Enroxil é um antibiótico de amplo espectro usado para tratar doenças infecciosas em gatos. É prescrito por um veterinário; a autoadministração não é recomendada, pois o medicamento tem várias limitações e pode causar efeitos colaterais. Se ocorrerem efeitos colaterais, entre em contato com seu veterinário imediatamente e suspenda a medicação.
Formulário e composição de liberação
O princípio ativo do Enroxil é a enrofloxacina. Pertence à classe de medicamentos fluoroquinolonas. Está disponível em diversas formas e dosagens, mas os comprimidos e a solução injetável a 5% são adequados para o tratamento de gatos.
- Pílulas. De cor castanha clara com pintas mais claras ou mais escuras, possuem um sabor e aroma que lembram carne, tornando-as um petisco favorito dos gatos. Estão disponíveis em diferentes dosagens — 15 e 50 mg — e são embaladas em blisters com 10 comprimidos. Cada embalagem contém 1 ou 10 blisters.
- Solução injetável. É produzido como um líquido transparente com uma leve tonalidade amarela. Está disponível em farmácias em diversos tamanhos — 2, 5, 10, 20, 50 e 100 ml — em frascos de vidro ou polímero selados com rolhas de borracha e tampas de alumínio.
Os comprimidos contêm os seguintes excipientes:
- manitol;
- amido de milho;
- aromatizante de carne;
- dióxido de silício coloidal;
- talco;
- estearato de magnésio, etc.
Na solução injetável, as substâncias adicionais incluem:
- butanol;
- hidróxido de potássio;
- água destilada.
Em que casos é prescrito?
O medicamento Enroxil é prescrito para gatos no tratamento de doenças causadas por bactérias (estafilococos, estreptococos, salmonela, etc.), bactérias oportunistas (Klebsiella) e micoplasmas:
- infecções respiratórias (pneumonia enzoótica ou bacteriana, rinite atrófica);
- infecções gastrointestinais (salmonelose, colibacilose);
- infecções geniturinárias (cistite, pielonefrite);
- infecções de tecidos moles;
- otite;
- feridas infectadas.
Os veterinários podem prescrever medicamentos para prevenir infecções de ouvido e de pele em gatos.
As injeções são prescritas para infecções progressivas dos sistemas respiratório, gastrointestinal e geniturinário quando é necessário um efeito rápido ou quando a capacidade de absorção do intestino está comprometida.
Instruções de uso
A dosagem do medicamento depende do peso do gato:
| Peso gatos | Dosagem |
| Não mais que 3 kg | 1 comprimido de 15 mg |
| 3-5 kg | 1 comprimido de 25 mg (ou meio comprimido de 50 mg) |
| 5-10 kg | 1 comprimido de 50 mg |
A medicação é administrada de 1 a 2 vezes ao dia, conforme as instruções do veterinário, após as refeições ou entre elas. Não é recomendado pular doses, pois isso reduzirá o efeito terapêutico. Caso uma dose seja esquecida, retome a administração conforme prescrito. O tratamento dura de 1 a 2 semanas, dependendo da gravidade do quadro.
O medicamento tem gosto e cheiro de carne, por isso, na maioria dos casos, o animal come o comprimido sozinho.Se ele se recusar, você pode esmagá-lo e adicioná-lo à comida dele (de preferência líquida).
A segunda opção é esmagar o comprimido e misturá-lo com uma pequena quantidade de água fervida. Aspire a solução resultante para uma seringa sem agulha e, segurando o gato pela mandíbula, injete a medicação.
As farmácias veterinárias também vendem uma seringa especial com aplicador. Para administrar o comprimido, segure o animal, abra a mandíbula dele e pressione a seringa. Certifique-se de que o gato engula o medicamento.
Após a administração, seu gato pode apresentar salivação abundante (espuma na boca). Essa é uma reação normal ao contato do medicamento com a língua. O problema desaparecerá espontaneamente em 5 a 10 minutos.
Uma solução a 5% é administrada por via subcutânea em gatos, na dose de 1 ml por 10 kg de peso corporal, uma vez ao dia, durante 5 a 10 dias. Recomenda-se que as injeções sejam administradas em uma clínica veterinária, mas, caso possua o treinamento necessário, você mesmo pode administrá-las utilizando seringas descartáveis com agulha curta e luvas.
Efeitos colaterais
Quando usado conforme as instruções, os efeitos adversos e as complicações em gatos são raros. Estes podem incluir:
- vomitar;
- Evacuações frequentes, com fezes moles.
Esses sintomas não requerem tratamento e desaparecem espontaneamente. No entanto, se ocorrer uma reação alérgica, suspenda o uso de Enroxil e consulte um veterinário para obter um anti-histamínico.
A medicação pode afetar negativamente a saúde intestinal. Portanto, recomenda-se a introdução de probióticos na dieta do animal como suplemento especial após a conclusão do tratamento.
Em caso de overdose de drogas, observa-se o seguinte:
- falta de apetite;
- vômitos e diarreia;
- cianose das membranas mucosas;
- Transtorno nervoso e estado depressivo.
Contraindicações
Enroxil não é prescrito nos seguintes casos:
- Diagnóstico de doenças do tecido cartilaginoso.
- Uma doença do sistema nervoso central que causa convulsões.
- Sensibilidade individual dos gatos ao grupo das fluoroquinolonas.
- Gatinhos com menos de 2 meses de idade. Isso se deve ao impacto negativo do ingrediente ativo no tecido cartilaginoso durante o período de crescimento ativo.
- Durante a gestação e a lactação, como os antibióticos podem ser prejudiciais aos gatinhos ao passarem para o leite materno, o tratamento é recomendado. Nesse período, gatas com essa condição recebem medicamentos mais seguros.
- Insuficiência renal e hepática.
O medicamento é contraindicado para uso com as seguintes categorias de medicamentos:
- Teofilinas.
- Tetraciclinas.
- Macrolídeos.
- Essas substâncias contêm cátions de ferro, cálcio, magnésio e alumínio, que impedem a absorção da substância ativa.
- Anti-inflamatórios não esteroides.
De acordo com relatos de médicos e donos de gatos, o Enroxil é eficaz e seguro. No entanto, você não deve comprar este medicamento sem receita médica, pois somente um veterinário pode determinar se o Enroxil é necessário em um caso específico.








