Apoquel para cães - instruções de uso

Apoquel é necessário para cães quando anti-histamínicos e medicamentos hormonais não aliviam a coceira alérgica. Este medicamento é recomendado para casos extremamente graves e quando a terapia combinada prescrita anteriormente não apresentou efeito positivo por um longo período. Antes de usar, é importante ler as instruções e consultar um veterinário. Existem contraindicações para o uso.

Formulário de composição e liberação

O medicamento é produzido por uma empresa farmacêutica belga em forma de comprimido. As dosagens variam: 3,6 mg, 5,4 mg e 16 mg. Os comprimidos são acondicionados em embalagem plástica com tampa.

1548408341_5c4ad612b8730.jpg

O ingrediente ativo é o maleato de oclacitinibe. A composição inclui ainda excipientes como celulose microcristalina, lactose monoidratada, carboximetilamido sódico, estearato de magnésio, agente formador de película Opadry II White e água.

Disponível em embalagens de 20 e 100 comprimidos em diferentes dosagens, identificadas como P, M e G, para raças pequenas, médias e grandes, respectivamente.

Este medicamento deve ser armazenado a uma temperatura de 0–25°C (32–77°F), longe da luz solar direta e fora do alcance de crianças. O prazo de validade é de 24 meses se armazenado de acordo com as instruções. Este medicamento está disponível em farmácias sem receita médica.

Indicações de uso

1548670087_5c4ed483a1057.jpg

Durante uma reação alérgica, o organismo do cão produz substâncias biológicas específicas que se acumulam em grande quantidade, causando coceira e vermelhidão na pele. Apokvil age bloqueando a produção dessas substâncias e eliminando rapidamente os sintomas desagradáveis ​​da alergia.

Indicações de uso:

  • dermatite de contato e atópica;
  • alergia alimentar;
  • Reação alérgica à infestação por vermes.

O medicamento é absorvido pela corrente sanguínea e afeta todos os sistemas do corpo, atingindo a concentração máxima uma hora após a administração.

O fabricante garante que o medicamento é completamente seguro, não interfere com vacinas ou exames, age rapidamente e é adequado para uso prolongado.

Contraindicações e efeitos colaterais

1548670141_5c4ed4bbdb4a5.jpg

Apesar de sua alta eficácia em comparação com outros medicamentos, o Apoquel deve ser administrado a animais com cautela. Os efeitos colaterais comuns incluem distúrbios intestinais, cistite e náuseas.

Se o seu cão tiver algum problema de saúde, como câncer ou demodicose, você só deve administrar a medicação após consultar um veterinário, pois ela pode agravar a condição e piorar o estado do seu animal de estimação.

É estritamente proibido administrar o medicamento nos seguintes casos:

  • gravidez;
  • Alimentar filhotes com leite materno;
  • menores de 12 meses de idade;
  • Peso corporal inferior a 3 kg;
  • planejamento de acasalamento;
  • imunidade reduzida;
  • câncer agudo;
  • Intolerância individual aos componentes do medicamento.

Seguir as instruções do seu médico, a dosagem e o regime de tratamento ajudará a minimizar o risco de efeitos colaterais do medicamento.

Instruções de uso

Antes de administrar qualquer medicamento ao seu cão, é importante não só calcular a dosagem para evitar efeitos adversos, mas também lembrar que a automedicação é estritamente proibida. O tratamento incorreto pode causar sérios danos à saúde do animal.

A eficácia do medicamento depende da dosagem correta. Doses recomendadas com base no peso do animal:

Peso do cachorro em kg Dosagem em mg Número de comprimidos por dose, peças
3–4,53.61/2
4,5–65.41/2
6–93.61
9–13,55.41
13,5–20161/2
20–275.42
27–40161
40–55161,5
55–80162

A alimentação não afeta a absorção do medicamento, portanto, ele pode ser misturado à comida, administrado na forma de comprimido diretamente na boca ou triturado e misturado com água. Seu médico ajudará você a ajustar seu plano de tratamento; todas as informações contidas nas instruções são apenas para fins de orientação.

Durante a fase aguda do tratamento da alergia, os comprimidos devem ser administrados duas vezes ao dia, na dosagem prescrita, por no máximo duas semanas. A dosagem é então reduzida, e os cães passam a receber a medicação uma vez ao dia. O tratamento preventivo e de manutenção deve ser administrado por no máximo 14 semanas. Caso o comprimido seja administrado inteiro, é importante inspecionar a boca do animal após a administração para garantir que o medicamento tenha sido engolido.

Durante todo o tratamento, é necessário garantir que o cão não seja infectado por vermes, pois o princípio ativo possui efeito imunossupressor. O uso concomitante com anticonvulsivantes, imunossupressores e medicamentos oncológicos é proibido.

O que pode substituir o medicamento original?

Um médico pode prescrever um medicamento alternativo quando o original não estiver disponível. A autoadministração de Apoquel é proibida, pois tornará o tratamento ineficaz. O medicamento é substituído se houver contraindicações, efeitos colaterais graves ou intolerância individual aos componentes. O veterinário pode substituir o medicamento por outro com o mesmo princípio ativo ou com um princípio ativo diferente.

Utilize a versão genérica apenas conforme as instruções fornecidas com o medicamento. As dosagens utilizadas para o medicamento original podem não ser adequadas.

O Apoquel não possui análogos diretos (com o mesmo princípio ativo). Os médicos prescrevem outros anti-histamínicos e medicamentos hormonais, que não são tão eficazes.

Caso não seja possível administrar o medicamento original, o veterinário dará as seguintes orientações:

  • Prednisolona (tem um grande número de efeitos colaterais);
  • Ciclosporina (suprime fortemente o sistema imunológico).

Para sintomas leves de alergia, você pode administrar Suprastin ou Claritin, que são menos eficazes, mas têm um efeito mais suave em cães.

Apoquel age em nível celular, o que o torna único. É um medicamento moderno e completamente seguro que alivia os sintomas alérgicos graves em até quatro horas após a administração. Após um ciclo completo de tratamento, as alergias dos cães desaparecem completamente. O sono melhora e o comportamento retorna ao normal nas primeiras 24 horas. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais eficaz ele será.

Comentários