Ovariovit para cães: instruções de uso

A maioria dos medicamentos para animais de estimação apresenta efeitos colaterais significativos. Para proteger seu animal dos efeitos negativos dos medicamentos, em alguns casos é aconselhável o uso de remédios homeopáticos. Um desses remédios homeopáticos é o Ovariovit, um medicamento injetável para o tratamento do sistema geniturinário feminino, feito com ingredientes naturais.

Formulário de composição e liberação

1551686296_5c7cda947876b.jpg

O medicamento ajuda a aliviar os efeitos colaterais da esterilização.

O remédio homeopático é produzido em frascos de vidro com capacidade de 10 ou 100 ml, contendo uma solução para injeções (intramuscular ou subcutânea).

A composição do Ovariovit é baseada em extratos vegetais:

  • Prostel (erva-do-sono) - estimula a produção de hormônios sexuais femininos.
  • Damiana - ajuda a normalizar a circulação sanguínea nos órgãos reprodutivos.
  • Aquilegia - normaliza a função do útero e dos ovários.
  • Aristolochia - restaura o equilíbrio hormonal feminino.

O produto também contém iodeto de ouro (Aurum iodatum), que normaliza o funcionamento do sistema cardiovascular e ajuda a reduzir os cistos ovarianos em cadelas.

O efeito terapêutico do Ovariovit é potencializado pelo extrato de concha de ostra (que alivia a inflamação) e pela sépia, uma substância derivada de moluscos marinhos. Esta última tem um efeito positivo em todo o sistema reprodutivo feminino. Cloreto de sódio e água para injeção são componentes auxiliares.

Armazene Ovariovit para cães separadamente dos alimentos, fora do alcance de crianças, a uma temperatura de 0 a 30°C. O prazo de validade deste medicamento homeopático é de 3 anos. Após aberto, usar em até 3 semanas.

Prescrição do medicamento

1551686392_5c7cdaf71756f.jpg

A pseudociese (gravidez psicológica) é uma anomalia psicofísica complexa no sistema hormonal do animal e no organismo como um todo.

Ovariovit é um remédio homeopático combinado que tem um efeito abrangente no organismo: restaura a função das glândulas sexuais, regula o ciclo estral, estimula a produção hormonal e a ovogênese.

O medicamento é prescrito para cadelas nos seguintes casos:

  • gravidez psicológica;
  • problemas de fertilidade;
  • disfunção ovariana.

Os veterinários costumam prescrever Ovariovit após tratar um cão com medicamentos hormonais para restaurar o sistema endócrino e a função geniturinária do animal.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Como o Ovariovit não é um medicamento potente, não apresenta contraindicações ou efeitos colaterais significativos. No entanto, em casos raros, um animal pode desenvolver intolerância individual aos componentes do remédio homeopático.

O uso de Ovariovit deve ser evitado se o cão for hipersensível.

Caso ocorram reações alérgicas, suspenda o uso do produto e prescreva anti-histamínicos para o animal.

Instruções de uso

1551686596_5c7cdbc324322.jpg

As injeções intramusculares são mais eficazes quando aplicadas na parte superior da coxa.

O medicamento homeopático é administrado por via subcutânea ou intramuscular. A dosagem é calculada em 0,1 ml por 1 kg do peso corporal do cão. A dose máxima permitida para uma única aplicação é de 4 ml.

O esquema de utilização do medicamento depende dos objetivos:

  • Para estimular o desejo sexual, o produto é injetado de 1 a 2 vezes a cada 7 dias, durante 30 dias.
  • Para restaurar o sistema geniturinário após a terapia hormonal, faça isso 2 a 3 vezes por semana durante um mês.
  • Em caso de gravidez psicológica, as injeções são administradas diariamente durante 5 dias, e depois são administradas mais 3 a 4 injeções em dias alternados.
  • Para prevenir o parto prematuro, o Ovariovit é administrado no 5º e no 10º dia após a fertilização.
  • Ao utilizar o medicamento no tratamento da endometrite com Mastometrin, as injeções são administradas a cada 3-4 dias durante 3 semanas.

Como injetar a droga por conta própria: regras básicas?

  • Antes de usar, a tampa do frasco deve ser limpa com álcool medicinal.
  • Utilize somente seringas e agulhas esterilizadas.
  • É melhor limpar com álcool a área onde a injeção será aplicada.
  • Se a injeção for administrada por via subcutânea, deve ser feita na dobra da cernelha; a profundidade de inserção da agulha deve ser de 1 a 1,5 cm.

Medidas de precaução

Ao trabalhar com um remédio homeopático, é aconselhável seguir as seguintes recomendações:

  • Após usar o produto, lave bem as mãos;
  • Caso o medicamento entre em contato com a pele, os olhos ou a boca, enxágue-os imediatamente com água;
  • Caso ocorram reações alérgicas ou se o medicamento entrar acidentalmente no corpo humano, consulte um médico (apresente a bula ou o frasco do medicamento na consulta).

Vantagens e desvantagens

1551687041_5c7cdd7a3146b.jpg

Este medicamento não deve ser usado como único tratamento para doenças.

Ovariovit possui diversas vantagens. As principais são:

  • Seguro para uso (sem efeitos colaterais, composição natural);
  • a possibilidade de escolher um frasco pequeno (10 ml) ou grande (100 ml);
  • Preço baixo (cerca de 350 rublos por um frasco de 10 ml);
  • Longa vida útil - até 3 anos.

As principais desvantagens do medicamento são sua eficácia não comprovada e o fato de estar disponível para venda apenas na forma injetável.

Análogos

O único análogo completo do Ovariovit é o Ovarium compositum. Este medicamento é produzido na forma de solução injetável.

Gormel é frequentemente prescrito para normalizar a função ovariana. Assim como Ovariovit, é composto por ingredientes vegetais, minerais e animais. A principal diferença é que pode ser administrado por via intravenosa, além de injeções subcutâneas e intramusculares.

Ovariovit é recomendado para uso em cadelas quando o distúrbio geniturinário é sintoma de outra condição ou está relacionado a deficiências alimentares ou nutricionais. Este remédio homeopático também pode ser usado em combinação com medicamentos para aumentar sua eficácia ou acelerar a recuperação após o tratamento medicamentoso. Os tutores de animais de estimação devem entender que Ovariovit não é uma cura e não trata condições uterinas ou ovarianas graves.

Comentários