Como impedir que um papagaio morda seus dedos

Independentemente das características comportamentais de uma ave, a amizade com pássaros de estimação varia. Papagaios podem exibir comportamentos amigáveis ​​e agressivos — não apenas com humanos, mas também com outros papagaios. Isso não deve ser atribuído à aversão ou afeição da ave. Tal comportamento é típico em certas situações. Vamos descobrir como impedir que um papagaio morda, construir confiança e domesticar seu animal de estimação de uma vez por todas.

Conquistar a confiança do pássaro

Os periquitos são bastante dóceis e se adaptam facilmente a novos donos. Mesmo um papagaio agressivo e, às vezes, tímido, eventualmente se tornará amigável e acessível. Afinal, conquistar a confiança dessas belas criaturas emplumadas nem sempre é tão difícil. É mais fácil adquirir um companheiro verdadeiramente leal se você adotar um papagaio ainda jovem. No entanto, há momentos em que uma ave se comporta de forma agressiva, indisciplinada ou tenta bicar deliberadamente.

Seja uma reação defensiva de um amigo emplumado ou uma forma ambiciosa de intimidar, ninguém quer perder a confiança e ser mordido por seu próprio animal de estimação alado.

Conquistar a confiança do pássaro

Eis o que pode estar causando esse comportamento:

  1. A puberdade é um dos motivos pelos quais um periquito pode apresentar agressividade. Nesse caso, é algo temporário.
  2. Se um pássaro sente falta de atenção, uma tentativa de bicar não será apenas uma forma de chamar a atenção, mas também uma maneira de se afirmar.
  3. Muda. Durante esse período, a ave sente estresse. O comportamento agressivo nem sempre é justificado, mas é uma manifestação de ansiedade, agitação e irritabilidade.

Um periquito também pode se comportar dessa maneira de manhã cedo se for acordado na hora errada ou se a alimentação for feita muito tarde. Isso geralmente ocorre devido à insatisfação.

Os periquitos são aves sociais e conquistar seu amor e afeto não é difícil. Mas requer tempo, paciência e, principalmente, reciprocidade.

É necessário descobrir a razão desse comportamento e desenvolver um algoritmo para lidar com situações desagradáveis.

Como domesticar um papagaio: alimentando-o à mão 

Tentar domesticar um papagaio com petiscos incentiva a ave a se posicionar corretamente e a reagir adequadamente às suas mãos e à sua intrusão em seu espaço "pessoal". Afinal, os papagaios costumam ficar agressivos se seus donos tentarem fazer qualquer coisa dentro da gaiola, tocar em sua comida ou brinquedos.

Seu pássaro precisa se acostumar com suas mãos e sentir sua atitude amigável. Criadores de papagaios experientes costumam recomendar começar alimentando-o com uma colher e, em seguida, tentar alimentá-lo na mão.

Ensinamos a sentar em um dedo.

Nós recompensamos com guloseimas.

Um conselho comum entre especialistas em aves: sempre, ou pelo menos inicialmente após apresentar seu papagaio à gaiola, recompense-o com seu petisco favorito por não morder você. Mesmo que você tenha simplesmente tentado trocar a água ou reorganizar os brinquedos dentro da gaiola. Painço, sementes, chumiza — qualquer petisco que seu animal de estimação adore evocará uma série de emoções positivas e o deixará mais dócil.

Ensinamos a sentar em um dedo.

O papagaio precisa aprender a reagir ao toque das mãos sem sentir dor:

  1. Mantenha a calma e não faça movimentos bruscos ao tentar treinar seu papagaio para pousar no seu dedo.
  2. Fale de forma calma e tranquila.
  3. Tente dar ao seu animal de estimação a oportunidade de se acostumar com suas mãos – realize sessões de treinamento diariamente.
  4. Ao tentar aproximar o dedo da ave, acaricie levemente o peito e as patas do seu amigo emplumado.

O ideal é domesticar seu papagaio durante o dia, e não à noite. Não tenha pressa. treinamento manual – leve em consideração o humor do pássaro.

Descobrimos o que ele não gosta e o que o faz morder.

Você não pode mudar a personalidade do seu animal de estimação, mas é bastante fácil simplificar seu relacionamento com a ave. Se um papagaio morde ou não depende não apenas do humor e da personalidade do animal, mas também da situação e das circunstâncias.

O que eu não gosto e o que me irrita

Morder nem sempre é agressão, também pode ser uma forma de comunicação.

  1. Se um papagaio morde na gaiola, é uma reação defensiva normal; a ave está protegendo seu território. Você pode distrair o pássaro com vários brinquedos de madeira — assim, ele poderá morder à vontade sem se machucar. Brinquedos de madeira de alta qualidade são essenciais para qualquer papagaio.
  2. A ave pode se comportar de maneira assustadora e correr para as mãos do dono se este colocar a mão na gaiola e tentar pegar comida - essa é uma reação defensiva.
  3. As aves podem ferir os dedos e as mãos com especial frequência durante a época de reprodução (quando põem ovos).
  4. Uma ave pode estar se defendendo quando a hostilidade se torna uma característica adquirida. Por exemplo, se você adquiriu o papagaio adulto e seus donos anteriores não lhe demonstraram o amor e o cuidado que ele merecia (talvez arranhando-o, jogando coisas nele ou gritando alto).
  5. Os papagaios jovens podem morder quando tentam despertar seu interesse ou explorar o mundo ao seu redor.

Leia também, Como administrar remédio a um papagaio pelo bico.

Como impedir que um papagaio morda seus dedos: dicas úteis

Como ensinar um papagaio a ser dócil, controlar seu temperamento e transformá-lo em um amigo amigável em vez de um valentão? 

  1. Primeiramente, especialistas recomendam usar um tom de voz firme para "repreender" o pássaro caso ele morda. A socialização dos papagaios permite que eles respondam de forma adequada e consciente ao tom de voz do dono. Esse comportamento ensina o papagaio a obedecer a comandos. Com o tempo, o pássaro recompensará o dono respondendo ao "não" — ele não fará nada que provoque um tom de voz mais alto ou sua raiva.
  2. Respeite seu pássaro. Não invada seu "espaço" nem adentre seu território desnecessariamente. É perfeitamente normal que um papagaio demonstre agressividade quando seu dono tenta limpar a gaiola, tocar em seus brinquedos ou retirar sua comida — morder também é uma reação defensiva comum.
  3. Dê liberdade — deixe o pássaro voar de vez em quando. Essa é a base de amizades igualitárias.

Outro aspecto muito importante é a qualidade de vida da ave. Condições de vida adequadas, próximas às naturais, certamente ajudam a evitar situações desagradáveis ​​como essa.

Como impedir que um papagaio morda os dedos - Dicas úteis

O que não fazer

Os papagaios não gostam de vozes ásperas, sons estridentes e gritos. Xingar um pássaro não vai resolver nada. Nem vai melhorar a situação com comportamentos indisciplinados.

Se um pássaro morder seu dedo:

  • Não fale palavrões! Você não pode demonstrar agressividade;
  • Não grite! Isso pode assustar seu animal de estimação;
  • Não acene com as mãos em resposta nem espante o pássaro;
  • Não tente "punir" seu papagaio apagando a luz ou cobrindo-o com um pano. Seu amigo emplumado não entenderá isso;
  • Não dê um peteleco no bico de um pássaro em retaliação a um comportamento "inapropriado" nem acene com o dedo na frente da cabeça dele. Na maioria das vezes, isso não muda a situação em nada, pelo contrário, provoca o animal.
  • Se o seu papagaio estiver agitado, simplesmente deixe-o em paz por meia hora – ele se acalmará. Uma mudança de ambiente e alguma distração (como colocar a gaiola perto da janela) também ajudam.

Atenção: durante a puberdade, você não deve segurar ou acariciar a ave, pois isso provocará uma reação agressiva, semelhante à que teria em relação a um parceiro.

Lembre-se: um papagaio não morde sem motivo. É responsabilidade do dono identificar e eliminar a causa da agressão.

No futuro, evite situações comprometedoras – a negatividade não surge por si só, é a resposta do animal de estimação a um estímulo irritante.

Desenvolva uma relação amigável com seu amigo emplumado. Não interrompa ou reduza a interação com seu papagaio e não pare de treiná-lo, mesmo que ele esteja bicando e fazendo barulho. O amor é todo poder. Em breve, você apreciará o afeto do seu pássaro e seu desejo de estar mais perto. Paciência, persistência e, claro, um petisco ajudarão você a construir uma relação verdadeiramente pacífica e amigável. Logo, você conseguirá fazer com que seu papagaio se acostume com você.

Leia também sobre Brinquedos para papagaios.

Comentários