
Contente
Quando uma gata entra no cio e quanto tempo dura esse período?
Em média período de maturação do gato Começa aos seis meses de idade. Este período depende da raça do animal:
- Gatos de ossatura leve, como os orientais, siameses, cornish rex e outras raças, atingem a maturidade entre 4 e 8 meses de idade.
- As raças Kurilian Bobtail, Scottish Fold e British Fold, que possuem esqueletos de tamanho médio, atingem a maturidade entre 8 e 12 meses.
- Gatos de grande porte (Maine Coon, Siberiano) atingem a maturidade mais tarde do que todos os outros – entre 10 e 18 meses.
O período de atividade sexual, tanto em gatas quanto em gatos machos, ocorre no outono e na primavera. 
A duração do cio nas gatas varia. Na ausência de um gato Dura de 10 a 15 dias. Na presença de um macho, o cio termina em 5 a 7 dias. Em algumas gatas, um ciclo estral pode gradualmente se transformar em outro. Essa condição é chamada de ninfomania e ocorre em 10 a 12% dos animais de estimação.
No entanto, como atividade sexual incessanteTanto o atraso no ciclo estral quanto a ausência dele são motivos para levar sua gata ao veterinário. Diversas condições médicas podem causar alterações no ciclo. O risco dessas condições é especialmente alto se uma gata não for acasalada com um macho por um longo período.
O que uma fêmea sente durante o cio?
O cio, ou estro, ocorre em três fases. Cada fase é vivenciada de forma diferente pelo seu amigo peludo:
- Proestro. A fase inicial dura cerca de três dias. Durante esse período, são liberados hormônios que preparam o corpo do animal para o acasalamento e a fertilização. Nesses dias, a gata anda com os joelhos dobrados, esfrega-se nas pernas do dono e exige atenção. Ela também começa a se comportar de forma inquieta de tempos em tempos. Ela ainda não está pronta para acasalar e, portanto, rejeita o macho com veemência.
- Estro. Este é o período mais favorável para o acasalamento. A fêmea começa a procurar ativamente o macho. A incapacidade de satisfazer esse instinto a deixa literalmente abalada. O animal de estimação sofre de verdade. Portanto, durante esse período, repreender seu animal de estimação é absolutamente proibido. Esse período dura cerca de uma semana.
- Interestro ou metaestro. Esta fase dura de dois a dez dias. Se uma gata for acasalada com um gato durante este período, a atividade sexual diminui rapidamente após a ovulação e cessa completamente. Depois disso, as fêmeas tornam-se agressivas com os machos. Se a ovulação ocorrer sem fertilização, a gata pode ter uma gravidez psicológica. Se o acasalamento não ocorrer, o ciclo recomeçará em breve.
- Anestro. O animal retorna à vida normal e inicia o repouso sexual. Esse período geralmente ocorre durante os meses de inverno.
Comportamento de uma gata durante o cio
Comportamento de cada indivíduo durante a atividade sexual Individualmente. Mas, em geral, o comportamento das fêmeas durante o cio é praticamente o mesmo:
Os gatos gritam como se estivessem com dor, mesmo que na verdade não estejam sentindo nenhuma dor. Esses períodos de gritos ocorrem com mais frequência à noite, pela manhã e no final da tarde.
- O animal pode ficar deitado, ronronando baixinho, ou permanecer completamente em silêncio.
- O gato esfrega-se ativamente em vários objetos.
- Arranhar, morder, ou seja, demonstrar agressividade.
- Ele vai ao banheiro para urinar com bastante frequência.
- Recusa-se a comer ou come muito pouco.
- Anda com as patas semi-dobradas e o rabo erguido para o lado.
- Ela se lambe embaixo da cauda várias vezes ao dia porque sua vulva (órgão genital externo) incha e produz uma secreção transparente. Não há sangramento durante o cio.
- O animal exige carinho obsessivamente, literalmente nunca se afastando do dono.
- Demonstra um interesse anormal por animais e homens. Cheira suas roupas e sapatos.
- Ao ser acariciado na região do sacro, ele move o rabo para o lado e se agacha, empinando o traseiro.
Todos esses sintomas podem aparecer sequencialmente ou simultaneamente. Alguns podem nem ser observados. Algumas gatas entram no cio sem apresentar nenhum sintoma.
Como acalmar seu animal de estimação peludo?
Em casa, você pode tentar acasalar com uma gata durante o cio. acalme-se sem usar nenhum medicamento.A coisa mais importante que você pode fazer para ajudar seu gato durante esse período difícil é demonstrar mais carinho e atenção. Simplesmente pegue-o no colo com mais frequência, acaricie-o, escove-o e converse com ele. Essas ações simples aliviarão a tensão e o acalmarão, pelo menos um pouco.
Roupa de cama macia e quentinha.

Um banho morno ajudará a acalmar seu amigo peludo por um bom tempo. Depois, ele ficará ocupado lambendo o pelo, o que reduzirá a tensão e o estresse.
Isolamento dos gatos
Durante o estro A presença de gatos excita muito a fêmea.Portanto, para evitar a gravidez, ela não deve sair de casa. As janelas e portas devem ser mantidas fechadas. Se houver um gato na casa, recomenda-se entregá-lo temporariamente a um amigo.
Jogos e entretenimento
Os jogos ajudarão a distrair a gata do seu desejo sexual, já que durante esse período sua atividade motora aumentaA gatinha está cheia de energia, então à noite começa a miar alto para chamar o gato macho. Para evitar esses "concertos" noturnos, é preciso literalmente obrigá-la a brincar durante o dia. Isso pode ser feito comprando ou criando novos brinquedos, ou até mesmo brincando com ela. Depois de brincar o dia todo, a gatinha dormirá tranquilamente a noite toda.
Utilização de infusões de ervas:
Infusões de tomilho, camomila ou hortelã natural não eliminam completamente o desejo sexual do cão, mas o reduzem significativamente. Além disso, essas ervas não têm efeitos colaterais e são baratas.
Medicamentos para gatas durante o cio.
Se nenhuma ação for tomada e Sua preocupação não ajuda.Você pode aliviar o desconforto do seu animal de estimação com sedativos especiais. Atualmente, existem três grupos principais: gotas, comprimidos e injeções.
Gotas e tinturas

- Pare de causar estresse;
- "Suprastin";
- "Antiestresse";
- "Gato Bayun".
Todos eles são feitos de ervas. Com a ajuda deles você pode normalizar o sistema nervoso e aliviam o estresse. As gotas são relativamente inofensivas, mas o uso prolongado pode levar à diminuição da imunidade e danos ao sistema nervoso.
Pílulas
Contraceptivos ter um efeito de curto prazo, regulam a frequência do cio e reduzem a libido. Os comprimidos mais populares e eficazes são:
- Perlutex;
- "Anti-sexo";
- "Ex";
- "Contra-sexo";
- Interrompa a intimidade;
- "Barreira sexual";
- "Gestrenol".
O organismo de uma gata pode se adaptar rapidamente a esses medicamentos. Portanto, um remédio que funcionou da última vez pode ser ineficaz na próxima vez que ela entrar no cio.
Injeções
As injeções hormonais são o método mais eficaz e, ao mesmo tempo, o mais perigoso. Anticoncepcionais de liberação prolongada Elas aliviam os sintomas por seis meses ou mais. As mais comuns são Depo-Provera e Covinan. Os efeitos colaterais podem incluir ganho de peso, letargia, inchaço das mamas, inflamação purulenta dos genitais, cistos ovarianos e piometrite. Especialistas experientes prescrevem esses medicamentos apenas para animais que, por diversos motivos, não podem ser castrados.
Uso de gotas e comprimidos para o cio.

Gotas durante o estro Administrar de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo 2 ml de tintura por dia. O tratamento geralmente dura no máximo 7 dias por mês. As gotas podem ser administradas diretamente na boca do gato com uma seringa ou colher, ou adicionadas ao leite.
Dosagem dos comprimidos "ContraSex" depende do peso corporal da mulher.Recomenda-se um comprimido para cada 5 kg de peso corporal. O tratamento deve durar no máximo 5 dias e deve ser iniciado aos primeiros sinais de calor.
Durante o cio de uma gata, é importante lembrar que esse estado é realmente estressante para o seu organismo. Nesse período, o animal não tem consciência do seu comportamento e das suas ações. Portanto, Você não pode repreender ou punir seu animal de estimação peludo.Basta ter paciência, carinho e atenção. De qualquer forma, se os donos não pretendem ficar com o gato, o melhor é castrá-la. Isso garantirá a saúde dela e permitirá que os donos vivam em paz.
Os gatos gritam como se estivessem com dor, mesmo que na verdade não estejam sentindo nenhuma dor. Esses períodos de gritos ocorrem com mais frequência à noite, pela manhã e no final da tarde.


1 comentário