Muitas pessoas se lembram daquela velha canção sobre um gato preto que, Deus nos livre, cruza o seu caminho. Vamos descobrir se a cor de um gato realmente lhe confere qualidades especiais, ou se é apenas superstição.
Gatos vermelhos
Gatos vermelhos, dourados e ensolarados. Existe uma crença popular de que esses felinos coloridos têm uma natureza teimosa. Os gatos vermelhos são considerados atrevidos, ágeis e travessos, com um temperamento briguento e explosivo. São inteligentes, ousados, enérgicos, muito independentes e possuem um forte senso de autoestima.
Acredita-se que quanto mais vermelha for a pelagem de um gato, mais insuportável será seu temperamento. E listras de tigre indicam um animal de estimação caprichoso, teimoso e desobediente. Eles são provocadores na hora de brincar — pulam nas cortinas e até dormem na frigideira.
A natureza dos gatos de temperamento forte é frequentemente comparada à da raposa vermelha, que é preguiçosa e astuta. No entanto, também lhes são atribuídas qualidades como devoção incondicional, amor por crianças, inteligência flexível e sociabilidade. São seletivos em seus relacionamentos com cada membro da família, escolhendo um favorito a quem às vezes obedecem. Na maioria das vezes, são os machos os escolhidos. Mas cuidado para não pisar no rabo da raposa vermelha, ou ela tramará alguma travessura.
Apesar da natureza rebelde da gata Sunny, ela continua sendo uma criatura surpreendentemente dócil. Tudo gira em torno da cor laranja. Ela promove uma visão positiva da vida e traz alegria e felicidade ilimitadas aos seus donos. Acredita-se que um animal de estimação "ensolarado" afasta doenças e traz boa sorte, prosperidade e bem-estar para o lar.
Gatos pretos
E o gato preto sofreu muito por causa de sua pelagem escura. É culpado por todo tipo de infortúnio, especialmente se cruzar o caminho de alguém. É um símbolo de azar e feitiçaria. Maligno e vingativo — é o que as pessoas dizem sobre o caráter desses felinos, e completamente em vão. A percepção humana do animal é fortemente influenciada por atitudes negativas em relação à cor escura, que simboliza traços de caráter negativos.
Na realidade, ao atravessar a rua, um gato preto remove toda a negatividade de quem passa, absorvendo-a para si. Podem ser considerados, com segurança, os mais poderosos curadores e protetores de seus donos. Eles conseguem absorver energia negativa, aliviar o estresse e a dor, melhorar o bem-estar e alertar sobre visitantes maléficos, pois são muito sensíveis às vibrações humanas. Um gato preto pode, de fato, se vingar, mas apenas daqueles que ofenderam seu dono, a quem são incrivelmente leais.
Seu caráter é imprevisível e contraditório. São capazes de resistir a qualquer desafio graças à sua alta vitalidade. Toleram os efeitos de traumas físicos melhor do que representantes de outras cores. Isso provavelmente se deve à capacidade da cor preta de absorver calor e energia.
Gatos pretos se assemelham a panteras – misteriosos e graciosos, com excelentes instintos de caça, capazes de se defender e predadores encantadores. São ativos e proativos, apreciam a interação social, inclusive com outros animais, e não toleram bem a solidão. Apesar da sua reputação, são muito amigáveis, mas podem ser teimosos. Às vezes, gostam de longas caminhadas sozinhos e de se aventurar por longas distâncias longe de casa, demonstrando a sua independência.
Gatos brancos
O branco é um símbolo de pureza e inocência. Essas qualidades são atribuídas a gatos de pelagem clara. Eles são considerados animais tímidos e sensíveis, com uma natureza doce – calmos e gentis. Na maioria dos casos, isso é verdade. Gatos brancos são aristocráticos, dóceis e sensíveis. Em troca de carinho e bons cuidados, eles retribuem aos seus donos com afeto terno e boas maneiras. São muito sensíveis ao humor das pessoas. Apesar de seu afeto, os gatos brancos permanecem muito dóceis e não são intrusivos.
Às vezes, esse tipo de amor pode ser contraproducente. Torna os gatos desconfiados e cautelosos com outras pessoas, das quais sentem medo. Essa ansiedade interna impacta negativamente o sistema nervoso dos gatos. Nesse estado, eles não lidam bem com o estresse e têm dificuldade para se adaptar a novos ambientes.
Quanto aos gatos brancos com olhos de cores diferentes, eles se distinguem dos demais pela sua completa imprevisibilidade. Sua personalidade muda tão rapidamente que é impossível prever o que despertará sua curiosidade ou qual será sua próxima ação. Esses gatos não gostam da atenção de estranhos nem de barulhos altos, e são muito sensíveis ao estado emocional de seus donos.
Gatos tricolores
Diz a crença popular que gatos tricolores são excelentes caçadores de ratos. Este é um caso em que o estereótipo coincide com um fato comprovado. Cientificamente, foi demonstrado que gatos com essa coloração incomum são mais capazes de se camuflar, tanto em ambientes internos quanto externos, do que animais de outras cores.
De resto, são animais dóceis, especialmente afetuosos com seus donos, que os adoram e gostam muito de brincar. Para outras pessoas, tamanha beleza costuma ser inacessível, pois ela não gosta de ser tocada.
Os gatos tricolores podem ser exigentes quanto ao local onde fazem suas necessidades. Se escolherem um determinado canto da casa, nada os fará mudar de ideia. Fora isso, são muito dóceis e amigáveis.
Um aspecto importante a lembrar sobre a cor da pelagem de todos os felinos é que o temperamento não depende diretamente da cor, mas sim da raça, dos genes, da personalidade do dono, do habitat e do ambiente. Esses fatores determinam traços de caráter essenciais.






