A joaninha é talvez um dos poucos insetos que não evocam repulsa ou medo nas mulheres. E não é só na Rússia que ela recebeu esse nome curioso. Na Bulgária, é chamada de "beleza de Deus", na França, de "galinha de Deus", na Alemanha, de "besouro de Maria" e no Tadjiquistão, de "avô ruivo".
Muitas lendas, provérbios e canções estão associados à joaninha. Alguns fatos interessantes sobre a vida desse inseto demonstram ainda mais sua singularidade.
É assim que as asas são
As asas de um inseto não são as bonitas élitras vermelhas e manchadas que vemos de cima. Estas são élitras rígidas, e embaixo delas estão as asas propriamente ditas.
Apesar de sua delicadeza e transparência, elas são bastante poderosas. Uma joaninha pode bater nelas de 80 a 85 vezes por segundo. E as élitras brilhantes e resistentes mantêm as asas delicadas seguras.
Existem muitos deles
Existem muitas espécies dessas criaturinhas fofas ao redor do mundo — cerca de cinco mil no total. E não são apenas as joaninhas vermelhas que estamos acostumados a ver. Existem também besouros rosa, amarelos, laranja, brancos e até pretos. Alguns deles não têm pintas.
Elas são encontradas em todo o mundo, exceto na Antártida. Mas cada espécie tem seu próprio habitat. Algumas vivem apenas na grama, outras em árvores, algumas se estabelecem apenas em áreas onde há pulgões, e as de pernas longas são encontradas em juncos e plantas aquáticas.
Ela é nossa amiga.
Este inseto fofo é um predador feroz. Um único besouro pode consumir de 50 a 200 pulgões por dia. Eles também se alimentam de larvas de moscas-brancas, besouros-das-folhas e ácaros.
Por esse motivo, as joaninhas são chamadas de pesticidas naturais. Em alguns países, como os Estados Unidos, esses insetos são criados em fazendas especiais, vendidos em galões e usados para proteger pomares. Um desses recipientes contém 135.000 insetos.
Que esperto!
Para sobreviver, a joaninha usa um truque. Quando em perigo, o inseto rola de costas e finge-se de morto.
Muitos insetos e aranhas predadores não comem insetos mortos, então a joaninha tem uma chance de sobreviver. A joaninha ficará imóvel por um tempo e então "ganhará vida".
Pontos misteriosos
A ideia de que as manchas nas costas indicam a idade do inseto é incorreta. O número de manchas varia entre as espécies. A joaninha de sete pintas é mais comum na Rússia, Ásia e Europa. No entanto, outras espécies também existem.
Por exemplo, existe uma joaninha com 28 pintas que danifica plantações de batata. Uma variedade de besouro sem pintas é bastante rara. Eles são de cor amarelo-acastanhada, não têm pintas e são cobertos de pelos. As pintas do inseto, assim como sua coloração brilhante, servem para afastar predadores.
As joaninhas sempre foram consideradas um símbolo de boa sorte. Em alguns países, matá-las é até proibido.



