Ipakitine é um medicamento usado na medicina veterinária para o tratamento e prevenção de infecções do trato urinário em gatos. Este antibiótico é bastante eficaz e seguro para animais de estimação, mas seu uso sem prescrição médica não é recomendado.
Formulário de composição e liberação
Ipakitine para gatos é produzido pela empresa francesa Vetoquinol SA como um pó cremoso embalado em potes plásticos de diferentes capacidades (50, 60, 150, 180 e 300 g). A embalagem inclui instruções de uso e uma colher medidora com 1 g do produto. Não possui aroma ou sabor característicos.
Ipakitine contém 2 componentes ativos:
- Quitosana. Essa substância é obtida a partir de cascas de lagostins. Ela age por aproximadamente 8 horas, reduzindo os níveis de colesterol e creatinina e aumentando os níveis de hemoglobina. A quitosana não é absorvida pelo organismo do animal, sendo completamente excretada nas fezes.
- Carbonato de cálcio. A substância estabiliza e restaura o metabolismo correto do fósforo e do cálcio no organismo do animal.
A lactose é utilizada como excipiente. Todos os componentes são naturais – o produto é seguro para animais.
Prescrição do medicamento
Indicações de uso: insuficiência renal crônica e prevenção de possíveis complicações associadas à disfunção deste órgão.
Ipakitine não cura completamente a doença, apenas ajuda a melhorar a função renal.
Os veterinários recomendam administrar este medicamento como medida preventiva para gatos propensos a doenças renais.
Contraindicações e efeitos colaterais
Ipakitine Não há contraindicações para gatos, pois contém apenas substâncias naturais. Uma exceção é a intolerância individual aos componentes do medicamento. Nesse caso, o veterinário pode optar por reduzir a dosagem em vez de interromper completamente a medicação.
Não foram observados efeitos colaterais com o uso de Ipakitine em gatos. Ocasionalmente, náuseas e vômitos podem ocorrer no início do tratamento, mas esses sintomas desaparecem espontaneamente e com relativa rapidez.
Alguns gatos são intolerantes à lactose e podem ter uma reação alérgica ao medicamento. Se você notar sintomas como diarreia, inchaço e mal-estar geral em seu animal, pare de administrar o medicamento e leve-o a uma clínica veterinária.
Instruções de uso
Ipakitine é administrado por via oral (pela boca, junto com a comida). Os veterinários geralmente recomendam administrá-lo aos gatos duas vezes ao dia, sempre no mesmo horário, de manhã e à noite.
A dosagem e a duração do tratamento são determinadas individualmente após um exame e os testes necessários, dependendo da gravidade da doença e de outros fatores. Os veterinários geralmente recomendam o uso de Ipakitine por 3 a 6 meses, mas em alguns casos, um tratamento mais prolongado com este medicamento e a repetição do ciclo após um determinado período podem ser necessários.
É necessário garantir que seu animal de estimação tenha sempre acesso livre a uma tigela com água filtrada à temperatura ambiente, pois a necessidade de líquidos dos gatos aumenta com a idade.
Existem várias maneiras de tomar este medicamento:
- Adicionar à ração úmida. Nesse caso, é aconselhável aquecer o recipiente, despejar a quantidade necessária de pó, misturar bem e dar ao gato.
- Misturar com ração seca. O dono precisará dissolver o medicamento em água morna com antecedência, misturar bem a mistura e despejá-la em uma tigela cheia de grânulos de ração.
- Diluir o pó em água. Este método é utilizado se o gato estiver muito debilitado e tiver perdido o apetite. O medicamento deve ser diluído em água morna (50°C) e administrado ao animal.
Como o Ipakitine não possui aroma ou sabor específico que repila os gatos, não há problemas com seu uso. Mas se o animal estiver fraco e incapaz de tomar o medicamento sozinho, então, após dissolver o pó na água, o dono terá que recorrer aos seguintes procedimentos:
- Aspire o líquido resultante para dentro de uma seringa e retire a agulha.
- Pegue o animal nos braços, acalme-o e abra cuidadosamente a sua boca.
- Coloque o líquido na base da língua ou atrás da bochecha do animal de estimação, para que ele não consiga cuspi-lo.
A ipakitina pode ser combinada com outros medicamentos, pois não enfraquece nem potencializa seus efeitos. No entanto, antes de administrar este medicamento a um animal de estimação que esteja passando por outros tratamentos, consulte um veterinário. Pare de usá-lo por conta própria. Ajustar a dosagem sem o conhecimento do veterinário é altamente indesejável.
Análogos
Caso desejado, este medicamento pode ser substituído por outros que tenham efeito semelhante no organismo do animal.
Pronefra está disponível em suspensão. Sua composição é praticamente idêntica à de Ipakitine, mas, além dos dois princípios ativos, contém polissacarídeos e oligopeptídeos, que ajudam a manter a estrutura normal dos rins.
Renalcin está disponível em forma líquida com dispensador. Contém lantarenol, que se liga ao fósforo no trato gastrointestinal, e caulim, que remove as toxinas que se acumulam no organismo do animal devido à insuficiência renal.
Ipakitine para gatos é um medicamento eficaz, praticamente sem contraindicações ou efeitos colaterais. Ajuda a melhorar a condição de animais com insuficiência renal crônica sem sobrecarregar o organismo do gato. Também pode ser prescrito por um especialista para fins preventivos em animais propensos a essa condição.






