao dia, até que a barriga dos alevinos esteja visivelmente cheia. Não é incomum que os alevinos morram de fome nos primeiros dias de vida. Assim que atingirem um centímetro de comprimento, podem ser alimentados com ração em flocos.

Ao criar alevinos, é recomendável garantir que eles não se canibalizem. Alguns indivíduos podem crescer muito mais rápido que seus irmãos e comer os alevinos menores. Para evitar isso, os alevinos são separados por tamanho e colocados em aquários individuais.

Doenças e prevenção

Peixe de LaliusesPeixes aparentemente inofensivos podem adoecer repentinamente e até morrer. Condições de vida precárias, situações estressantes e erros na alimentação podem afetar negativamente a saúde dos habitantes do aquário.

Diversas bactérias nocivas podem causar doenças que se manifestam pelo aparecimento de manchas no corpo do peixe. manchas escurasA furunculose causa aumento do tamanho do abdômen e secreção sanguinolenta. Ela provoca escurecimento e vermelhidão das nadadeiras peitorais. A infecção por Pseudomonas spp. caracteriza-se por abdômen dilatado e escamas quebradiças.

As doenças dos peixes geralmente são tratadas aumentando a temperatura da água, usando diversas soluções e medicamentos específicos. Um grande número de doenças de peixes pode ser curado com a ajuda de condições favoráveis ​​de detenção aquário. Isso inclui:

  • Água devidamente preparada;
  • limpeza regular;
  • manter a temperatura da água necessária;
  • boa aeração.

Uma ração alimentar complexa, que incluirá minerais e vitaminas, aumentará a imunidade dos peixes a diversas doenças.

Suas cores vibrantes, a baixa manutenção e a facilidade de reprodução tornam as espécies vermelhas, azuis e de outras cores peixes de aquário muito atraentes. Ao colocá-los ao lado de outros peixes de cores variadas, você poderá admirar a beleza e a vitalidade desses habitantes em seu lago artificial.

gobies de aquário
Alimentando os gobiesCuidando de um gouramiOs Laliuses são amigáveis ​​e tímidos.Peixe de aquário laliusQual é a aparência de um lalius?Descrição de peixes de aquário e laliusConteúdo de elaliusesAlimentando o gobídeoQual a aparência de um peixe lalius?Os Laliuses são amigáveis ​​e tímidos.Lalius é um veterano na criação de peixes ornamentais.Como cuidar de um gouramiReprodução de gobiesPeixes em um aquário, laliuses

Comentários