Ao comprar um aquário e povoá-lo com diversos peixes, o dono naturalmente deseja desfrutar de uma bela vista. Aquaristas frequentemente se deparam com um problema: água turva. A turbidez não só prejudica a aparência do aquário, como também pode levar à morte dos peixes, por isso é importante resolver o problema imediatamente. Primeiramente, é necessário determinar a causa da água turva.
Bactérias
Se a causa for um excesso de bactérias no aquário, a água geralmente ficará branca e turva. A água turva é comum em aquários novos. A montagem inicial de todo o sistema está associada ao crescimento ativo de bactérias. Esse processo é completamente natural e inevitável.
- Para evitar prejudicar os habitantes do lago, aquaristas experientes recomendam adicionar os peixes somente no segundo dia. Assim que o aquário é preenchido com água, as bactérias começam a se multiplicar e a água fica turva. É preciso aguardar esse período. O lago se limpará sozinho, pois as bactérias não terão mais alimento e morrerão. Uma vez que as bactérias estejam mortas, o equilíbrio da água será restaurado. Depois disso, você poderá adicionar os peixes ao seu novo lar com segurança.
- Se você estiver transferindo peixes de um aquário antigo para um novo, retire um pouco da água do aquário antigo e adicione ao novo. Isso acelerará o processo de normalização do ambiente aquático. Adicionar água nova apenas para eliminar a turbidez não resolverá o problema. Após a troca de água, o processo de proliferação bacteriana recomeçará, o que fará com que demore mais para se obter os resultados desejados.
Preparação
Outra causa de água turva em aquários é o substrato mal preparado. Muitas vezes, os iniciantes não se dão conta de que, antes de montar um aquário pela primeira vez, o substrato, que fica no fundo, precisa ser preparado adequadamente. Para evitar ter que se preocupar com a limpeza da água posteriormente, lave bem o substrato antes, removendo pequenas partículas e poeira. Uma única lavagem pode não ser suficiente se houver muita sujeira. Lave até que a água esteja completamente limpa e transparente.
Alimentar
Se a ração for a causa, a água ficará com uma tonalidade avermelhada. Isso pode ser devido ao uso de ração de baixa qualidade ou à quantidade excessiva oferecida aos peixes.
Alimentar seus peixes em excesso resultará em uma grande quantidade de restos de comida. Essas partículas irão afundar gradualmente e se acumular no fundo, causando apodrecimento.
Nessa situação, a água turva representa um risco à saúde dos habitantes do lago. Para evitar esse problema, basta evitar alimentar os peixes em excesso. A quantidade de alimento deve ser calculada de forma que os peixes a consumam completamente em 15 minutos.
Alga
As algas em um aquário também podem turvar a água. Seu rápido crescimento faz com que a água fique verde e o aquário comece a se assemelhar a um pequeno pântano. Algumas espécies de algas são particularmente propensas ao crescimento excessivo, o que pode levar à turvação rápida e a um odor desagradável que persiste mesmo após a reinicialização de todo o sistema.
A iluminação excessiva e a presença de elementos orgânicos ativam todo esse processo. A água perde a sua transparência. O aquário pode estar exposto à luz solar direta ou à luz artificial em excesso. Uma mudança de local pode resolver o problema. O aquário deve ser colocado em um local mais escuro. Se a tonalidade verde persistir com o tempo, provavelmente existe outra causa.
Filtro
O problema pode estar em um filtro com defeito, especialmente se o lago abriga um grande número de peixes. Uma filtragem inadequada pode causar o acúmulo de resíduos no aquário, levando à toxicidade e eventual morte dos peixes.
Ao planejar um aquário, é importante escolher o tamanho adequado para o número de futuros habitantes. A superlotação é inaceitável. Os cálculos são simples. Em média, são necessários 2 litros de água para cada 1 cm de diâmetro do corpo do peixe. Como os peixes serão pequenos quando introduzidos e crescerão rapidamente, isso deve ser levado em consideração, e o tamanho escolhido deve ser suficiente para o uso futuro. Se o número de peixes não for compatível com o volume do aquário, nem mesmo o sistema de filtragem da mais alta qualidade conseguirá evitar a turbidez da água.
Em alguns casos, o filtro pode falhar. Um grande acúmulo de detritos pode obstruí-lo, impossibilitando a purificação da água do lago. Nesse caso, o filtro deve ser completamente limpo, de preferência com a substituição do material filtrante para melhorar a filtragem. Após a limpeza, a água deve retornar ao normal em poucos dias.
Se eliminar as causas mencionadas acima não resolver o problema, a água turva pode ser devido a decorações de aquário de má qualidade ou manutenção inadequada ou tardia. É importante garantir que todos os elementos colocados no aquário sejam feitos de materiais isentos de corantes e componentes que se dissolvem. Isso não só prejudicará a aparência, como também poderá levar à morte dos peixes.



